10 atividades que ajudam a perder peso sem que você perceba


Contando calorias

Não é só a academia que pode ajudar a reduzir o peso do corpo. Atividades diárias, como arrumar a casa ou passear com o cachorro, podem ser úteis no processo de afinar a silhueta, se a alimentaçãonão for exagerada, claro.

“O emagrecimento (redução do percentual de gorduracorporal) depende basicamente da relação entre gasto calórico (atividade física) e ingestão calórica (alimentação)”, afirma Abel Magalhães, médico clínico do Vita Check-Up Center. Isso significa que, para perder peso, é preciso gastar mais calorias do que consome.

No entanto, o médico ressalta que não se pode criar ilusões. Para ele, na prática, é muito difícil queimar todas as calorias ingeridas nas refeições apenas em atividades cotidianas, sem precisar recorrer à academia.

Isso porque, apesar de gastarem calorias, essas ações mais simples não substituem exercícios físicos, já que as pessoas nem sempre dedicam muito tempo à execução dessas tarefas, não dão continuidade a elas, nem as realizam com intensidade.

Para o professor de educação física do IBMR José Eduardo Lattari Prati, é possível ver resultado positivo do gasto de calorias em atividades do dia-a-dia, mas o benefício é mais presente no curto prazo.

“Atividades domésticas como varrer, lavar, passar e outras não provocam alterações corporais específicas que auxiliam no emagrecimento em longo prazo, como, por exemplo, um aumento na massa magra corporal (músculo, osso e etc)”, diz Prati.

O ideal é ter uma rotina certa de exercícios, de preferência acompanhados por profissionais capacitados. Mesmo assim, mexer o corpo, ainda que fora da academia, é bem melhor do que se entregar ao sedentarismo.

Confira nas imagens algumas atividades que fazem você queimar calorias sem nem perceber e espante a preguiça. O número médio de calorias gastas tem base no organismo de uma pessoa de 60 kg.


Passear com o cachorro

Além de deixar seu bicho de estimação mais feliz, sair para passear com ele ajuda a queimar calorias. Andar com o cachorro por uma hora queima 300 kcal, o que equivale a uma porção de 100 gramas de linguiça calabresa.


Passar aspirador de pó

Quer um motivo a mais para largar a preguiça de lado e limpar o chão? A queima de calorias é uma ótima razão. Uma hora passando aspirador de pó gasta nada menos do que 350 kcal. Essa quantidade é um pouco menos do que há em uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate (50g têm 371 kcal).


Tocar instrumentos musicais

A atividade artística é uma das maneiras de perder calorias e peso também. Mas é importante prestar atenção nas quantidades, já que diferentes instrumentos trazem diferentes resultados. Tocar flauta ou piano gasta 140 kcal por hora, violão, 150kcal, guitarra e baixo gastam 160 kcal e, por fim, bateria gasta 230 kcal em 50 minutos.


Tirar a poeira dos móveis

Outra tarefa de casa que pode ser benéfica para quem quer perder peso é tirar o pó dos móveis. Fazer essa atividade por uma hora elimina 200 kcal, um pouco mais do que gastaria fazendo o mesmo tempo de alongamentos (180 kcal) e do poderia adquirir ao comer um alfajor de chocolate (190 kcal para 50g).


Arrumar armários

Os armários bagunçados também podem ajudar no emagrecimento. Passar 60 minutos executando a tarefa gasta 160 kcal, quantidade equivalente a 30 minutos de musculação leve. Um pote de 100g de arroz-doce, por exemplo, contém 164 kcal.


Carregar um bebê no colo

Eles são bem diferentes dos pesinhos de academia, mas ajudam na queima das calorias. Uma hora com um bebê recém-nascido no colo consome 140 kcal, a mesma quantidade de uma banana caramelada ou de uma colher de doce de amendoim com chocolate (40g). 


Subir escadas

Se você trabalha ou mora em um prédio alto, abrir mão do elevador já é um bom começo para começar a perder peso. Meia hora subindo escadas queima 310 kcal, o mesmo que há em uma fatia de 100g de torta de camarão. 


Fazer massagem em alguém

Se precisar de incentivo para massagear outra pessoa ou estiver procurando argumento para convencer alguém de massagear você, basta lembrar: essa atividade é boa em queimar calorias. Meia hora gasta 110 kcal, um pouco mais do que praticar o mesmo período de vôlei de quadra (105 kcal) e algumas a menos do que uma paçoca de 30g (114 kcal). 


Cozinhar

Já dá para gastar as calorias antes mesmo de consumi-las. Cozinhar por uma hora gasta 180 kcal, o equivalente a um copo de 300 ml de chope. Só não vale exagerar na comida e desperdiçar o esforço anterior.


Cuidar das plantas

Além de ser um bom e relaxante passatempo, cuidar das plantar de casa também está na lista de atividades do cotidiano que queimam muitas calorias. Uma hora fazendo trabalhando no jardim gasta 200 kcal (ou uma fatia de 100g de pavê).

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget