11/29/14

AFP/Getty Images

Roberto Gómez Bolaños: "Roberto está em sua casa, sua condição médica não mudou nos últimos meses", disse parente

Da AFP

São Paulo - Fãs do México, Brasil e outros países da América Latina se despediram neste sábado de Roberto Gómez Bolaños, falecido aos 85 anos na véspera depois de marcar a infância de uma geração em suas quatro décadas de carreira dedicada à comédia.

O corpo de Bolaños foi levado de sua residência no balneário caribenho de Cancún, onde faleceu, para a Cidade do México.

Em seu trajeto até o aeroporto da cidade, o carro fúnebre foi acompanhado por uma comitiva de cinco veículos liderados por patrulhas policiais.

Muitos fãs acompanharam o cortejo para dar seu último adeus ao comediante que encarnou o menino carente Cháves e o super-herói atrapalhado Chapolim Colorado, em programas que ainda hoje continuam sendo exibido nas televisões da região.

Gómez Bolaños, que morreu por causas ainda não esclarecidas, mudou para Cancún há vários anos, quando, por seus problemas respiratório, decidiu deixar a capital mexicana, situada a 2.250 metros de altura.

Ele será velado de forma discreta em uma sede da Televisa, emissora em que trabalhou quase toda a vida.

A missa na sede situada no sul da capital será acompanhada por parentes, amigos, colegas de trabalho, diretores da emissora e várias personalidades mexicanas.

A legião de fãs de Bolaños foi convidada a se despedir do ídolo no domingo, na grande homenagem que será realizada no estádio Azteca, que pode receber 105.000 pessoas.

O evento deve durar cinco horas e contará com apresentações musicais e mensagens de personalidades.

Os familiares do ator, incluindo Florinda Meza - sua segunda esposa e que fez a dona Florinda - ainda não fez declarações, mas enviou várias mensagens de agradecimento através do Twitter.

"Em nome da família, obrigada por tanto amor. Esperamos vocês amanhã no Estádio Azteca a partir das 12 para nos despedirmos dele", escreveu a família no Twitter aberto em 2011 pelo próprio Bolaños e que tem mais de 6,7 milhões de seguidores.

No estádio, a equpe do América, propriedade da Televisa, fará um minuto de silêncio na partida deste sábado contra os Pumas pela liga mexicana.

Fãs do mundo todo lamentaram a morte do comediante.

"Eterno/mito/ídolo... Roberto Bolaños, simplesmente Chaves, obrigado!", escreveu o astro brasileiro Neymar em seu Twitter.

"E agora, quem poderá nos defender?", questiona a manchete deste sábado em muitos jornais do México, América Latina e Espanha, reproduzindo o que as personagens falavam quando estavam em perigo e esperavam pela ajuda do Chapolim Colorado.

Mas seu personagem mais celebrado foi 'Chaves', um menino órfão e pobre que

vivia dentro de um barril e sempre se metia em travessuras

A imaginação de Gómez Bolaños criou personagens e frases que fazem parte do imaginário coletivo brasileiro e latino-americano, como "Foi sem querer querendo", ou "Sigam-me os bons".

A imprensa mexicana recordou como, em sua época de ouro, os shows de Bolaños lotavam estádios em todo o continente americano.

Em 1983, chegou a se apresentar duas vezes no Madison Square Garden de Nova York.

Os programas de Bolaños foram exporatados para mais de 25 países, e no Brasil se perpetua em reprises desde os anos 80, com uma dublagem que contribuiu ainda mais para o sucesso.

str-jg/gbv/are/cn

Glabb/Wikimedia Commons 
Região de Xiaohe, China, onde adesivo foi encontrado: análises mostraram se trata de uma gelatina elaborada a partir de bovinos 

Da EFE

Pequim, - Cientistas chineses identificaram o uso mais antigo conhecido até agora neste país de um adesivo, uma gelatina de origem animal que data de cerca de 3.500 anos. 

O adesivo foi encontrado em um bastão ritual com incrustações de marfim achado em um sítio arqueológico conhecido como o complexo funerário de Xiaohe, na província noroeste de Xinjiang, segundo a agência oficial "Xinhua". 

Trata-se do primeiro uso identificado na China de uma substância adesiva, e as análises mostraram que se trata de uma gelatina elaborada a partir de bovinos. 

O sítio de Xiaohe, no leste da província de Xinjing, é da Idade do Bronze e começou a ser pesquisado em 1934 pelo arqueólogo sueco Folke Bergman. 

O complexo tem mais de 300 túmulos, os mais antigos dos quais poderiam ter cerca de 4.000 anos, com caixões com forma de embarcação, e alguns dos corpos estavam mumificados e em bom estado de conservação devido ao clima seco e frio da região.

Getty Images

Comércio eletrônico: os produtos mais procurados pelos consumidores foram os eletrônicos


Matheus Martins Fontes, do Estadão Conteúdo

As vendas ao longo da Black Friday somaram R$ 871,9 milhões nas lojas online do Brasil em 2014. O valor é 48% maior do que o registrado na mesma data há um ano, segundo dados da empresa responsável por análises de risco ClearSale e da criadora do site Black Friday.com.br, a Busca Descontos.

Foram registrados 2,092 milhões de pedidos pela internet.

O levantamento ainda revela que os produtos mais procurados pelos consumidores foram os eletrônicos, com 42% das vendas, seguidos dos artigos de esporte e lazer, com 15%.

Na sequência, apareceram os itens de informática (11%), viagens (10,6%) e moda (7,3%).

O tradicional dia de descontos está em sua quarta edição no Brasil e também englobou o comércio de lojas físicas, porém os dados sobre as vendas nessa categoria não foram divulgados até o momento.

Até o fim da tarde de sexta-feira, às 16h40, o Procon estadual de São Paulo havia registrado 753 atendimentos de consumidores relacionados à Black Friday. A grande maioria das reclamações foi realizada pela página da fundação no Facebook (362) ou via telefone 151 (170 dos atendimentos).

Os principais problemas retratados por consumidores estão relacionados a produto ou serviço indisponível, sites com falhas e alteração de preço na finalização da compra. Estes registros somaram 78% das demandas registradas.

O site Reclame Aqui registrou mais de 12 mil queixas até o término da Black Friday.


As reclamações mais comuns dos consumidores foram "problemas técnicos para acessar sites ou finalizar compras, maquiagem de preços, sumiço de produtos do carrinho virtual, problemas no pagamento e preços elevados de frete para 'compensar' os descontos".

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget