Reprodução facebook

Muito provavelmente você já viveu a situação de tentar fechar a porta do banheiro para desfrutar de um momento de privacidade, mas, justo nesta hora o seu gato tentar entrar junto. Ou quem sabe, tenha observado, ao retornar à casa depois de um longo dia de trabalho, rastros de seu felino nesse cômodo. Com certeza você sabe que seu bichano te ama e gosta de sua companhia, mas será realmente este o motivo dele te seguir? Se você quer descobrir porque o seu gato te segue quando vai ao banheiro, o site Perito Animal lhe convida a continuar lendo essa matéria com todos os detalhes sobre o assunto.

Reprodução facebook

Meu gato me segue no banheiro: causas mais comuns
Os gatos podem acompanhar seus tutores quando vão ao banheiro por motivos diversos: por que sentem calor, por que querem tomar água, por que estão entediados ou simplesmente por que querem aproveitar a sua companhia ou divertir-se com novos “brinquedos”.

Reprodução facebook

Se você passa muito tempo fora de casa, provavelmente seu gatinho quer desfrutar cada momento de sua presença em casa. Então poderá não apenas lhe seguir ao banheiro, mas também vai querer dormir junto a você e até, em cima de você. Além de que, sempre irá pedir carinho quando você chegar em casa. É um sinal claro de que lhe ama e de que desfruta da sua companhia.

Reprodução facebook

Se faz muito calor, seu gato pode entrar no banheiro em busca do azulejo frio para se refrescar, deitar e descansar tranquilamente. Geralmente o banheiro é o ambiente mais fresco da casa, já que costuma ficar em uma região de menor incidência de raios solares. Vale a pena lembrar que, sobretudo durante o verão, devemos estar atentos para evitar os golpes de calor.

Reprodução facebook

Seu gato também pode te seguir ao banheiro para tomar água fresca. Mesmo que deixemos água em seu bebedouro, é provável que fique quente facilmente, principalmente nos dias de mais calor. Para evitar que isso ocorra, podemos dispor de uma fonte de água para gatos, que são encontradas em lojas especializadas em animais de estimação (pet shop).

Reprodução facebook

Um banheiro, muitas aventuras
Se você já reservou alguns instantes para observar como o seu gato se entretém durante horas e horas com uma simples sacola de plástico ou caixa de papelão, seguramente compreende que sua imaginação e energia podem transformar objetos simples e do cotidiano da casa em um autêntico parque de diversões. Da mesma forma, as instalações de nosso banheiro, que para a gente parece muito comum, para eles podem oferecer a possibilidade de verdadeiras aventuras. Os móveis, produtos, acessórios e objetos do banheiro são totalmente novos para os sentidos de nossos gatos e naturalmente despertam uma grande curiosidade, inerente à natureza felina.

Reprodução facebook

O rolo de papel higiênico se transforma em um brinquedo com movimentos desafiantes. As toalhas são verdadeiras tentações para arranhar, brincar ou simplesmente jogar ao chão para transformar-se em uma cama confortável. Os armários são excelentes esconderijos e as estantes ótimas para escalar e proporcionar uma visão privilegiada desde a altura. E tudo isso sem mencionar que o bidê, o vaso sanitário, a pia, a banheira e até os ganchos para as toalhas, forma um autêntico circuito de obstáculos que nosso gato aproveita para praticar seus majestosos saltos e acrobacias aéreas. Dessa forma, é possível que seu gato lhe acompanhe no banheiro não apenas para desfrutar de sua companhia, mas também para passar um período de entretenimento com seus “brinquedos novos”. Caso este seja o verdadeiro motivo, provavelmente lhe surpreenderá em mais de uma oportunidade entrando sem você no banheiro, cada vez que deixe a porta aberta.

Reprodução facebook

Você está dando a devida atenção à estimulação do seu gato?
Quando estão entediados, os gatos podem nos seguir para todos os lados simplesmente para se entreter, chamar nossa atenção ou nos convidar a brincar com eles. Também pode acontecer de entrarem no banheiro para encontrar objetos (que para eles são brinquedos) que estimulem seu corpo e mente. Nesses casos, tal comportamento é um alerta de que nosso gato precisa de mais estímulo. Para isso, podemos enriquecer o seu ambiente com brinquedos, acessórios e complementos que os permita exercitarem-se e manterem-se entretidos também quando não estamos em casa. Você pode encontrar muitas opções nas lojas especializadas ou optar por fazer você mesmo brinquedos reciclados e arranhadores caseiros, que resultam muito simples, econômicos e divertidos.


Reprodução facebook

Lembre-se de que a falta de estimulação (ou estimulação deficiente) está entre as prováveis causas do aumento da agressividade nos gatos. Um felino que se diverte, brinca, gasta energia e se cansa diariamente, tem menor probabilidade de desenvolver comportamentos associados ao estresse e ao tédio. Se você observar qualquer sintoma de estresse ou tédio, ou perceber mudanças no comportamento de seu bichano, não tenha dúvidas em consultar imediatamente a um veterinário de sua confiança. Diante de uma conduta pouco usual, é indispensável descartar possíveis causas patológicas.

Reprodução facebook

Cuidado com os produtos de limpeza e cosméticos no banheiro
Não estranhe se deixar a porta de seu banheiro aberta e depois se deparar com vários rastros de diversão felina ali dentro. Seu gato se sentirá naturalmente atraído por aromas, texturas e formas diferentes que se encontram nos banheiros e em outros cômodos da casa. Não obstante devemos ter muito cuidado com os produtos que deixamos a seu alcance. Lembre-se que a maioria dos produtos de limpeza possuem substâncias que provocam irritação ou são tóxicas para nossos animais de estimação. E os cosméticos e artigos de higiene pessoal como xampu, sabonete ou cremes, não estão aptos ao consumo.

Reprodução facebook

Para garantir a segurança de nossos bichanos durante nossa ausência, o ideal é deixar a porta do banheiro bem fechada. Também é indispensável conservar fora do alcance de crianças e animais os produtos de limpeza, cosméticos, venenos, inseticidas, assim como todos os artigos que não estão aptos para a ingestão ou ara o contato com a pele, olhos e mucosas.

Reprodução facebook

Te incomoda que seu gato te siga até o banheiro?
Mesmo amando profundamente nossos bichanos, é muito incomodo não dispor de total privacidade em momentos como a ida ao banheiro. Por isso, se não te agrada que seu gato te siga ao banheiro e prefere ficar sozinho nesse momento de intimidade, poderá ensiná-lo que este ambiente não é apto para ele.

Reprodução facebook

Tenha em mente que os gatos são animais muito inteligente e bem orientados podem ser facilmente treinados para se adequarem às condutas da vida eu seu lar. Com paciência, dedicação e reforço positivo, é possível adestrar um felino e evitar comportamentos que ponham em risco sua própria saúde. Nesse caso concreto, como já mencionado, é fundamental proporcionar o ambiente diverso e equipado nos espaços em que os amimais podem frequentar na casa, e não dar atenção ao bichado quando o siga ao banheiro. Além disso há de checar se realmente não se trata de um problema de estresse ou estimulação deficiente.

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook

Reprodução facebook