Nos Siga no Mastodon Mundo MS

mund ms.com

O conhecimento é fascinante!

Escolha a categoria

Esporte não requer equipamentos ou competição. Seu objetivo é a superação de obstáculos.

A revista Samuel reuniu dez imagens de jovens palestinos praticando Parkour na Faixa de Gaza, nesta sexta-feira (21/09).

O Parkour é uma atividade física focada na superação de obstáculos. A ideia é sair de um local e chegar em outro da forma mais rápida e eficiente possível. Esse esporte combina uma série de movimentos, de correr e escalar a nadar e rolar. No Parkour não há equipamentos ou mesmo competição.

Efe





Efe





Efe





Efe





Efe





Efe





Efe





Efe





Efe





Efe




Peteson Toscano gastou R$ 60.500 em tratamentos
Peteson Toscano gastou R$ 60.500 em tratamentos

O americano Peteson Toscano conta ter gasto USS$ 30 mil (cerca de R$ 60.500), recorrido a três tentativas de exorcismo e passado por um casamento fracassado até conseguir superar seus dilemas pessoais e aceitar que era gay.

O processo durou 17 anos e Toscano hoje milita contra tratamentos que atendem por com nomes como ''conversão'' ou ''terapia reparadora'', voltados para gays que querem mudar sua orientação sexual.

Tais práticas contam com o apoio de Igrejas fundamentalistas cristãs. E alguns dos que se submeteram a elas asseguram sua eficácia e se definem como ex-gays.

Mas Toscano, de 47 anos, afirma que não só estes processos não funcionam como também causam danos psicológicos.

Ele é de uma tradicional família ítalo-americanda do Estado de Nova York. Cristão devoto e evangélico, Toscano teve dificuldades em aceitar o que via como um conflito entre sua orientação sexual e sua fé.
'Desespero terrível'

''Eu estava fazendo algo errado pelo qual eu seria punido na outra vida. E por isso sentia muito medo e um desespero terrível'', afirma, em entrevista à BBC.

Como um adolescente que cresceu nos Estados Unidos da década de 80, Toscano viveu em uma época em que o termo ''gay'' era um sinônimo de Aids. Até 1973, psiquiatras americanos classificavam homossexuais como sendo insanos.

''Eu somei dois mais dois e cheguei ao que me parecia ser uma equação lógica, a de dizer 'isto é errado, é ruim, eu preciso consertar isso'. E 17 anos depois eu finalmente acordei e retomei a razão'', afirma.

Os anos de tratamento são uma lembrança dolorosa. Após ter entrado em depressão depois de uma entrevista à rádio pública dos Estados Unidos na qual relatou os processos a que se submeteu, ele agora evita entrar em pormenores.
Experiência traumática

Mas ele relata que um dos incidentes mais sombrios ocorreu durante seu internamento por dois anos no centro Love in Action (Amor em Ação), hoje rebatizado como Restoration Path (Caminho da Restauração), na cidade de Memphis, no Estado americano do Tennessee.

Lá, ele foi instruído a registrar todos os encontros homossexuais que já havia tido. Em seguida, pediram que ele relatasse o mais constrangedor destes encontros para sua família.

Tais terapias não se limitam, no entanto, aos Estados Unidos. Toscano visitou a Inglaterra na década de 90 a fim de se submeter a um exorcismo. Ele já tinha se submetido a dois exorcismos fracassados nos Estados Unidos.

De acordo com Peterson, esse tipo de prática ''é danosa psicologicamente especialmente para os jovens. Se você acredita nisso, você fará qualquer coisa para rasgar a sua alma''.

Nos Estados Unidos, já estão sendo tomadas medidas para proibir parcialmente as terapias de conversões para gays no Estado da Califórnia. E o governador Jerry Brown está avaliando um projeto de lei que torna ilegal a terapia reparadora para crianças. Se aprovada, será a primeira medida nesse sentido tomada no país.

Toscano tem um blog e um canal de YouTube e usa sua experiência como ator de teatro realizando apresentações nas quais procura consicentizar pessoas sobre os danos causados aos que se submetem a tratamentos para suprimir ou mudar suas orientações sexuais.

Desde o dia 20 de setembro, 17 crianças foram internadas em todo o Estado de Santa Catarina com uma alteração no sangue que impede o transporte de oxigênio, três estão em estado grave, segundo o Centro de Informações Toxicológicas. A hipótese mais provável é que a intoxicação tenha ocorrido pelo consumo de leite com nitrito.

O quadro de methemoglobina acomete principalmente crianças menores de três anos e os sintomas são cianose (rouxidão), principalmente nos lábios e embaixo das unhas, mas pode afetar todo o corpo, e o sangue fica “achocolatado”. Se há grande contaminação, podem ocorrer ainda dificuldade para respirar, dor de cabeça, fadiga, vertigem e desmaios. Em casos extremos, pode-se chegar ao coma ou a morte.

Segundo Marlene Zannin, supervisora do Centro de Informações, aos primeiros sinais os pais devem levar os filhos para o hospital. “Ainda hoje, várias crianças chegaram a hospitais com o quadro, que é diagnosticado por exame laboratorial”, explica. Zannin conta que algumas crianças já foram liberadas, enquanto algumas estão sob investigação e outras necessitam de UTI e ventilação mecânica.

O tratamento básico consiste na remoção do agente causador, administração de oxigênio e observação.

Os casos se concentram em Florianópolis, Vale do Itajaí e Balneário Camboriú.

A Secretaria de Saúde do Estado informou em comunicado que a Diretoria de Vigilância Sanitária retirou do mercado os lotes de leite pasteurizado de número 0687 e 0689 da marca “Holandês”, Indicado até o momento como causador da intoxicação. A Vigilância ainda recomenda que as pessoas que possuam tal leite em casa não o consumam. Entretanto, a toxicóloga informa que ainda não há a certeza de que esta tenha sido a fonte da contaminação.

Para receber orientações relacionadas à assistência, diagnóstico clínico e laboratorial, bem como tratamento, deve-se ligar para o Centro de Informações Toxicológicas no telefone    0800-643-5252.



O ator Nicolas Cage toma um suco na saída de uma academia em Las Vegas (4/7/12)

Nicolas Cage está sendo processado por um ex-segurança, que o acusa de demiti-lo sem motivo e não pagar seu salário, segundo o site TMZ.


Richard Brun diz no processo aberto em Orange County, na Califórnia, que foi contratado por Nicolas Cage em setembro de 2011 e demitido duas semanas depois, sem ter um motivo. O ator também não teria pago o salário combinado em seu contrato.

Não estão claras quais seriam as funções do ex-segurança, que garante ter sido prejudicado em US$ 115 mil, e quer receber, no mínimo, este mesmo valor.

CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO

A filha disse não, a irmã disse não, a prima disse não. Por causa de todos os "nãos", Rosa, 61, vítima de aneurisma cerebral, permanece internada em um hospital de São Paulo mesmo já tendo recebido alta há dois meses.

Casos de pacientes abandonados nos hospitais --porque a família não os quer ou porque perderam o vínculo com os parentes-- têm se tornado frequentes na capital e chamaram a atenção do Ministério Público paulista.

A Promotoria dos Direitos Humanos do Idoso instaurou um inquérito civil em que solicita que o Estado e o município criem serviços para acolher pacientes que não têm para onde ir. Promotores também têm acionado judicialmente famílias para que assumam seus doentes.

A Folha localizou ao menos 120 pacientes já em condições de alta, mas que permanecem internados no Hospital Auxiliar de Suzano (que pertence ao Hospital das Clínicas) e no Hospital D. Pedro 2º, ligado à Santa Casa de São Paulo. Eles somam quase 20% do total de internados.

Lucas Lima/Folhapress

Rosa, 61, no Hospital Auxiliar de Suzano

Morando nos hospitais, esses pacientes sofrem riscos de contrair infecções, além de ocupar leitos de pessoas que realmente precisam.

Rosa, paciente do Hospital de Suzano, sabe que a filha não a quer, mas fantasia outra razão para justificar o abandono. "Minha filha pensa que eu morri. É por isso que não veio me buscar."

Ela vivia nas ruas quando sofreu um aneurisma e ficou com sequelas: lado direito paralisado, problemas na fala e confusão mental. O caso está no Ministério Público.

Damaris Felipe dos Santos, 78, vive há exatos 67 anos no Hospital D. Pedro 2º, no Jaçanã, na zona norte. Tinha 11 anos quando lá chegou, com paralisia nas pernas.

Ela e outros dois pacientes do hospital --Celina, 65, e José Alberto, 67, ambos com síndrome de Down-- foram deixados ainda bebês na "roda dos enjeitados", que funcionou na Santa Casa até 1950.

Ficaram em um orfanato e, na adolescência, foram transferidos para o D. Pedro 2º. Nunca mais saíram. "Aqui não me falta nada. Muito menos amor", diz Damaris.

No hospital centenário, dois terços dos pacientes não têm família.
Adriano Vizoni/Folhapress

Damaris Felipe dos Santos, 78, no hospital D. Pedro 2º, em São Paulo, onde mora há 67 anos


"É uma situação crítica. Quanto mais vulnerável o paciente, menor é a chance de acolhimento fora do hospital. Não há lugar", diz a promotora de direitos humanos do idoso Cláudia Beré.

As duas instituições estão lotadas (com ocupação de 94%) e há uma fila de espera de 50 pacientes, em média. Chamados de hospitais de retaguarda, abrigam pacientes crônicos (com síndromes genéticas, sequelas de derrame, aneurisma e traumatismos).

"Muitos são ex-moradores de rua, não têm para onde ir. Mas outros têm filhos, que não querem levar a mãe ou o pai para casa porque acham que vão dar muito trabalho", diz Fábio Ajimura, diretor técnico do hospital de Suzano.

O Hospital D. Pedro 2º tem também 50 "desconhecidos", doentes que ali chegaram sem documentos e sem lembrança de família.

Nem o exame datiloscópico, que tenta a identificação por meio das impressões digitais, teve sucesso com eles.

Nesses casos, as assistentes sociais fazem um trabalho de detetive. "A gente fica esperando que eles se lembrem de algum nome, de alguma alguma cidade, e depois começamos a pesquisar, a juntar as pontas", diz Elaine Cristina Marques, assistente social do hospital de Suzano.

Hélio era morador de rua e foi atropelado. Não tem documentos, não fala, não anda. Um dia, balbuciou o nome. E os funcionários assim passaram a chamá-lo.

Ele é um dos pacientes não identificados que vivem em hospitais públicos de São Paulo. Todos estão no site da Secretaria de Estado da Saúde à espera de alguém que os identifique. E os leve para casa:

MARIANA VERSOLATO
DE SÃO PAULO

As embalagens de Ninho e Ninho Fases são semelhantes: latas redondas e amarelas com a marca Ninho em letras grandes. Mas consumidores mais atentos verão que, dos dois, só um é leite em pó.

Diferentemente do leite Ninho, o Ninho Fases é um composto lácteo, uma mistura à base de leite e outros ingredientes, como óleos vegetais. A frase "este produto não é leite em pó" está na parte de trás da lata. Ele tem tem diferentes versões para casa faixa etária, de um a cinco anos.

Por causa da possibilidade de o consumidor ser induzido a erro, o Procon de São Paulo começou a investigar a Nestlé, após receber a denúncia de um consumidor.

Até há poucas semanas, o próprio site da Nestlé colocava o Ninho Fases na categoria de leite. Só mudou após uma notificação do Procon

A entidade agora analisa o material publicitário da empresa e poderá multá-la ou exigir contrapropaganda. O prazo para o resultado da análise é de 120 dias, segundo Paulo Arthur Góes, diretor executivo do Procon-SP.

"A informação nem sempre é clara. O consumidor não sabe a diferença entre leite e composto lácteo. Para ele, é tudo leite, mas o composto lácteo não tem as mesmas propriedades."

O Ministério da Agricultura também recebeu denúncias sobre o Fases.

QUALIDADE

Não há consenso entre os especialistas sobre se é melhor dar composto lácteo ou leite integral às crianças a partir de um ano -antes disso, o ideal é que ela receba leite materno.

Segundo Edson Credidio, médico nutrólogo e pesquisador em alimentos funcionais da Unicamp, o leite integral, por ser mais rico em nutrientes, é melhor para o desenvolvimento dos pequenos.

"Os melhores suplementos nutricionais estão nos alimentos e não no que se adiciona a eles. Essas novidades são meramente comerciais."

O publicitário Adriano Ferreira, 37, de Sorocaba (SP), ficou surpreso quando a médica de sua filha Heloísa, 3, disse que o Ninho Fases não era leite e pediu que ele trocasse de produto.

"Escolhi o Fases no supermercado porque vi que tinha um monte de vitaminas. Para mim era um leite Ninho mais incrementado. Você olha a embalagem e nem questiona se é leite porque conhece a marca Ninho. Me senti enganado."

Em blogs, outros pais se dizem surpresos e até revoltados quando descobrem que o Ninho Fases não é leite e contém xarope de milho, um tipo de açúcar.

Sophie Deram, pesquisadora e nutricionista do ambulatório de obesidade infantil do HC da USP, afirma que a tentativa de elaborar produtos com menos gordura saturada e mais vitaminas e minerais que o leite natural cria produtos doces e educa o paladar das crianças dessa forma. "Dou prioridade a alimentos reais, sem tantos processos industriais e adição de suplementos vitamínicos."

Já o pediatra Moises Chencinski afirma que o composto lácteo tem uma formulação mais apropriada para a criança manter o peso adequado e prebióticos para a saúde da flora intestinal.

"O leite integral pode ter mais nutrientes, mas não são os adequados para essa faixa de idade."

Cid Pinheiro, coordenador das equipes de pediatria do Hospital São Luiz e professor assistente da Santa Casa, afirma que, com o passar dos anos, o leite deixa de ser tão essencial para a criança porque as fontes de cálcio ficam mais diversificadas com a ingestão de outros alimentos, como queijo e iogurte, e, portanto, não há problemas em consumir o composto lácteo.

"No fim, a decisão sobre qual tipo de leite a criança vai tomar depois do aleitamento materno tem que ser individualizada e orientada por um pediatra."

OUTRO LADO

Em nota, a Nestlé afirmou que respeita o direito de informação ao consumidor e cumpre a legislação referente à comercialização de compostos lácteos do Ministério da Agricultura.

A empresa diz que os ingredientes adicionados ao leite visam contribuir para a ingestão de nutrientes importantes na infância.

A reportagem também questionou a Nestlé sobre o uso de xarope de milho no Ninho Fases. O ingrediente adicionado a produtos industrializados, com alta concentração de frutose e composto também por glicose, já foi acusado de ser um dos culpados pela epidemia da obesidade nos EUA. O nutrólogo Edson Credidio afirma que nele há quase as mesmas calorias do açúcar.

A empresa diz que uso do ingrediente visa reduzir o dulçor do produto. "O xarope de milho é um carboidrato que confere um sabor menos doce, o que garante a palatabilidade de Ninho Fases, colaborando para que as crianças acostumem o paladar a alimentos menos doces."


Editoria de arte/folhapress




"Eu sou marido da Dilma Vana Rousseff!" Foi assim que Edmeire Celestino da Silva, 29 anos, justificou sua iniciativa de subir a rampa do Palácio do Planalto na noite desta terça-feira (11).

Soldados do Batalhão da Guarda Presidencial deram tiros de borracha no chão para contê-la. A ação foi em vão.

Silva se atirou sobre um soldado e foi imobilizado por seguranças do Palácio. Disse que a intenção não era ferir a presidente - ela não estava armada. "Eu quero sequestrar ela para meu cativeiro: meu coração."

Seguranças e jornalistas acharam se tratar de um homem --na verdade, Edmeire é uma mulher. A identidade foi confirmada posteriormente pelo hospital em que ela foi atendida. A Folha chegou a publicar que se tratava de um homem inicialmente, mas corrigiu a informação após o hospital confirmar tratar-se de uma mulher.

Alan Marques/Folhapress

Edmeire Celestino da Silva é imobilizado por seguranças da Presidência após tentar invadir Palácio do Planalto

Apesar de inicialmente se dizer marido de Dilma, Silva afirmou em seguida: "Eu queria falar pra Dilma Vana Rousseff: você aceita se casar comigo, meu amor?".

Nascida em Campinas, Silva não soube dizer seu próprio nome nem onde morava. Quando questionada de onde era, afirmou: "Sou da morte".

Segundo seguranças da Presidência, Silva foi vista nos últimos dois dias rondando o palácio. Após o episódio, ela foi levada a um hospital de Brasília.

Esta é a sexta tentativa de invasão durante o mandato de Dilma Rousseff --a presidente ainda trabalhava no palácio quando houve a tentativa.



Qual o limite do ciúme?


Ao ver que a sua ex-esposa havia mudado o status de relacionamento no Facebook, Graham Anderson praticou um ato absurdo, grotesco, irracional. De férias na casa de seu pai em Wiltshire, Inglaterra, Jack, 11 anos, e Bryn, 3 anos, tiveram as suas vidas aniquiladas, destruídas.

Em um ataque de ciúme exacerbado, Anderson optou por matar seus filhos e logo após suicidou-se. Os corpos foram encontrados no última sábado, 01.

“Você não espera que algo assim aconteça com alguém que você conhece. É tão triste”, disse uma amiga de Victoria Jones, mãe das crianças. Por sua vez, Ian Saunders, inspetor do caso, falou sobre a tragédia: “Nós estamos recolhendo imagens de câmeras de segurança de lojas em Tidworth e de ônibus pela cidade. É muito importante que estabeleçamos os movimentos de Graham Anderson e dos meninos entre 25 de agosto e 1° de setembro. Agradecemos a todos que nos forneceram pistas, mas estamos tentando renovar nosso acervo de informações”.

“Um acesso de ciúme pode levar um homem a cometer ações tão indignas, que, uma vez passada a vertigem, ele se encontre grandemente envergonhado” - Jean-Baptiste Massillon





As alterações hormonais, o excesso de peso, a barriga que não ajuda na hora de escolher uma posição para dormir, a vontade de ir ao banheiro toda hora durante a noite e as mudanças no metabolismo estão entre os principais motivos da diminuição na qualidade de sono durante a gravidez. “Distúrbios do sono em gestantes e lactantes não são necessariamente uma doença, mas sintomas que indicam que algo está errado e precisa ser corrigido”, afirma Geisa Quental, médica homeopata da Associação Paulista de Homeopatia (APH).

Noites mal dormidas trazem sérias consequências no dia a dia das futuras mães. “A maior queixa das grávidas em relação às consequências dos distúrbios do sono são as alterações no humor, brigas com o parceiro, crises de angústia, aumento da ansiedade e queda da imunidade,” pontua a especialista.

Para evitar que esses problemas ocorram, algumas atitudes são necessárias: “O que fazemos é preparar essa mulher durante o pré-natal e controlar as causas, bem como manter pressão e peso estáveis, seguindo uma dieta adequada, praticando exercícios físicos, e, se necessário, administrando medicamentos para ansiedade”, explica a médica.

Em cada período da gravidez, diversos fatores contribuem para a má qualidade do sono, de acordo com a especialista. Confira!

Primeiro trimestre:
“Nessa fase, a sonolência geralmente é causada por alterações no metabolismo. É comum apresentar sono muito forte a qualquer hora do dia.”

Segundo trimestre:
“Os maiores problemas com o sono têm origem na vontade constante de ir ao banheiro, originada pelos estímulos hormonais e pelo peso do útero na bexiga.”

Terceiro trimestre:
“A mulher tem dificuldade em achar uma posição confortável para dormir e o metabolismo se acelera. Os hormônios trabalham para que a gestante durma menos para que esteja preparada ao intenso ritmo de amamentação e cuidados intensos com o bebê. Ao final da gestação, a sensação de fadiga e peso é mais forte”.

Uma empresa de eletrônicos da China lançou uma cópia do iPhone 5 --o próximo smartphone da Apple, que deverá ser apresentado ao público no dia 12 de setembro--, após imagens do que seria o novo modelo circularem pela internet, informou nesta quarta-feira (5) o site "PConline".

A empresa, chamada Goford Electronics, confirmou ao site a produção dessa cópia, cujo nome também reflete a procedência de seu modelo de inspiração: Goophone i5.


Em vez da tradicional maça da Apple, o modelo chinês apresenta uma vespa com asas abertas, como mostram as fotos do Goophone i5 que circulam pela internet.

Sediada em Shenzhen, no sul da China, a empresa chinesa explicou que seu novo modelo foi desenhado a partir dos rumores criados em torno do iPhone 5. Dessa forma, o Goophone i5, assim como se espera do novo smartphone da Apple, é mais fino que o modelo anterior, possui uma nova porta e entrada de fones na parte inferior, além de ter a parte de trás divida em três seções.

A réplica, no entanto, tem algumas diferenças assinaladas pela própria companhia, como seu processador e o sistema operacional, que, no caso do produto chinês, é o Android, do Google.


Emporia Elegance tem como público alvo mulheres na terceira idade

Celulares com botões pequenos e muitas funções: o que para alguns seria vantajoso acaba se tornando obstáculo ao público idoso. Para descomplicar o uso de celulares àqueles que já passaram dos 60, a Emporia criou uma série de aparelhos que vêm com teclas bem grandes, além da possibilidade de fazer uma chamada de emergência apertando um único botão na parte traseira do celular.

Alguns celulares também trazem design diferenciado. Isso porque o idoso pode ter certa vergonha de usar um aparelho diferente, diz Barbara Heim, coordenadora de imprensa da Emporia. “A linha Elegance, por exemplo, tem como público alvo as mulheres, que procuram aparelhos mais delicados”, explica.

Alguns modelos de celular possuem sensor de queda. Se o idoso cair e estiver com o celular no bolso, por exemplo, o movimento brusco é detectado e o aparelho faz uma ligação para um número pré-configurado.

Sobre a aceitação dos celulares, Barbara diz que o público aprova os aparelhos principalmente pela sua simplicidade, com botões de acesso rápido às funções mais usadas. “Um idoso veio aqui no estande e disse para mim que o filho havia comprado para ele um Galaxy S III, da Samsung. Mas ele ainda não sabia mexer direito no smartphone”, conta.

Kodak, 124 anos de marca


Um homem é visto na frente da sede mundial da Kodak em Rochester, Nova York (EUA) no dia 19 de janeiro de 2012, data em que a Eastman Kodak, empresa que inventou a câmera de mão e que ajudou a trazer ao mundo as primeiras fotos da Lua entre muitas outras tecnologias, pediu proteção contra falência após meses de rumores a respeito. Com US$ 950 milhões emprestados do Citigroup, a companhia cujo slogan foi sinônimo de sorriso - o Momento Kodak - tenta se reestruturar completamente até 2013. Para tanto, está vendendo patentes milionárias - 1,1 mil patentes que, acredita, valem mais de US$ 1 bilhão -, deixando para trás seus quase 132 anos de fotografia e os 124 anos de Kodak feitos neste 4 de setembro. Nesta mesma data, em 1888, George Eastman (1854-1932) registrava a marca Kodak e recebia a patente por sua câmera com rolo de filme desenvolvida desde 1880. Relembre um pouco de sua história e veja fotos históricas





13 de janeiro de 2012: uma propaganda da Kodak é vista na Times Square em Nova York. As ações da Kodak caíram de US$ 7,2 centavos para US$ 60 centavos após a divulgação de um relatório sobre a Kodak estar em negociações avançadas com o Citigroup para obter um financiamento que seria usado para proteger a empresa de uma possível falência


5 de janeiro de 2012: rolos de filme T-Max são vistos em uma loja de Nova York. Uma das alternativas da Kodak para escapar da falência é vender suas patentes para levantar capital. Muitas das patentes presentes nas câmeras digitais de hoje são da Kodak, que em 1975 já tinha um protótipo de câmera digital, mas optou por continuar vendendo câmeras com filmes, depois produtos químicos para o filme e por último o papel em que as fotos dos filmes eram impressas, deixando a era digital passar batido




Mesmo a beira da falência, a Kodak esteve presente na edição de 2012 da International Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, Nevada, em janeiro de 2012


23 de dezembro de 2011: uma estátua de George Eastman, fundador da Kodak e inventor da câmera de rol, é vista no campus da University of Rochester. Neste 4 de setembro, só que em 1888, Eastman registrava a marca Kodak e recebia a patente de sua câmera que usava rolo de filme



3 de novembro de 2011: uma impressora All-in 5500 é mostrada em Encinitas, na Califórnia. Na época, a Kodak informou que poderia adquirir 500 milhões em novas dívidas ou concluir uma venda de patentes de bilhões de dólares para sobreviver nos próximos 12 meses



2 de novembro de 2011: os esforços da Kodak para se manter lucrativa como nos idos de 1970, quando era responsável por 90% dos filmes e por 85% das câmeras vendidas nos Estados Unidos segundo a The Economist, começavam a dar sinais de colapsos já em 2011. Os resultados do terceiro trimestre deixavam claro a importância das patentes para a saúde financeira da empresa e sua dificuldade de adentrar no mercado das câmeras digitais



3 de outubro de 2011: foto mostra prédio da Kodak poucos meses antes da empresa pedir concordata, em 19 de janeiro de 2012











MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO

Os 25 desembargadores mais antigos do Tribunal de Justiça do Rio julgaram ontem um processo de indenização que determinava ao Bradesco o pagamento de R$ 1,4 trilhão ao herdeiro de um correntista.

Por 17 votos a 3, o banco ganhou a causa, que se arrasta há 18 anos, e terá que pagar menos. Os advogados do correntista irão recorrer.

A disputa começou em agosto de 1994, pouco após o início do Plano Real. O aposentado da Varig Valter Vital Bandeira de Mello, 71, percebeu que R$ 4.505 desapareceram de sua conta.

Ele entrou com processo e o então juiz Edson Scisinio decidiu que o correntista deveria receber o valor corrigido pelos juros do cheque especial que o banco cobraria se o aposentado tivesse essa quantia em débito na conta.

Para calcular o valor, foi feita uma média com o que era cobrado de juros mensais do cheque especial. Em janeiro, chegou-se ao valor de R$ 1,4 trilhão. O banco, no entanto, diz que o valor é bem menor, cerca de R$ 17 mil, considerando apenas a inflação do período.

Ontem, os desembargadores entenderam que o banco deve pagar o que o correntista perdeu. Mas não com base no cálculo das taxas mensais do cheque especial. Um novo cálculo deverá ser feito.


Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress



"É surrealista que a conta bata à porta do trilhão. Esse processo deve ser tomado como exemplo para o banco. Que os juros aos clientes sejam cobrados com equidade e não para extorquir", afirmou o desembargador Cláudio de Mello Tavares.

Um dos três votos a favor do aposentado foi de Edson Scisinio, hoje desembargador, autor da sentença em primeira instância que chegou ao trilhão.

"Eles observaram a monstruosidade que se tornou este processo", disse o advogado do banco, Marcelo Fontes.

Bandeira de Mello morreu durante o processo, deixando a causa para o filho único, Guilherme. Recluso, ele vive do aluguel de imóveis no Rio.

"Ele vive assim por uma questão de segurança. Durante esse período, perdeu o pai e a mulher. O que ele quer é que a gente ganhe a causa", disse um dos advogados do aposentado, Luiz Gouveia.

A cantora sertaneja Paula Fernandes, campeã de vendas de CDs em 2011, ganhou o primeiro round da disputa para rescindir seu contrato com a Talismã, empresa do cantor Leonardo que gerencia sua carreira desde 2008. A decisão é liminar e ainda pode ser revertida.


Paula Fernandes 

France Presse/Associated Press
Michel Teló e Paula Fernandes, que se apresentarão juntos no Prêmio Multishow

Paula foi autorizada pela Justiça a marcar os próprios shows e a escolher as campanhas publicitárias nas quais se engajará. Como o contrato dela com a produtora vence só em 11 de novembro, ela terá que depositar em juízo até lá 30% do valor de cada apresentação e 20% de cada comercial até que a Justiça dê a palavra final sobre a questão. A Talismã disse não ter sido notificada.

"Paula Fernandes não está recebendo a agenda dela, nem sabe que shows fará a partir de setembro", diz seu advogado, José de Araujo Novaes Neto. Ele afirma ainda que o desentendimento está fazendo a cantora, que vendeu 1,5 milhão de CDs em 2011, perder apresentações.

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget