01/01/16

Fortes e comoventes

Jeff J Mitchell / Getty Images
Um homem segura uma criança que chora enquanto tenta atravessar a estação Tovarnik rumo ao trem que vai levá-los para Zagreb, em 17 de setembro de 2015.

Um dos principais bancos de imagens do mundo, o Getty Images fez uma seleção especial dos cliques mais impactantes de 2015. 

Na foto que abre esta matéria, feita em 17 de setembro,refugiados chegam a Tovarnik, na Croácia, que se tornou a nova rota para a Europa.

Milhares protestam contra o ataque ao Charlie Hebdo, na França
Christopher Furlong
Manifestantes percorrem o Boulevard Voltaire em marcha contra os ataques terroristas de 11 de janeiro, em Paris, ao jornal Charlie Hebdo.

Foliões se aglomeram na corrida de touros de San Fermin, na Espanha
David Ramos / Stringer
Foliões se aglomeram na abertura (ou 'Chupinazo') da Corrida de Touros de San Fermin, em 06 de julho, em Pamplona, Espanha. Ao contrário das touradas, na 'Fiesta de San Fermin', que ficou famosa pelo romance de Ernest Hemmingway "O Sol também se levanta", são os touros que fazem os humanos correrem. 

Milhares de refugiados atravessam a Eslovênia
Jeff J Mitchell / Getty Images
Nesta foto, milhares de refugiados são escoltados pela polícia de Rigonce para o campo de refugiados em Brezice, em 23 de outubro de 2015, na Eslovênia.

Trilha mais perigosa do mundo reabre na Espanha
David Ramos / Stringer
Turistas caminham pelo "El Caminito del Rey' (O Caminho do Rei) em 01 de abril de 2015, em Málaga, Espanha. A trilha foi construída em 1905 e reabriu este ano depois de passar por obras para aumentar a segurança. Ela estava fechada devido a dois acidentes fatais em 1999 e 2000. A restauração começou em 2011 e custou 5,5 milhões de euros.

Refugiados são contrabandeados através de campos e florestas
Dan Kitwood
Numa tentativa de fugir da polícia húngara, próximo à fronteira com a Sérvia, refugiados são contrabandeados através de campos e florestas, em 8 de Setembro, em Röszke, Hungria. 

Refugiados tentam entrar no Reino Unido
Rob Stothard / Stringer
Agentes de defesa montam guarda para impedir a entrada de refugiados no terminal de Eurotunnel, em Coquelles, França, com destino ao Reino Unido. Este clique foi feito pelo fotógrafo Rob Stothard, em 30 de Julho de 2015.

Refugiados disputam espaço em trem na Croácia
Jeff J Mitchell / Staff
Nesta foto, uma multidão de refugiados tenta desesperadamente entrar em um trem em Tovarnik, na fronteira serbo-croata, rumo a Zagreb, na Croácia, em 20 de setembro de 2015.

Terremoto castiga Kathmandu, no Nepal
Omar Havana / Stringer
Equipes de emergência resgatam vítima que estava em uma torre que desabou em 25 de abril de 2015, em Katmandu, Nepal. Mais de 2,5 mil pessoas morreram na catástrofe. 

Equipes vasculham destroços do avião da Germanwings
Divulgação / Handout
Nesta imagem fornecida pelo Ministério do Interior da França, trabalhadores de resgate vasculham o local do acidente do avião Germanwings perto dos Alpes franceses, em 26 de março de 2015, em La Seyne. Ninguém sobreviveu à queda, deliberadamente provocada pelo piloto Andreas Günter Lubitz.

Protestos em Baltimore, nos EUA, contra morte de jovem negro
Andrew Burton / Staff
Helicóptero lança luz sobre a polícia e manifestantes antes de um toque de recolher em toda a cidade de Baltimore, em Maryland, durante manifestação pela morte de Freddie Gray, em 28 de Abril de 2015, nos Estados Unidos. Gray, que era nergo, foi preso por porte de arma. De acordo com seu advogado, ele morreu uma semana depois vítima de de uma grave lesão na medula espinhal que ele recebeu enquanto estava sob custódia policial.

Equipes limpam área de explosão em Tianjin, China
ChinaFotoPress / Stringer
Equipes de resgate espirram spray de peróxido de hidrogênio no local da explosão de um depósito de produtos químicos em Tianjin, na China. O acidente, ocorrido em 12 de agosto, matou mais de 150 pessoas.

Patrulha em praia que foi alvo de terrorista
Jeff J Mitchell / Staff
Guardas patrulham praia de Marhaba, onde mais de trinta pessoas foram mortas em um ataque terrorista no dia 29 de junho, em Sousse, Tunísia. 

Papa Francisco dá sua bênção em missa de Natal
Franco Origlia / Stringer
Papa Francisco profere sua mensagem de bênção "Urbi et Orbi" a partir da varanda central da Basílica de São Pedro, em 25 de dezembro, na Cidade do Vaticano. Durante sua mensagem de Natal, o Pontífice pediu o fim da guerra da Síria e condenou os ataques terroristas. 

Refugiados da Birmânia
Refugiados da Birmânia
No porto, começa a viagem perigosa no mar de Andaman para muitos dos refugiados que fogem de barco da Birmânia na esperança de chegar a Malásia. Desde 2012, o grupo minoritário do povo Rohingya é forçado a viver em campos de refugiados, no Estado do Arracão (que o regime birmanês atual chama Rakhine), uma subdivisão administrativa da Birmânia. 

Imagens que resumem o ano
Janine Costa/Reuters


Costumes e tradições pelo mundo

Marizilda Cruppe/Riotur
Thaís Tejeda e Ligia Helena, do MdeMulher

Amor, saúde, paz, sucesso, dinheiro, sorte... A noite de Ano Novo é quando renovamos nossas energias para o ano que virá. As sete ondas, a cor da lingerie e as oferendas para Iemanjá são apenas alguns exemplos das tradições feitas aqui no Brasil para atrair o que desejamos. A data é cheia de simbolismos e superstições e em cada lugar do mundo é comemorada de um jeito.

Reunimos algumas tradições no mínimo "diferentes" que são feitas para atrair boa sorte. 

Espanha
ThinkStock
Assim que o relógio marca meia noite, os espanhóis comem 12 uvas (uma para cada badalada). Você está se perguntando o por quê? Eles acreditam que a tradição traz boa sorte para cada mês do ano que está começando.

Equador
Thinkstock/demarfa
No fim de ano, é comum ver alguém dando uma volta em um quarteirão com uma mala vazia. É isso mesmo: os equatorianos acreditam que assim irão garantir que o próximo ano seja repleto de viagens.

Holanda
ThinkStock
Nada como se refrescar no mar em um dia de sol, não é mesmo? Bom, na Holanda não é bem assim... Mesmo com a temperatura negativa, os holandeses enfrentam o frio e mergulham em águas super geladas. O motivo? É só para comemorar a virada do ano mesmo. E você tava se achando todo corajoso em pular as sete ondinhas, né? ;)

Áustria
Kevin Poh/Flickr/Creative Commons
Quando o relógio marcar meia noite, os austríacos jogam chumbo derretido numa tigela com água. Acredita em superstições? Eles sim! Segundo a tradição, a imagem que aparecer significa o que a pessoa enfrentará no ano seguinte.

Se for uma bola, é boa sorte. Se aparecer uma âncora, significa que a pessoa irá passar por dificuldades e precisará de ajuda. Agora, se aparecer uma cruz, quer dizer que a pessoa pode morrer naquele ano. Acho que nós preferimos não fazer esse teste, viu?

Nova York
REUTERS/Carlo Allegri
Também apesar do frio, uma multidão de turistas e nova iorquinos vão às ruas para ver a tão aguardada queda da bola de cristal na Times Square. Às 23h59, ela é lançada e faz uma descida que leva um minuto, chegando ao chão exatamente à 00h. A tradição marca a virada do ano e teve início em 1907. Após isso, todos vão até o famoso Central Park para apreciar a queima de fogos.

Chile
Javier/Flickr/Creative Commons
Talvez a mais "inusitada" desta lista, a noite de Ano Novo no país é celebrada não apenas com os vivos, mas também com os mortos! Centenas de pessoas vão até os cemitérios para se aproximar de seus parentes levando flores e velas. Você teria coragem?

Turquia
Thinkstock
Apesar do Natal não ser muito comemorado no país, onde grande parte da população é muçulmana, os turcos costumam trocar presentes com seus amigos e familiares na noite da virada de ano. Além disso, a queima de fogos que acontece na praça Taskim, em Istambul, também é muito tradicional. Até que não é tão diferente daqui, né?

Alemanha
Andreas Rentz/Getty Images
Ai de quem disser que os porcos são animais sujos na Alemanha. Para eles, o animal representa fertilidade, riqueza e fartura. Por isso, para atrair sorte, na noite de Réveillon a maioria dos pratos incluem leitão. Mas não são só as receitas: as decorações também fazem referência ao bichinho.

E você, tem alguma tradição especial na noite da virada? Conta pra gente! :)

Mario Anzuoni/Reuters
Rihanna: cantora lançou até quatro supostos singles do novo disco
Da EFE


David Bowie será a primeira grande estrela da música a trazer boas notícias aos fãs em 2016 com "Blackstar", mas não será o único a brilhar em um ano no qual são esperados discos do U2, Radiohead, Metallica, Red Hot Chili Peppers, Rihanna, Bruno Mars, Britney Spears, Katy Perry e até mesmo Rolling Stones.

Não é um mistério que no processo de "Songs of Innocence", (2014), o U2 deixou praticamente prontas canções suficientes para um novo álbum, "Songs of Experience", que será lançado em 2016 - talvez no final - para aproveitar a energia com a qual "nasceu" e com uma influência "dance e eletrônica".

Mais incerteza causa o que seria o primeiro disco de estúdio em uma década dos Rolling Stones. Porém, é preciso ter cuidado com o anúncio, porque foi Keith Richards quem, promovendo seu disco solo, mencionou a intenção de gravar as canções que acumulou nos dois últimos anos e o acordo da banda de entrar em breve no estúdio.

Notícias mais concretas há sobre o nono álbum do Radiohead, o primeiro após "The king of Limbs" (2011). Segundo o guitarrista Jonny Greenwood, a gravação terminou. "Há muito material, agora veremos o quanto é bom. Esperamos sair em turnê no ano que vem".

Rihanna, que tinha acostumado o mundo com um lançamento por ano, está há meses tentando ser Adele. Lançou até quatro supostos singles do disco, que inclusive chegou a divulgar o nome "ANTI", mas segue sem revelar a data de lançamento.

Quem acaba de dar notícias de seu novo material é Kanye West. "Estou acabando meu disco", tuitou neste mês sobre o andamento de "Swish", seu sétimo álbum de estúdio, e o sucessor dos aplaudidos "Yeezus" (2013) e "My Beautiful Dark Twisted Fantasy" (2010).

O ano que vem pode ser o de encerramento de uma longa seca fonográfica do Metallica. Já se passaram sete anos desde "Death Magnetic" (2008), do qual o guitarrista Kirk Hammet disse insistentemente que era "um bom ponto de partida" para seu próximo álbum, que "provavelmente chegará no final de 2016, no mais tardar no começo de 2017".

O Red Hot Chili Peppers é outro grupo que há anos não proporciona alegrias. "I'm with you" (2011) foi o último lançamento e foi mais criticado do que agraciado. O vocalista Anthony Kiedis confirmou que o grupo passou o último ano trabalhando com o produtor Danger Mouse "em canções que estão à altura das melhores escritas até hoje".

Um dos grandes sucessos de 2015 foi sem dúvida "Uptown funk" de Mark Ronson em parceria com Bruno Mars. Este, elogiado pela crítica e público por seu último disco, "Unorthodox Jukebox" (2012), atuará junto com o Coldplay no próximo Super Bowl. Seria um bom momento para apresentar o material que começou a compor na primavera.

Quem também conseguiu estender por outro ano o sucesso foi Katy Perry, a figura da música mais bem paga de 2015, segundo a revista "Forbes". A californiana, que acaba de fechar a Prismatic World Tour, terá novo disco em 2016 segundo seu representante.

Já Britney Spears trabalha em seu nono disco de estúdio, que é esperado para a primeira metade do ano. Dele sabe-se que, após não conseguir o sucesso esperado com Will.i.am. como produtor de "Britney Jean" (2013), desta vez terá gente como DJ Mustard nos controles.

Outras divas pop que terão novos discos em 2016 serão Ariana Grande e Christina Aguilera, esta em dobro, já que anunciou um disco em espanhol (o primeiro desde 2000) e outro em inglês.

A todos eles é preciso somar os lançamentos confirmados de Suede ("Night thoughts"), Tindersticks ("The waiting room"), Sia ("This is acting) e Savages ("Adore Life") em janeiro; em fevereiro chegarão Bloc Party ("Hymns"), Elton John ("Wonderful crazy night"), Foxes ("All I Need") e Animal Collective ("Painting with") e, já em março, Primal Scream ("Chaosmosis").

Em um cenário menos concreto, também devem ser lançados novos discos de Alice Glass e de sua ex-banda, Crystal Castles, assim como os de Frank Ocean, Haim, Kings of Leon, James Blake, No Doubt, PJ Harvey, ANOHNI (projeto da voz de Antony and the Johnsons) e M.I.A.

Divulgação
Murdock tinha 42 anos
Da EFE

O fundador do Debian, Ian Murdock, membro da fundação Linux e um dos maiores expoentes do software livre, morreu nesta semana aos 42 anos, confirmou nesta quinta-feira o blog da plataforma aberta de desenvolvedores Docker.

"Debian lamenta o falecimento de Ian Murdock, firme partidário do software livre e aberto, pai, filho e o 'ian' em Debian", afirmou a companhia em comunicado.

Murdock, germânico-americano, fundou em 1993 o Debian, um sistema operacional livre, baseado em Unix e um dos softwares mais utilizados por equipamentos informáticos e programadores de todo o mundo.

"O enfoque de Ian foi criar uma comunidade de distribuição que fizesse o correto ética e tecnicamente", explicou o Debian.

Murdock foi chefe tecnológico da fundação Linux e em 2003 se tornou vice-presidente da Sun Microsystems até que a empresa foi adquirida pelo fabricante de software Oracle.

Posteriormente desenvolveu sistemas na nuvem e passou a trabalhar para a companhia Salesforce.

No último mês de novembro, Murdock deixou a empresa para somar-se a Docker, uma plataforma aberta para desenvolvedores de software.

As causas da morte ainda não foram esclarecidas, mas suspeita-se que tenha sido suicídio.

Antes de morrer, Murdock publicou uma série de tweets no qual fala em se matar após ser agredido por policiais e ter que gastar US$ 25 mil para pagar sua fiança justamente pela acusação contrária: agredir policiais.

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget