Nos Siga no Mastodon Mundo MS

mund ms.com

O conhecimento é fascinante!

Escolha a categoria



Um "manual de sobrevivência" distribuído a calouros do curso de direito da UFPR (Universidade Federal do Paraná) causou indignação de alunos. O livreto de oito páginas afirma que mulher "tem a obrigação de dar" e que não pode ser parcelado.

A informação é da reportagem de Jean-Philip Struck publicada na edição desta quinta-feira da Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

O material afirma ainda que se uma garota disser "vamos com calma", o aluno deve dizer "não pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra", segundo um trecho do artigo 252. E conclui: "Ela vai ter que dar tudo de uma vez".

O livro foi produzido pelo PDU (Partido Democrático Universitário), grupo que até 2011 comandava o centro acadêmico local, e começou a ser distribuído neste mês.

O estudante de direito André Arnt Ramos, presidente do PDU, disse à Folha, por e-mail, que o manual era uma "piada" e que não tinham a intenção de ofender ninguém". "Peço desculpas se isso aconteceu", disse Ramos.

Editoria de Arte/Folhapress




Aiana Freitas
Do UOL, em São Paulo



Abrir conta no banco é algo cada vez mais corriqueiro na vida do consumidor brasileiro. Conhecer o que pode ou não ser cobrado, porém, é fundamental neste início de relacionamento para que o consumidor não acabe gastando mais do que o necessário com a conta.

"Muita gente acaba pagando por serviços que não usa, principalmente as pessoas mais humildes, que não têm acesso a informação", diz o advogado especializado em direito bancário Alexandre Berthe. "É preciso monitorar sempre o extrato da conta", sugere.

Todos os consumidores têm, por exemplo, direito a uma quantidade mínima de serviços gratuitos, como determina o Banco Central. Entre eles estão o fornecimento de um cartão de débito, a realização de até quatro saques mensais e a retirada de dois extratos.

"Dependendo do uso que o consumidor faz da conta, esses serviços podem ser suficientes, e ele não precisa contratar um pacote de tarifas", diz a assessora técnica do Procon de São Paulo Edila Moquedace.
Conta-salário permite transferência sem cobrança

Trabalhadores contratados pelo regime da CLT e funcionários públicos também podem optar por ter uma conta-salário. Essa conta é vantajosa para quem já tem conta em banco, mas precisa abrir outra numa instituição diferente só para receber o salário pago pela empresa. Se ele abrir uma conta-salário, poderá transferir o valor recebido sem pagar nenhuma tarifa.

A portabilidade de crédito é outro direito pouco exercido pelo consumidor, segundo os especialistas. Ela prevê que quem tem algum tipo de financiamento com um banco (empréstimo pessoal, financiamento de carro ou imóvel, por exemplo) possa transferir essa dívida para outra instituição que ofereça melhores condições de juros e prazos, sem que precise pagar por esta transferência.
Teste mostra que faltam informações em bancos

Um teste feito recentemente pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) comprovou como o início de relacionamento do cliente com o banco pode ser conturbado.

Em dezembro de 2011, voluntários do instituto abriram contas em agências de seis bancos (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú Unibanco e Santander) e avaliaram as informações dadas aos novos clientes.

Os bancos foram reprovados em vários quesitos. Nenhum deles informou, espontaneamente, sobre a existência dos serviços gratuitos aos consumidores e todos concederam cheque especial sem o cliente ter solicitado.

"O que parece é que os bancos não tomam o cuidado necessário para manter a base de funcionários informada sobre o que deve ser feito", diz o gerente de testes e pesquisas do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira. "Não podemos dizer que eles agem de má-fé, mas o fato é que ganham dinheiro com isso."

Procurados pela reportagem, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC informaram que seus funcionários são orientados a dar as informações completas aos clientes. Os demais bancos não enviaram resposta.
Bancos lideram listas de reclamações

Em 2011, pela primeira vez em 12 anos, os bancos passaram as empresas de planos de saúde como o setor que mais teve reclamações no Idec. Também em 2011, o banco Bradesco ficou no topo da lista de queixas do Procon-SP, superando a Telefonica, que liderava a lista havia seis anos.

Para a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o aumento das queixas se deve "à elevação da base de clientes das instituições financeiras, ao maior grau de exigência dos clientes e ao crescimento no consumo de produtos como cartões de crédito".

Divulgação/Band
Datena posa no estúdio do "Brasil Urgente", na Band (agosto/2011)
Datena posa no estúdio do "Brasil Urgente", na Band (agosto/2011)

Durante o programa "Brasil Urgente" desta quarta-feira (28), o apresentador José Luís Datena comentou sobre a descoberta da polícia de que bandidos pretendiam sequestrá-lo nesta noite, no caminho de volta para casa.

"Eu só queria avisar esses bandidos sacanas que eu acredito muito em Deus e não tenho medo de vocês. Fui aconselhado pela polícia a ficar calado mas não consigo ficar de boca fechada", disse o apresentador.

De acordo com nota publicada pelo colunista do UOL Flávio Ricco, o crime aconteceria entre 20h30 e 21h, na rodovia Castelo Branco, entre os municípios de São Paulo e Osasco. A polícia alertou o apresentador e, através de um cruzamento de informações, chegou ao veículo que seria utilizado para o crime.

Datena disse que, se o sequestro fosse realizado, ele não daria o dinheiro de resgate. "Se me sequestrar vocês vão ter que me matar, vocês jamais terão o dinheiro de resgate. Primeiro porque eu não tenho, fiz tanta coisa errada na minha vida que não sobrou quase nada. Meus bens materias são poucos. E segundo que se eu tivesse dinheiro não daria para vocês, para comprarem armas e matarem pessoas".

O apresentador também aproveitou o programa para agradecer o trabalho da polícia, e alertou os bandidos: "Eu espero que se algum dia vocês realizarem algum ato como esse, que seja contra mim, olhando na minha cara [...], mas não toquem em um fio de cabelo da minha família que não vai ser bom para vocês".


Bernardo Huberman é diretor sênior do laboratório de computação da HP em Palo Alto, na Califórnia
Foto: Divulgação


RAFAEL MAIA

O cientista e pesquisador do laboratório de computação social da HP, Bernardo Huberman, acredita que a privacidade na internet como é conhecida hoje em dia está prestes a chegar ao fim. Para ele, em um futuro não muito distante, revelar um segredo em redes sociais somente acontecerá sob o pagamento em dinheiro. "Os usuários devem ser pagos para participar do Facebook e do Twitter, por exemplo", constatou em entrevista para o Terra.

A afirmação não é fruto do acaso. Huberman lidera uma pesquisa no centro da HP na qual identifica e estabelece a importância do usuário na construção e na consolidação de uma rede social. "Atualmente, uma empresa é capaz de conhecer os hábitos até mesmo quando as pessoas não estão conectadas a partir de um dispositivo", exemplificou.

As companhias de análise estratificam os dados e os transformam em tendências comerciais. Com isso, elas são capazes de projetar as horas em que um funcionário de uma empresa, por exemplo, está no banheiro ou almoçando por conta não somente da queda no tráfego online mas também das informações divulgadas na web.

"A questão é que elas são muito valiosas", afirmou o cientista em relação às informações fornecidas publicamente em site, que complementou que as pessoas ainda não têm a dimensão de como a divulgação de um livro recém-lido, por exemplo, pode ajudar a traçar o perfil do usuário. "As companhias vendem os dados dos usuários para empresas de marketing, que lucram toneladas de dinheiro em cima disso", afirmou.

Nada mais justo, portanto, de acordo com o cientista, que os usuários participem dos lucros das companhias - que se baseiam primordialmente nas pessoas, e não na tecnologia, para se tornar um sucesso digital. Esse é o caso, aliás, do próprio Facebook, que, com quase 900 milhões e usuários em todo o planeta, deve entrar na bolsa de valores em maio deste ano com um valor estimado de US$ 5 bilhões, sem nenhum centavo compartilhado com os usuários, às exceção do que responde pelo nome de Mark Zuckerberg.

Projetos que pagam o usuário já existem na web
A UberMedia, criadora de vários aplicativos populares de redes sociais (como o Echonfon), lançou a Chime.in. O diferencial da novidade, segundo o CEO da empresa, Bill Gross, é que ela trabalhará com um sistema para pagar os usuários pelos posts.

Além de recompensar os usuários, o sistema de pagamento usa o dinheiro como atrativo para que as pessoas participem dela ativamente - o que tem sido um problema para as novatas: atrair público. "Quando há dinheiro envolvido, você consegue um nível de seriedade que não existe se não há pagamento", afirma. O YouTube já aposta na mesma premissa, e paga aos usuários por conteúdos muito populares, na expectativa de que a qualidade dos vídeos seja o destaque. A prática também já foi testada pelo Blogger, do Google.

Um outro exemplo é a rede social espanhola TuyYou, que pretende oferecer uma comissão pelas compras realizadas pelos usuários recomendados. Além de uma plataforma de comércio eletrônico, o TuyYou permite compartilhar conteúdo e realizar contatos profissionais.


by HENRIQUE MARTIN on 24/03/2012

Preço da Nikon 1 J1 no Brasil ultrapassa os R$ 3 mil

Foto: ZTOP

A câmera acima é a Nikon J1, modelo de terceira geração que a fabricante japonesa lançou sem nenhum alarde no mercado brasileiro.

Por ser um modelo com preço médio sugerido nos Estados Unidos de US$ 650 (e já dá para achar mais barato), qual o valor, com impostos de importação, lucro da fabricante e do varejista e o tal ¿lucro Brasil¿ que você acha que J1 custa no nosso varejo?


Formato CXSensor CMOS AF de Alta Velocidade

10 qps Disparo Contínuo

Foto com Movimento
Experiência de Animação de Fotos com um Único Toque

Full HDVídeos 1080p

O revolucionário sistema Nikon 1 quebra todas as barreiras visuais
Inovação em tecnologia e design
Hoje, um único dispositivo de imagem é suficiente para registrar e compartilhar cada momento de uma vida incrível e conectada. A Nikon proporciona uma evolução na tecnologia de imagens, começando com o sensor CMOS AF de altíssima velocidade em formato CX recém desenvolvido da Nikon, que potencializa cada registro. Garanta a precisão da imagem através do novo sistema compacto de lentes intercambiáveis com Estabilização de Imagem (VR) e motores de foco automático de som reduzido, ambos desenvolvidos na tradição NIKKOR de excelência ótica.

Foco tão rápido quanto você

Capture toda a ação

Nenhum momento é perdido com uma câmera que acompanha o seu ritmo. Você que está sempre em movimento sabe que momentos que valem a pena compartilhar podem acontecer a qualquer instante. Não deixe que a sua criatividade seja prejudicada por uma velocidade de foco lenta; a Nikon 1 J1 apresenta uma incrível velocidade de 10 qps no modo de foco automático. Não perca nenhuma acrobacia do saltador desde o início do seu salto até o momento em que mergulha dentro da água. Mesmo uma ação rápida como esta é apresentada com clareza impressionante—graças a um incrível conjunto AF de 73 pontos que funciona continuamente para garantir que tudo fique mais claro e nítido.




Para os momentos que merecem mais

O recurso Foto com Movimento traz vida as suas fotos
Certos momentos da vida evocam emoções que não conseguem ser representadas em apenas uma fotografia. Quer se lembrar do que sentiu ao assistir uma onda quebrando nas rochas ou os fogos de artifício explodindo no céu? Faça esses momentos ganharem mais vida através do novo recurso de Foto com Movimento. Revele a essência do que não se pode ser registrado em uma única foto.

Compartilhe uma experiência mais rica

Registre simultaneamente vídeos em Full HD (1080p) e fotos
Haverá momentos em que você está gravando um grande vídeo e surge a oportunidade perfeita para capturar aquela foto única. Faça as duas coisas ao mesmo tempo! Comece sua gravação de vídeo com um simples toque no botão. Surgiu um foto incrível? Pressione o obturador, mesmo estando no modo de gravação. O Foco Automático mantém tudo nítido, trabalhando dobrado para registrar simultaneamente fotos e vídeos. Expanda suas criações multimídia através do recurso de câmera lenta. Para os momentos em que apenas as fotos não são suficientes, a sua família e os seus amigos irão apreciar as suas expressões ganharem mais vida.




Consiga o melhor daquilo que você vê

Deixe a câmera fazer todo o serviço através do Seletor de Foto Inteligente
A Nikon 1, para as ocasiões em que se deseja que a câmera possa capturar momentos incríveis e espontâneos. Fotos borradas ou com pouca iluminação? Quantas fotos onde alguém estava com os olhos fechados? Com apenas um toque e através do Seletor de Foto Inteligente, não existe mais fotografias imperfeitas. Consiga o melhor daquilo que você vê. Envolva-se no momento e deixe a câmera fazer todo o serviço por você.


Criatividade ampliada com as Lentes 1 NIKKOR

Ótica compacta, leve e de alto desempenho
Expanda a sua criatividade, escolha entre uma variada seleção de lentes, incluindo uma criada especialmente para a gravação de vídeos. Projetada para uma troca de lente rápida e fácil, fique a postos para fotografias inesquecíveis. Sua característica compacta traz junto à portabilidade, seja usando uma lente de distância focal fixa (de 10mm) ou uma lente telefoto (de 30-110mm). As lentes 1 NIKKOR apresentam Redução de Vibração (VR) para manter fotos mais nítidas, ampliando uma herança de precisão simbolizada pela durabilidade, qualidade superior de imagem e excelência ótica.


Processador EXPEED 3

O EXPEED 3 é o marco culminante de anos de dedicação ao avanço das tecnologias de imagem digital. No coração da Nikon 1 está o EXPEED 3, com processadores duplos de imagem, para proporcionar um desempenho de sistema impressionante, processamento de alta velocidade, foco automático com detecção de fase, tecnologia de ponta e taxas mais rápidas de transferência de dados. Testemunhe a impressionante qualidade de imagem, a reprodução de tons e o foco automático avançado, tudo em velocidade sem precedentes.
Luz baixa

O avançado e inovador sensor CMOS AF de altíssima velocidade da Nikon, amplo alcance de ISO e a opção de selecionar a lente que melhor se ajusta a sua necessidade, permite o maior controle sobre a iluminação desejada. Produza fotos impressionantes mesmo em ambientes sombrios. Recorra apenas à luz ambiente e abra as portas para novas possibilidades, seja na pista de dança, um lindo pôr-do-sol ou momentos a luz de velas.

Tela LCD

Confira toda a sua criatividade: enquadre e compartilhe as suas criações na colorida e nítida tela LCD de 3". Uma tela de resolução ultra-alta (460 mil pontos) para precisão na visualização de cada detalhe. Revestimento antibrilho proporciona fácil visualização de fotos e vídeos HD, mesmo ao ar livre.
Simplicidade intuitiva

Acesso fácil a recursos avançados é a marca do sistema Nikon 1. Com comandos e botões ultra-intuitivos, menu fácil e lente de rápida fixação, seus pensamentos e visões serão mais aguçados do que nunca. Até mesmo avançados recursos para fotos e vídeos podem ser selecionados com a facilidade de um único toque.




Rede disse que exclusão pode ter ocorrido por razões técnicas e vai investigar
Foto: AFP

O Facebook excluiu a página de um grupo de arte gay espanhol depois da publicação de uma foto em que dois homens aparecem se beijando na boca. A imagem, de autoria do artista Juan Hidalgo, estava sendo usada pelo grupo para uma iniciativa intitulada "Gay Arts Looks For A Home" (a arte gay procura um lugar, na tradução do inglês). As informações são do jornal Daily Mail.

O organizador da iniciativa, Pablo Peinado, que quer construir um museu para a arte gay na Espanha, disse ao jornal El País que, para o Facebook, a imagem deve ser considerada delicada, já que o site exclui fotos que julga serem inapropriadas. O Facebook afirmou, no entanto, que a exclusão pode ter sido por razões técnicas, e disse que abriu uma investigação sobre o caso.




O sertanejo ficou conhecido com a dupla João Mineiro e Marciano
Foto: Reprodução


O cantor sertanejo João Mineiro morreu no final da noite deste sábado (24), no hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, no interior de São Paulo. João Mineiro tinha 76 anos e estava internado na UTI após uma cirurgia para retirada da vesícula.




O sertanejo ficou conhecido com a dupla João Mineiro e Marciano, a parceria durou 18 anos e rendeu até um programa de TV. A dupla se seuparou em 1993. Nos últimos anos, João Mineiro fazia dupla com Mariano.

A cerimônia de despedida do cantor começará na manhã deste domingo no velório municipal Adamastor Fernandes, em Jundiaí. O corpo de João Mineiro será enterrado na segunda-feira em sua cudade natal, Andradas, no sul de Minas Gerais.

Sertanejo de raiz
Referência no gênero sertanejo, João Sant'Angelo fez história da música brasileira ao lado de José Marciano com a dupla João Mineiro e Marciano. João Mineiro, que iniciou sua carreira como humorista, fundou a parceria com seu companheiro durante a década de 70.

O primeiro lançamento veio em 1973. Do registro saíram canções como Filha de Jesus e Chovisco da Madrugada. O sucesso da dupla atravessou os anos 80, ganhou programa na TV e culminou em uma turnê nos Estados Unidos, em 1990, e a gravação de um disco em espanhol, em 1991. A dupla terminou sua parceria em 1993.

Após isso, João Mineiro seguiu na música, mas com a dupla João Mineiro e Mariano. Marciano seguiu carreira solo.



Papa fala para fiéis no México
Foto: AP


Entre 600 mil e 700 mil pessoas participaram nesta sexta-feira da recepção ao Papa Bento XVI no estado de Guanajuato, no centro do México, segundo o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

No trajeto de 34 km entre o aeroporto de Silao e o Colégio de Miraflores, na cidade de León, onde Bento XVI passará a noite, uma multidão saudou o Papa agitando bandeiras amarelas e brancas, as cores do Vaticano.

Bento XVI ficou "muito impressionado com a alegria e o número de pessoas presentes", assinalou Lombardi em entrevista coletiva. Esta manifestação "é algo característica dos mexicanos (...) que o Papa aprecia muito".

Em sua viagem ao México, Bento XVI visitará três cidades: León, Silao e Guanajuato, capital do estado do mesmo nome e uma das regiões mais católicas do país.

O padre Lombardi destacou que o Papa, 84 anos, suportou bem as 14 horas de viagem "e está com uma condição (física) fantástica".

ROSA TANIA VALDES - REUTERS

Cuba iniciará neste ano estudos clínicos para testar em humanos uma vacina terapêutica contra o vírus HIV, que causa a Aids, disse uma pesquisadora na terça-feira.

A vacina chamada Teravac-HIV-1, desenvolvida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB, na sigla em espanhol), deve ser testada ainda neste ano em cerca de 30 cubanos soropositivos, disse à Reuters a diretora de pesquisas clínicas da instituição estatal, Verena Muzio.

Ela explicou que serão envolvidos pacientes que ainda não desenvolveram os sintomas da Aids, embora tenham o vírus.

Desde 1986, a ilha registrou 15.284 casos de contaminação pelo HIV, numa população que hoje totaliza 11,2 milhões de habitantes. A prevalência do vírus é de 19 casos a cada 10 mil pessoas. Os soropositivos cubanos recebem gratuitamente tratamentos antirretrovirais produzidos localmente.

Os cientistas vinculados ao projeto alertaram contra qualquer excesso de expectativas com a vacina, esclarecendo que o projeto ainda está em sua primeira fase, e sua eficácia só poderá ser comprovada daqui a vários anos.

"Há muitos pesquisadores do mundo inteiro tentando obter vacinas desse tipo, e realmente não se chegou a nenhuma com resultados, digamos, satisfatórios... Nossa aspiração é que funcione, mas realmente falta muito tempo para poder demonstrar sua eficácia como produto", disse Muzio.

O setor biotecnológico representa uma importante fonte de divisas para a frágil economia cubana. O país vende 38 medicamentos a cerca de 40 países, por um valor que superou 350 milhões de dólares em 2008, último ano com cifras disponíveis. A quantia representa um pouco mais de 10 por cento das exportações nacionais.

O CIGB pretende ampliar seu faturamento com exportações para cerca de 500 milhões de dólares anuais nos próximos cinco anos.

Entre os produtos já oferecidos há vacinas contra meningite B e C, leptospirose e febre tifoide. Vacinas contra câncer de colo do útero, próstata e ovário estão atualmente em fase de testes clínicos, e uma provável vacina contra a dengue está sendo testada em animais.

Humorista estava internado em estado delicado desde dezembro; ele tinha 80 anos

Cristina Padiglione - O Estado de S. Paulo


Morreu na tarde De sexta-feira, 23, o humorista Chico Anysio. Internado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro desde o dia 22 de dezembro de 2011, o humorista teve sua morte confirmada às 14h52 em decorrência de falência múltipla de órgãos, pela assessoria do hospital. Aparentemente abalada, a assessora de imprensa do humorista, Luciana Sander, também confirma a perda.


Chico deu vida a memoráveis personagens
Divulgação


Chico Anysio que havia sido diagnosticado com pneumonia, apresentava também complicações renais e, de acordo com o último boletim médico ele passou por hemodiálise e respirava com ajuda de aparelhos.


Cearense nascido em Maranguape, em 12 de abril de 1931, Francisco Anysio de Oliveira Paula assumiu a identidade de dezenas de personagens - só para citar alguns, Professor Raimundo, Bozó, Painho, Coalhada, Alberto Roberto, Justus Veríssimo, Salomé, Bento Carneiro, Pantaleão, Nazareno, Haroldo e Azambuja -, mas foi sobretudo como Chico Anysio que fez fama.

Fazia mais de ano que Chico exibia saúde frágil, sem contudo se render ao sedentarismo. Morando em São Paulo, com sua sexta mulher, a gaúcha Malga di Paula, de 40 anos, frequentava a ponte aérea desde o início de 2010, graças à decisão da Globo de finalmente reabrir a tampa do caixão de Bento Carneiro, o Vampiro Brasileiro. Depois da primeira internação de lá para cá, trocou o Vampiro pela gaúcha Salomé pela comodidade da cena, sempre estática, ao lado do telefone.

Eram participações no Zorra Total, nada perto de ter um programa só seu, como acontecia desde os primórdios da TV, até o ano 2000, quando foi confinado à geladeira da Globo. Até lhe dar uma vaga no calendário de especiais de fim de ano, em dezembro de 2009, a direção da emissora contou 9 anos privando o telespectador de suas piadas. O freezer foi resultado de algumas entrevistas dadas por Chico na época (leia na página ao lado). Foram declarações que lhe renderam longo exílio do vídeo, embora a Globotentasse camuflar o castigo, aqui e ali, com participações esporádicas do humorista em minisséries e novelas. A última foi Caminho das Índias, também em 2009, como pai de Radesh (Marcius Melhem).

Ainda em 2009, Chico dublou o adorável ranzinza Karl, protagonista da animação vencedora do Oscar Up - Altas Aventuras. Também podia ser apresentado como compositor, escritor ou pintor, tendo protagonizado várias exposições de seus quadros. Nas suas contas, criou 209 personagens, alguns para outros atores - caso do inesquecível Primo Rico, com Paulo Gracindo, em dueto com Brandão Filho.

A carreira começou na Rádio Guanabara, no Rio, para onde a família Anysio de Paula se mudou quando Chico tinha 8 anos. Tornou-se vascaíno, só para contrariar, porque o pai era botafoguense e eles moravam perto do Fluminense, o clube onde fez amigos, cresceu e jogou bola à vontade.

Jogou até o dia em que, esperado para uma partida, foi em casa buscar o tênis e deu de cara com a irmã Lupi, que naquele instante saía com um amigo para ir fazer um teste naRádio Guanabara. “Vou junto”, disse Chico. Aprovado para radioator e locutor, dizia sempre que tinha virado ator porque esquecera o tênis.

Mas a percepção de que poderia se dar bem no rádio já existia. Àquela altura, Chico já havia vencido vários concursos de calouros graças ao talento de imitar vozes famosas, entre locutores e artistas. Fazia Oscarito, Saint Claire Lopes, Rodolfo Mayer, James Manson, James Cagney e Luiz Jatobá. Passou ainda pela Rádio Mayrink Veiga.

“Ele sempre foi calado, na dele, nunca foi de exibições. Geralmente, todo comediante é meio contido, né?”, afirmou, em abril (por conta dos 80 anos de Anysio) o também humorista Lúcio Mauro, amigo desde os tempos da Rádio Clube de Pernambuco, antes da vinda para o Rio, e companheiro de cena no antológico quadro do personagem Alberto Roberto - “Sou, mas quem não é”, dizia o bordão.

Na era da chanchada no cinema nacional, nos anos 50, chegou a escrever e a atuar em filmes da Atlântida. Estreou na TV em 1957 pela TV Rio, com o Noite de Gala. Em 59, estreou no programa Só Tem Tantã, mais tarde batizado como Chico Total. Pisou na Globo em 1968 e lá ficou.

Carlos Manga, amigo e seu diretor nos primórdios da TV, nunca quis ouvir falar em exagero. “O Boni sempre disse que ele seria um fenômeno se tivesse nascido nos Estados Unidos. Pois eu digo: se Chico Anysio tivesse nascido na Inglaterra, ele seria o Chaplin!”,comparou, em entrevista ao Estado, em abril passado. Foi Manga quem teve a ideia de aproveitar o recém-chegado videotape para fazer Chico se desdobrar em personas. “Eu vi aquela máquina no corredor da TV Rio e quando me contaram do que se tratava, pensei logo no Chico. ‘E se eu te disser que posso botar você para contracenar com você mesmo?’, perguntei a ele”, contou Manga. Nascia ali, em 1960, o Chico Anysio Show.

Livro. Casado por seis vezes, e isso não era piada, lançou o livro Como Salvar seu Casamento, que ensinava ao leitor dicas sobre uma boa relação. Mais 20 livros fecham a coleção de títulos lançados por ele no mercado editorial, entre biografias e anedotas.

Deixou 10 netos e 9 filhos: o ator Lug de Paula (da atriz e comediante Nancy Wanderley), o também ator e comediante Nizo Neto e o diretor de imagem Rico Rondelli (da atriz e vedete Rose Rondelli), André Lucas, adotado, o DJ Cícero Chaves (da ex-frenética Regina Chaves), o ator, escritor e comediante Bruno Mazzeo (da ex-modelo e atriz Alcione Mazzeo), além dos caçulas Rodrigo e Vitória (da ex-ministra Zélia Cardoso de Mello). Irmão da atriz Lupe Gigliotti e do cineasta Zelito Viana, era tio da diretora Cininha de Paula do ator Marcos Palmeira.

Em agosto de 2010, o humorista participaria dos Encontros Estadão & Cultura, sobre os 60 anos de TV no Brasil, mas estaria no Rio e concordou em enviar antecipadamente uma pergunta para a discussão do dia: “Todas as TVs se fizeram grandes através do humor, mesmo hoje os seus maiores índices são conseguidos com programas de humor. Por que não são feitos mais programas de humor, quando temos um time de mais de 50 excelentes comediantes?”. O assunto entrou em debate, sem que chegássemos a uma resposta.

Há dois anos, eram os novos comediantes que dirigiam uma pergunta a Chico: Por que ele estava fora do ar? Era a campanha “Volta, Chico”, encabeçada por Vesgo e Ceará, doPânico na TV, pela RedeTV! “Talvez a Rede Globo esteja achando que eu já tenha feito por ela o suficiente e que eu deva ter um pouco de descanso. Eu não estou querendo esse descanso”, disse Chico, ao ser abordado por Vesgo e Ceará. A cena está no YouTube.

Em dezembro de 2009, quando a direção da Globo se rendeu ao mestre e lhe abriu uma vaga entre os especiais de fim de ano, viu-se, por cerca de uma hora, personagens das mais diversas etnias, estirpes e épocas a contracenar, todos na pele de Chico. Graças a recursos que Pantaleão não conheceu em seu tempo, Chico dialogou consigo mesmo em todas os quadros, reunindo mais de uma dezena de tipos na sala do professor Raimundo.

Na ocasião, ao vestir o figurino da gaúcha Salomé, figura íntima de João Batista (o Figueiredo, bem entendido, último presidente do regime militar no Brasil), telefonou para Luiz Inácio, ainda presidente da República, e ouviu uma voz feminina do outro lado da linha: “Dilma?”, perguntou, antevendo a eleição da atual presidente.

Jejum forçado. O especial fez eco e foi aí que a Globo resolveu resgatar Chico para oZorra Total. Era o fim do jejum promovido pela Globo, ação endossada pela emissora em comunicado oficial, em2000, logo após uma entrevista do humorista à revista Isto É, com críticas ao novo modelo de gestão da emissora, a diretores e colegas. “Pela primeira vez, em 47 anos de TV, trabalho numa casa onde ninguém tem acesso à pessoa que nos dirige”, disse, sobre a então diretora-geral Marluce Dias da Silva, que substituíra José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

A Globo reagiu em nota: “Chico Anysio sistematicamente usa a imprensa para desrespeitar os telespectadores ao se manifestar de forma desabonadora com relação à empresa e seus colegas. (...) O artista vem se comportando de modo incompatível com os padrões éticos e de qualidade da emissora, o que exige a suspensão de sua participação na grade de programação. A TV Globo estuda outras medidas a serem tomadas em função desses acontecimentos.”

No dia seguinte, Chico rebateu, também em nota: “Sou um artista que, em 53 anos de profissão, sempre expressei livremente meu pensamento sem intenção de desrespeitar ninguém, muito menos a Rede Globo, onde trabalho há mais de três décadas, tendo excelente e respeitoso relacionamento, principalmente com a alta cúpula, a quem sempre rendi homenagens como o melhor empregador que já tive. Como artista, meu único patrimônio é meu direito de pensar e dizer, já que, por ser um criador, isto é uma qualidade inata. A este patrimônio não renuncio, mesmo em tempo de censura, como agora. (...) Estou tentando compreender os motivos que levaram a Rede Globo a agir desta forma que muito mais pune a ela do que a mim.”

A Globo o manteve sob contrato, evitando sua ida para outros canais. Para cerrar cortinas e encerrar qualquer discussão sobre as vertentes de humor e seus estilos, vale a frase do mestre: “Para mim, há dois tipos de humor: o engraçado e o sem graça. E eu fico com o primeiro”.

(COM INFORMAÇÕES DA CENTRAL DE NOTÍCIAS)

Imunologista faleceu em consequência de complicações de um transplante de fígado

estadão.com.br 
O imunologista Júlio César Voltarelli, um dos mais importantes pesquisadores em células-tronco do Brasil, morreu nesta quarta-feira, 21, aos 63 anos em consequência de complicações de um transplante de fígado. O cientista, que tinha hepatite tipo C, passou pela cirurgia na semana passada, no hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC).

Hospital das Clínicas da FMRP/USP/Divulgação
Júlio César Voltarelli era professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP


Voltarelli era professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e foi pioneiro no país nas pesquisas com células-tronco principalmente para o tratamento de diabetes tipo 1 e outras doenças auto-imunes, como lúpus. Seus estudos foram publicados em periódicos científicos de relevância internacional.

A prefeitura de Ribeirão Preto decretou luto oficial de três dias. O corpo será velado nesta quinta-feira, 22, a partir das 12 horas, no Espaço Cultural do Campus Ribeirão Preto. O sepultamento será na cidade de Cedral, na região de São José do Rio Preto.


Charlie Sheen (Two and Half Men), Jim Parsons (The Big Bang Theory) e Simon Baker (The Mentalist). Foto: Reprodução


ATENÇÃO! Há informações que poderão ser consideradas spoilers!

A emissora americana CBS divulgou hoje o calendário dos episódios finais de suas séries. E resolveu dar um pequeno presente ao público: a sinopse de cada último episódio. Confira a lista:

Domingo, 8 de abril
CSI Miami – Quando um dos grandes inimigos da equipe de CSI é morto, Horatio precisa investigar qual membro do time pode ser o suspeito do crime

Domingo, 29 de abril
The Good Wife – A equipe de Lockhart & Gardner encara seu maior desafio quando a advogada Patti Nyholm (Marta Plimpton) retorna e une forças com Louis Canning (Michael J. Fox) colocando a firma de Alicia em risco de falência.

Segunda, 7 de maio
2 Broke Girls (episódio de 1 hora) – Max e Caroline vão a um evento de gala em Manhattan para apresentar o negócio de cupcakes à famosa Martha Stewart.

Terça, 8 de maio
Unforgettable – Seguindo a trilha do assassino de sua irmã, Carrie retorna a cidade de Syracuse, onde o matador pode ter feito outra vítima.

Quarta, 9 de maio
CSI – Quando um amigo do xerife se torna o principal suspeito do assassinato da esposa, a investigação chega a um nível político, e acaba revelando a verdade por trás da conturbada história entre Russell e Finlay. Além disso, um antigo inimigo do time reaparece.

Quinta, 10 de maio
The Big Bang Theory – Wollowitz realiza os preparativos finais antes de ir para o espaço.

Sexta, 11 de maio
CSI: NY – Ao ser baleado, Marc se vê em um limbo enquanto luta para sobreviver.
Blue Bloods – Frank corre contra o tempo quando descobre que há suspeitas de um ataque terrorista, mas sem nenhuma indicação de hora e local.

Segunda, 14 de maio
How I Met Your Mother (1 hora) – No dia do casamento de Barney, a esposa dele é finalmente revelada, e a turma começa a relembrar o dia em que encorajou Ted a seguir o seu coração e ir atrás de quem foi embora.
Mike & Molly – Será que finalmente Mike e Molly chegarão ao altar?
Two and a Half Men – Jake se forma no colegial e toma uma grande decisão sobre o que fará com sua vida.
Hawaii Five-0 – O time parte para caça a um criminoso depois que alguém do time é morto.

Terça, 15 de maio
NCIS – O terrorismo sacode os alicerces da Marinha. Gibbs e o time serão surpreendidos por algo que irá devastá-los.
NCIS: Los Angeles (2 horas) – A equipe de L.A. é levada a um perigoso jogo mental contra um mestre no crime motivado por vingança.

Quarta, 16 de maio
Criminal Minds (2 horas) – Quando um banco federal está sob ataque, a equipe é chamada para negociar a soltura dos reféns. A situação fica mais tensa quando alguém do time torna-se refém. O episódio também marca a saída de Emily Prentiss (Paget Brewster).

Quinta, 17 de maio
Rules of Engagement – Jen resolve organizar o chá de bebê de Audrey, mas coloca a data errada no convite. Russell faz grandes conquistas quando decide desistir das mulheres.
Person of Interest – Durante uma ação, Reese será forçado a confiar na ajuda de Finch, Carter e Fusco para combater o FBI, policiais corruptos e antigos inimigos.
The Mentalist – Após mais uma tentativa falha de derrotar Red John, Patrick Jane chega ao fundo do poço, encontra uma amante e atira (!!!) em alguém da equipe.


Cantora foi encontrada morta na banheira de um hotel em Los Angeles em 12 de fevereiro

Com informações da Reuters

Phil McCarten/ Reuters
A cantora Whitney Houston, que morreu em 12 de fevereiro

A cantora Whitney Houston morreu de um afogamento acidental devido aos efeitos do uso de cocaína e doença cardíaca, informou nesta quinta-feira, 22, um porta-voz do departamento legista de Los Angeles.

Houston, de 48 anos, foi encontrada morta na banheira de um quarto de hotel em Beverly Hills no dia 12 de fevereiro, na véspera da entrega dos prêmios Grammy. A cantora participaria de uma festa organizada pelo produtor Clive Davis, que a estava ajudando a se reerguer musicalmente.

Filha da cantora de soul Cissy Houston, Whitney chegou ao auge logo com o primeiro álbum, Whitney Houston (1985) e emplacou sete singles no topo da parada norte-americana na segunda metade dos anos 1980. Na década seguinte, regravou I Will Always Love You, canção de Dolly Parton, e fez sucesso também no cinema com o filme O Guarda-Costas, ao lado de Kevin Costner.

Casada com o rapper Bobby Brown, desde 1992, a cantora passou a ter problemas com álcool e drogas e virou manchete, nos 2000, de jornais e revistas que mostravam sua degradação. A cantora deixou uma filha, Bobbi Kristina, de 19 anos, fruto de seu relacionamento com Brown, que terminou em 2006.

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget