03/19/15


Contando calorias

Não é só a academia que pode ajudar a reduzir o peso do corpo. Atividades diárias, como arrumar a casa ou passear com o cachorro, podem ser úteis no processo de afinar a silhueta, se a alimentaçãonão for exagerada, claro.

“O emagrecimento (redução do percentual de gorduracorporal) depende basicamente da relação entre gasto calórico (atividade física) e ingestão calórica (alimentação)”, afirma Abel Magalhães, médico clínico do Vita Check-Up Center. Isso significa que, para perder peso, é preciso gastar mais calorias do que consome.

No entanto, o médico ressalta que não se pode criar ilusões. Para ele, na prática, é muito difícil queimar todas as calorias ingeridas nas refeições apenas em atividades cotidianas, sem precisar recorrer à academia.

Isso porque, apesar de gastarem calorias, essas ações mais simples não substituem exercícios físicos, já que as pessoas nem sempre dedicam muito tempo à execução dessas tarefas, não dão continuidade a elas, nem as realizam com intensidade.

Para o professor de educação física do IBMR José Eduardo Lattari Prati, é possível ver resultado positivo do gasto de calorias em atividades do dia-a-dia, mas o benefício é mais presente no curto prazo.

“Atividades domésticas como varrer, lavar, passar e outras não provocam alterações corporais específicas que auxiliam no emagrecimento em longo prazo, como, por exemplo, um aumento na massa magra corporal (músculo, osso e etc)”, diz Prati.

O ideal é ter uma rotina certa de exercícios, de preferência acompanhados por profissionais capacitados. Mesmo assim, mexer o corpo, ainda que fora da academia, é bem melhor do que se entregar ao sedentarismo.

Confira nas imagens algumas atividades que fazem você queimar calorias sem nem perceber e espante a preguiça. O número médio de calorias gastas tem base no organismo de uma pessoa de 60 kg.


Passear com o cachorro

Além de deixar seu bicho de estimação mais feliz, sair para passear com ele ajuda a queimar calorias. Andar com o cachorro por uma hora queima 300 kcal, o que equivale a uma porção de 100 gramas de linguiça calabresa.


Passar aspirador de pó

Quer um motivo a mais para largar a preguiça de lado e limpar o chão? A queima de calorias é uma ótima razão. Uma hora passando aspirador de pó gasta nada menos do que 350 kcal. Essa quantidade é um pouco menos do que há em uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate (50g têm 371 kcal).


Tocar instrumentos musicais

A atividade artística é uma das maneiras de perder calorias e peso também. Mas é importante prestar atenção nas quantidades, já que diferentes instrumentos trazem diferentes resultados. Tocar flauta ou piano gasta 140 kcal por hora, violão, 150kcal, guitarra e baixo gastam 160 kcal e, por fim, bateria gasta 230 kcal em 50 minutos.


Tirar a poeira dos móveis

Outra tarefa de casa que pode ser benéfica para quem quer perder peso é tirar o pó dos móveis. Fazer essa atividade por uma hora elimina 200 kcal, um pouco mais do que gastaria fazendo o mesmo tempo de alongamentos (180 kcal) e do poderia adquirir ao comer um alfajor de chocolate (190 kcal para 50g).


Arrumar armários

Os armários bagunçados também podem ajudar no emagrecimento. Passar 60 minutos executando a tarefa gasta 160 kcal, quantidade equivalente a 30 minutos de musculação leve. Um pote de 100g de arroz-doce, por exemplo, contém 164 kcal.


Carregar um bebê no colo

Eles são bem diferentes dos pesinhos de academia, mas ajudam na queima das calorias. Uma hora com um bebê recém-nascido no colo consome 140 kcal, a mesma quantidade de uma banana caramelada ou de uma colher de doce de amendoim com chocolate (40g). 


Subir escadas

Se você trabalha ou mora em um prédio alto, abrir mão do elevador já é um bom começo para começar a perder peso. Meia hora subindo escadas queima 310 kcal, o mesmo que há em uma fatia de 100g de torta de camarão. 


Fazer massagem em alguém

Se precisar de incentivo para massagear outra pessoa ou estiver procurando argumento para convencer alguém de massagear você, basta lembrar: essa atividade é boa em queimar calorias. Meia hora gasta 110 kcal, um pouco mais do que praticar o mesmo período de vôlei de quadra (105 kcal) e algumas a menos do que uma paçoca de 30g (114 kcal). 


Cozinhar

Já dá para gastar as calorias antes mesmo de consumi-las. Cozinhar por uma hora gasta 180 kcal, o equivalente a um copo de 300 ml de chope. Só não vale exagerar na comida e desperdiçar o esforço anterior.


Cuidar das plantas

Além de ser um bom e relaxante passatempo, cuidar das plantar de casa também está na lista de atividades do cotidiano que queimam muitas calorias. Uma hora fazendo trabalhando no jardim gasta 200 kcal (ou uma fatia de 100g de pavê).


Noites difíceis

       Mais da metade das pessoas admite que suas noites de sono poderiam ser melhores. Essa é uma das revelações feitas pelo estudo global"Sleep: A Global Perspective", realizado pela Philips.

A pesquisa, feita no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, França, Alemanha, Coreia do Sul, China, Japão e Austrália, investigou o comportamento e os hábitos das pessoas em relação ao sono. Quase 8 mil indivíduos de diferentes idades e gêneros responderam a um questionário online, entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro deste ano.

Desse total, somente 17% considera ter noites perfeitas de descanso. Por outro lado, 4% recebem acompanhamento médico para dormir melhor, 21% buscam por conta própria melhores maneiras para isso e 57% acham que suas noites poderiam ser melhores, mas não fazem nada para mudar o quadro.

Mas o que tem deixado a população acordada? Ao contrário do que se pode pensar, não é o uso de celular ou computador na cama que mais atrapalha as pessoas na hora do sono.

De acordo com o levantamento, a principal causa de noites mal dormidas é a preocupação com finanças e questões econômicas. Nas imagens, você confere este e outros motivos que estão tirando o sono das pessoas pelo mundo.


Preocupação sobre finanças e problemas econômicos

Quando a pesquisa perguntou quais os fatores mais influenciam no bem-estar e na saúde das pessoas, o sono ficou no topo, entre 12 quesitos, com 87% das respostas. A segurança financeira ficou logo atrás, com 84%. Isso evidencia que o peso do dinheiro, ou da falta dele, sobre a qualidade do sono é grande.

De acordo com o levantamento da Philips, as preocupações com finanças e problemas econômicos são responsáveis pelas dificuldades de dormir de 28% dos entrevistados. Nesse ponto, o Brasil foi destaque, já que 39% das pessoas do país que responderam ao questionário declararam o problema. Os alemães e os americanos também aparecem no topo da lista dos mais preocupados, com 31%, cada.


Trabalho

Outro fator diretamente ligado às finanças e que tem tirado o sono das pessoas é o trabalho. O estresse do dia contamina o momento de descanso consideravelmente em todos os países participantes da pesquisa. No entanto, os que mais sofrem com o problema é a Coreia do Sul (43%), o Brasil (33%) e a China (32%).


Doença ou desconforto físico

Pode parecer contraditório, mas ficar doente ou ter um desconforto físico pode prejudicar muito o sono. A pesquisa da Philips aponta esta como o terceiro fator que mais atrapalha o descanso noturno, com 23% das respostas. Mesmo ficando de cama, dormir bem é, de fato, tarefa difícil para quem não está bem de saúde.


Distração com a TV e itens tecnológicos

Não são somente os médicos e especialistas em sono que dizem que ficar ligado na TV, no computador ou no celular é prejudicial para o descanso. Na pesquisa, este fator representou 21% das respostas. O país que se destacou positivamente neste ponto foi a Alemanha, pois apenas 9% responderam ter problemas para dormir por causa do hábito de interagir com dispositivos tecnológicos antes de ir para a cama.


Preocupação com a saúde de um membro da família

Em quinto lugar na lista de maiores problemas para o sono está a preocupação com a saúde de um membro da família, cujo índice chegou aos 18%. Afinal, como relaxar para dormir sem pensar na possibilidade de receber uma triste ligação no meio da noite?


Problemas de sono do companheiro de cama

Roncar não prejudica apenas quem está emitindo o incômodo som, mas também quem está ao lado. Por isso, o estudo da Philips mostrou que, para 17% das pessoas, ter um parceiro com problemas de sono é o que mais atrapalha o descanso. 


Consumo de cafeína ou outros estimulantes antes de dormir

Para 16% das pessoas, o maior fator que torna as noites mais difíceis é o consumo de cafeína ou outros estimulantes pouco tempo antes de ir para a cama. Outros estudos já comprovaram que não vale a pena comer chocolate, tomar café, chá ou consumir bebidas alcoólicas à noite, justamente para afastar esse risco.

Isso está diretamente relacionado a outro fator que atrapalha o sono: comer demais antes de dormir (12%). Entre os países pesquisados, a Holanda é o melhor exemplo a ser seguido, já que apresentou o maior tempo médio entre a última refeição do dia e a hora de dormir (82% come pela última vez entre 3 ou mais horas antes de deitar).

O Brasil está na outra ponta, com o menor tempo entre a última mastigação e a cama (40% janta a menos de 2 horas antes de se recolher).


Superlua: a proximidade entre a Lua e a Terra ocasionará o fenômeno na madrugada de quinta para sexta-feira

Uma superlua vai acontecer na madrugada de quinta para sexta-feira. De acordo com especialistas, o fenômeno será visível de qualquer lugar com boas condições meteorológicas, mas a observação será prejudicada pelo Sol, já que a data coincide com o início da Lua nova.

O movimento da Lua em torno da Terra é o que gera a ocorrência da superlua. Como a órbita do satélite é levemente elíptica, a Lua fica mais próxima da Terra em alguns momentos e mais distante em outras ocasiões.

A superlua acontece quando a lua alcança o perigeu, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita. As informações são de Roberto Costa, cientista do departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP).

"O resultado dessa coincidência é que o disco da Lua parece um pouco maior no céu", afirmou ele em entrevista a EXAME.com. O fenômeno acontece quando há Lua cheia ou Lua nova.

No caso da próxima sexta, a Lua estará entrando em sua fase nova às 6h38. Isso deve prejudicar o espetáculo. A superlua é mais interessante e mais fácil de ser observada quando ocorre na Lua cheia.

Nesta sexta-feira haverá também um eclipse solar, mas ele não será visível no hemisfério sul. A próxima superlua cheia vai acontecer em 29 de agosto.


Para Ernani Ferreira, que leciona há 15 anos, a agressão ocorreu porque ele é exigente

Do R7
Ernani afirma que outros professores já foram agredidos Reprodução/ Rede Record

Um professor de matemática de uma escola pública no município de Guarulhos foi agredido por oito alunos na saída da instituição. Ernani Eugênio Ferreira foi cercado pelo grupo e atingido por pedras e garrafas.

— Eles também me chutaram, deram socos. Consegui me desvencilhar jogando um contra o outro e consegui escapar [...] Eu ia ser linchado, com certeza.

No momento da agressão, o docente saiu correndo para o prédio onde mora, que fica próximo à escola. Ele foi perseguido por três alunos até a entrada do edifício. Os jovens insistiram em tentar apedrejá-lo na frente do prédio.

Ferreira prestou queixa na polícia e fez exame de corpo de delito. O professor está com medo de retornar para a sala de aula e procurou ajuda psicológica. Quatro dos oito adolescentes já foram identificados. Um deles foi aluno de Ferreira no ano passado.

Para o professor, a agressão aconteceu porque ele é muito exigente nas aulas. Ele afirma também que a instituição fica em um bairro violento de Guarulhos e outros professores já foram agredidos por estudantes.

— [Os alunos] estão sem limites. Eles não enxergam o professor como alguém que pode ajudá-los, mas como inimigo. Isso é preocupante.

Show será realizado no Chevrolet Hall, no dia 3 de outubro

Os ingressos para o show da banda Los Hermanos no Chevrolet Hall começam a ser vendidos nesta quinta-feira (19), às 10h, na bilheteria do local e pelo site. Os valores variam de R$ 80 a R$ 200.

A apresentação, com a formação original do grupo, passa ainda por Belém (02/10), Fortaleza (09/10), Brasília (10/10), Curitiba (16/10), Porto Alegre (17/10),Belo Horizonte (23/10), São Paulo (24/10) e Rio de Janeiro (30- 31/10). No Recife, o show da banda será realizado no dia 3 de outubro.

Formada no Rio de Janeiro, a banda surgiu em 1997. O primeiro sucesso veio três anos depois: Anna Julia. A música fez parte do primeiro álbum, Los Hermanos, lançado pelo grupo, que contou com a produção de Rick Bonadio. Ao longo da carreira, canções como Morena, Último romance e O vento fizeram parte do trabalho dos músicos.

Show da banda Los Hermanos
Onde: Chevrolet Hall (Avenida Agamenon Magalhães, S/N - Salgadinho)
Quando: 3 de outubro de 2015, às 19h
Ingressos: 1° Piso (R$ 200 - valor único), 2° Piso (R$ 180 - valor único),3° Piso (R$ 150 -valor único)
*Camarotes são vendidos completos para 10 pessoas.
Informações: (81) 3207 - 7500

Anna Julia é um dos sucessos da banda:

Circulam periodicamente pela internet, em e-mails, uma advertência segundo a qual o aquecimento de comida no forno de micro-ondas, feito em recipientes de plástico, libera uma substância que pode causar câncer, a dioxina.


Diferentemente do que ocorre muitas vezes nesse tipo de mensagem, nesse caso, o risco é real e concreto. O Instituto Nacional do Câncer, através de sua Coordenação de Prevenção e Vigilância do Câncer, emitiu em março passado uma nota técnica sobre a dioxina, em que confirma não só a toxicidade da substância, mas também admite seu potencial carcinogênico.

Explica a nota que “a dioxina é um composto orgânico incolor e inodoro. É um subproduto espontâneo resultante de fenômenos e desastres naturais como a atividade vulcânica e os incêndios florestais, assim como da atividade do homem (indústria de plásticos, incineração, branqueador de papel e escapamento de gases de automóvel). A dioxina se encontra em todas as áreas onde haja atividade industrial, tanto no solo, na água e no ar, como nos alimentos – até mesmo no leite materno. Em geral, o risco de contato por inalação e contato epidérmico é baixo”.

No aspecto alimentar, o Inca explica que “a dioxina detectada na terra, em sedimentos e suspensa na água será absorvida pelas plantas e subsequentemente ingerida por animais e armazenada no tecido adiposo deles. O consumo de tecidos animais e vegetais (incluindo as verduras) é o modo de entrada da dioxina no corpo humano”.

Outro modo dos seres humanos terminarem a ingerindo é justamente pelo aquecimento de plásticos contendo alimentos, o que ocorre rotineiramente no uso do micro-ondas.

AmbienteBrasil conversou com a toxicologista Silvana Turci, chefe da Área de Vigilância do Câncer relacionado ao Meio Ambiente e ao Ambiente de Trabalho do Inca. Ela explica que a dioxina é um subproduto gerado no processo de fabricação do plástico e que, a princípio, nem a indústria teria como aferir a qualidade da matéria-prima quanto a essa contaminação. Isso porque, no Brasil, apenas um laboratório, da Petrobras, tem aparato técnico nesse sentido.

Assim, qualquer plástico pode conter dioxina, desde brinquedos a garrafas PET. Porém, em condições normais de temperatura, o composto não é liberado. Visto que não há como ter segurança quanto à presença ou não da dioxina num plástico específico, vale o princípio da precaução. Ou seja, o recomendável é que nunca se aqueça alimentos no micro-ondas em recipientes desse material. O melhor é transferir a comida para vasilhas de vidro (temperado) que suporte o calor. Essa cautela se aplica também para as bandejas de espuma em que são acondicionadas lasanhas e outras massas, por exemplo.

Tal cuidado é simples e pode evitar danos sérios à saúde. Segundo a nota técnica do Inca, a dioxina se acumula no tecido gorduroso de animais e todos os estudos realizados com eles têm revelado o potencial cancerígeno do composto, mesmo em baixas doses.

“É uma substância com efeito cumulativo e residual a longo prazo. O tempo de meia vida é de, em média, 7 anos”, diz o alerta, informando ainda que alguns estudos têm relacionado a exposição a dioxinas com problemas reprodutivos e deficiências do sistema imunológico.

Outra advertência

Mas em relação ao filme plástico, tão utilizado para embalar alimentos? Silvana Turci explicou a AmbienteBrasil que esse uso também implica em riscos, embora a via de contaminação seja diferente. O problema, segundo ela, é que os compostos tóxicos presentes no plástico – principalmente os clorados – são solúveis em gorduras e isso faz com que sejam atraídos por elas.

Na prática, um sanduíche com manteiga ou requeijão, por exemplo, pode ser contaminado por esses compostos e, de novo, o melhor é aplicar o princípio da precaução.

A mãe que envia o lanche do filho para a escola pode lançar mão do papel alumínio, que não apresenta esse problema. Mas, para Silvana Turci, o ideal mesmo seria a retomada de hábitos antigos, como acondicionar o sanduíche ou a fruta em um pano de prato, num saquinho de papel ou – para os mais adeptos da modernidade – num pedaço de papel toalha.

Desinformação

Um dos maiores inimigos do consumidor ainda é a falta de um alerta maciço sobre esses necessários cuidados e, também, as informações truncadas que, muitas vezes, terminam circulando, sobretudo no território livre da internet.

Um caso clássico é o dos absorventes internos, que foram foco de um e-mail alarmista – e equivocado –, advertindo sobre a presença de dioxina neles. A mensagem levou a marca Tampax a garantir, em seu site, que o produto fabricado por eles não contém a substância.

“Este é um aspecto que tomamos com a maior seriedade e responsabilidade, pois foi comprovado em experimentos independentes de laboratório que a dioxina (conhecida tecnicamente como 2,3,7,8-tetraclorodibenzodioxina) tem produzido câncer”, diz o texto.

Fonte: AmbienteBrasil – Revisão e adaptação à Nova Ortografia: Bosco Carvalho

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget