05/15/14

Secretário municipal afirma que arquivos de secretarias foram destruídos.
Móveis e eletroeletrônicos foram saqueados pelos vândalos.



Móveis da prefeitura foram jogados na rua e em seguida queimados (Foto: Internauta/ Arquivo Pessoal)

Vândalos depredam o prédio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Toritama, no Agreste de Pernambuco, nesta quinta-feira (15). Segundo o secretário municipal Neto Lucena, de Cultura e Turismo, arquivos de várias secretarias foram destruídos, e móveis e eletroeletrônicos foram saqueados do prédio do governo municipal. Os manifestantes quebraram ainda portas e janelas do local. Eles jogaram alguns móveis na rua e atearam fogo. A movimentação ocorre durante a paralisação da Polícia Militar no estado.
Câmara de Vereadores também foi alvo de
vandalismo (Foto: Internauta/ Arquivo Pessoal)

O mesmo grupo também invadiu a Câmara de Vereadores e está depredando a estrutura. Segundo informações de um internauta, que não quis se identificar, mais de mil pessoas participam das ações de vandalismo e policiais civis chegaram ao local; há boatos de disparos de arma de fogo. O grupo seria formado também por pessoas que interditaram a BR-104 no começo da tarde em Caruaru, próximo ao limite com o município de Toritama.

Segundo a PRF, os manifestantes reivindicavam melhorias na iluminação, na segurança e no abastecimento. O G1 não conseguiu contato com nenhum integrante da Polícia Civil responsável pela delegacia de Toritama.
Segundo o secretário municipal, arquivos de várias secratarias foram destruídos
(Foto: Internauta/ Arquivo Pessoal)


Em assembleia, PMs decidiram terminar a greve. Decisão não foi unânime
Foto: Mariana Dantas/NE10

Do NE10 Com informações de Mariana Dantas, direto do Palácio do Campos das Princesas


Após três dias de braços cruzados, termina a greve da Polícia Militar de Pernambuco. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (15) à noite, depois de assembleia tensa dos PMs, ao lado do Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife. A paralisação começou na última terça-feira (13) e, nas últimas 48 horas, a população pernambucana viveu um verdadeiro clima de guerra, com tanques do Exército circulando nas ruas da Região Metropolitana do Recife. O fim da greve não foi unânime.

A categoria conquistou quatro pontos considerados emergenciais. São eles: incorporação de gratificação por risco de morte ao salário base, beneficiando ativos e inativos; plano de cargos e carreiras a partir da próxima segunda-feira (19), com a criação de uma comissão que irá avaliar junto aos deputados estaduais as promoções na categoria; reestruturação do Hospital da Polícia Militar e criação de unidades de saúde para a categoria no interior do Estado; além da promessa do governo estadual de que o aumento salarial voltará a ser debatido na primeira semana de janeiro de 2014, após os impedimentos causados pela lei de responsabilidade fiscal e lei eleitoral.

O clima de insegurança começou com ondas de boatos nas redes sociais e se concretizou com cenas de vandalismo e saques em vários supermercados. Nesta quinta-feira terceiro dia da greve, lojas, escolas e instituições públicas fecharam as portas. A Força Nacional de Segurança do Exército esteve nas ruas na ação intitulada "Operação Pernambuco".

Nessa quarta-feira, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) declarou a ilegalidade da greve.

Os veículos deixaram o quartel da BR-232 e seguem pela BR-101


Foto: Guga Matos/ JC Imagem

Atualizada às 14h58

Os carros da Força Nacional de Segurança do Exército já estão nas ruas na ação intitulada "Operação Pernambuco". Os veículos deixaram o quartel do Curado, na BR-232, em Jaboatão do Guararapes, por volta das 10h30 desta quinta-feira (15) e seguem pela BR-101. Às 12h30, um segundo grupo de agentes da Força Nacional chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes. Segundo a assessoria do Comando Militar do Nordeste, os agentes foram designados para atuar em todo o Estado com foco na RMR, onde há maior tensão.

Para o Exércio, os agentes da Força Nacional estarão nas ruas enquanto for necessário. Entre as principais determinação, os soldados estão instruídos a controlar distúrbios, fazer a segurança de instalações, realizar pontos de bloqueio e controle. Em situações de perturbação pública, a Força trabalhará de maneira ostensiva e fará defesa de áreas sensíveis. Internautas enviaram imagens de tanques e caminhões de guerra pelas ruas de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Os agentes chegaram ao Recife por volta das 4h de hoje para atuar na segurança do Estado por causa da greve dos militares. A quantidade de homens não foi divulgada por motivo de segurança, mas sabe-se que o primeiro grupo veio de Alagoas e deverá atuar em parceria com o Exército local e policiais da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência (Ciosac), que veio de Custódia.Um clima de inseguraça está tomando conta da Região Metropolitana do Recife (RMR) desde a noite da última quarta-feira (15) quando os Policiais Militares (PM) decidiram manter a paralisação. Ainda ontem várias lojas foram saqueadas em Abreu e Lima e hoje o clima de tensão se alastrou pelo grande Recife. Vários estabelecimentos baixaram as portas nesta manhã.



Devido a greve, o Governador de Pernambuco, João Lyra Neto, solicitou o reforço da Força Nacional de Segurança do Exército ontem à noite. Sem informar a quantidade de agentes, ele garantiu que as tropas conseguiriam controlar o caos. "Será o suficiente para manter a ordem em Pernambuco", disse o socialista.

Imagens: Ygor Vaz/comuniQ

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget