01/11/12

Depois de ser atingido por uma série de abalos sísmicos que danificou casas e um posto de saúde, 27 famílias de Alagoinha (225 km de Recife) estão de casa nova, com estrutura feita para resistir à atividade sísmica que marca a região do agreste de Pernambuco.














Em março de 2010, os intensos tremores de terra levaram a defesa civil a interditar as 27 casas, e os moradores viviam em abrigos ou residência de parentes. Segundo a Cehab (Companhia Estadual de Habitação e Obras), os novos imóveis foram construídos para suportar até terremotos.
Para prevenir possíveis novos tremores de terra, os novos imóveis –27 casas e o prédio do posto de saúde– foram construídos com reforço no alicerce, e as paredes, erguidas com concreto armado e ferro para aguentarem futuras movimentações dos terrenos ocasionadas por eventos sísmicos.
Cada imóvel e área tiveram um projeto específico com reforço especial na fundação. As obras custaram R$ 1,5 milhão e foi custeada com recursos do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) e do governo do Estado.
As casas, entregues no final de 2011, têm dois quartos, sala, banheiro, cozinha, além de uma área de serviço na parte externa e um conjunto de fossa. Os imóveis foram construídos no mesmo local em que as famílias beneficiadas viviam.
O novo posto de saúde contém dois consultórios, sala de primeiros socorros (curativos), banheiros, recepção, copa e área administrativa, com acessibilidade para deficientes físicos.
Mais 69 casas estão previstas para serem entregues este ano com a mesma tecnologia, e serão financiadas pelo Programa Operações Coletivas, do governo do Estado.

Abalos sísmicos

Em março de 2010, os 15 mil moradores de Alagoinha foram surpreendidos com tremores de terra e ficaram assustados. Sem estrutura para suportar os terremotos, 27 casas ficaram comprometidas e tiveram de ser demolidas.
Em apenas três dias, sismógrafos das estações de monitoramento do Departamento de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) registraram 47 tremores - com magnitude entre 1,8 grau e 3,2 graus na escala Richter (que vai de zero a nove).
Segundo o departamento de sismologia, o epicentro dos terremotos ocorreu no município de São Caitano (75 km de Alagoinha). Os moradores dos povoados de Carrapicho, Salambaia e São José, localizados na zona rural do município, foram os mais atingidos.
A cidade de Alagoinha é a quinta área de Pernambuco que vem registrando eventos sismológicos. O município fica localizado numa falha geológica chamada de Lineamento de Pernambuco, que contém placas que se movimentam constantemente e ocasionam tremores de terra.
Segundo o departamento de sismologia, a falha geológica de Pernambuco possui cerca de 700 km de extensão, que vai do litoral ao sertão do Estado, do Recife a Ouricuri. A falha faz parte de uma área do Nordeste que vive em constante atividade sísmica.
 Novos imóveis construídos em Alagoinha (PE) estão preparados para suportar abalos sísmicos; município teve 27 casas destruídas, além do posto de saúde, em uma sucessão de terremotos ocorrida em três dias em março de 2010; até então o município não tinha registrado ocorrência de evento sísmico Divulgação / Cehab 

Uma das maiores relíquias do cangaço nordestino está de volta à Casa de Cultura de Serra Talhada, cidade no sertão de Pernambuco localizada a 414 km do Recife. Um mês após serem roubados, a polícia informou que prendeu nesta terça-feira (10) o homem acusado de furtar os óculos de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como "Lampião". O furto ocorreu no último dia 11 dezembro, durante horário de visitação do público ao museu da instituição.










Segundo a polícia, os óculos estavam com Manoel Mecias da Silva Santos, 20. O acusado teria procurado a Casa da Cultura de Serra Talhada, proprietária dos óculos, para pedir uma recompensa para que o objeto fosse devolvido ao museu.
Após fazer a oferta do resgate, o acusado foi preso em flagrante pelos policiais e levado para a delegacia de Serra Talhada. A polícia agora quer saber se Santos agiu sozinho ou se contou com a ajuda de mais pessoas para furtar os óculos do museu.

O roubo

Segundo a Fundação Casa da Cultura, os óculos foram levados entre 18h e 22h, quando o museu estava aberto à visitação do público. Os óculos do maior cangaceiro da história --e que viveu no início do século passado aterrorizando as cidades do Nordeste-- eram em ouro 16 quilates e tinham selo de autenticidade. O museu não possui sistema de câmeras nem segurança particular.
A relíquia foi doada por um filho de um coiteiro [pessoa que acobertava e dava abrigo] de Lampião e é a única peça comprovadamente autêntica que o museu pertencia. "Essa peça tem uma importância histórica inestimável. Os óculos passaram por uma análise e ficou provado ser realmente de Lampião”, afirmou o presidente da Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, Tarcisio Rodrigues.
Para se ter ideia do valor histórico, Rodrigues conta que os óculos foram tema de um documentário do canal de televisão "History Channel", quando foi comprovada a origem do acervo. Em nota, a Casa de Cultura disse que chegou a emitir uma comunicado a instituições museológicas e meios de comunicação, a fim de evitar a venda dos óculos.

Foto 36 de 72 - Policiais apreendem óculos que pertenciam a "Lampião", roubados de museu em Serra Talhada (PE) Divulgação/Polícia Civil de PE


"Alvin e os Esquilos 3" bateu "Imortais", do herói grego Teseu, e assumiu a lista de maiores bilheterias nacionais no último fim de semana.

  • Marcelo Adnet e Luana Piovani também entraram nessa seleção com o filme "As Aventuras de Agamenon - O Repórter". Confira quais foram os cinco filmes mais vistos entre sexta (6) e domingo (8):
Divulgação
"Alvin e os Esquilos 3" (foto) liderou as bilheterias nacionais e foi o filme mais visto no último fim de semana
"Alvin e os Esquilos 3" (foto) liderou as bilheterias nacionais e foi o filme mais visto no último fim de semana
1 - Alvin e os Esquilos 3
Alvin, Simon, Theodore e as Esquiletes saem de férias em um luxuoso cruzeiro. Apesar disso, eles naufragam e acabam em uma ilha deserta.


2 - Imortais
O mortal Teseu é escolhido por Zeus para liderar a luta contra o cruel Rei Hyperion, na Grécia, que quer conquistar uma arma que pode destruir a humanidade. Com Mickey Rourke, Henry Cavill e John Hurt.


3 - Missão Impossível: Protocolo Fantasma
A agência IMF é acusada de ter atacado o Kremlin e o agente Ethan precisa provar a inocência e prevenir um futuro ataque. Com Tom Cruise.


4 - As Aventuras de Agamenon - O Repórter
Trajetória do jornalista Agamenon Mendes Pedreira, repórter fictício criado por Marcelo Madureira e Hubert para assinar uma irreverente coluna dominical.


5 - Gato de Botas
A história do Gato de Botas que aparece na animação "Shrek" é contada desde seu nascimento. Com os amigos Humpty e Kitty ele tenta capturar a galinha que põe ovo de ouro. A animação tem dublagens de Antonio Banderas e Salma Hayek.


Fonte: filmeB

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget