Fonte da imagem: Mundodageografia

Acima você vê as grandes marcas do ramo alimentício e suas sub-marcas, mas as marcas mais valiosas do mundo não estão no ramo de alimento. 

Qual a marca mais valiosa do mundo? De acordo com a Fortune, o Google ultrapassou a Apple nessa disputa. Essa é uma resposta relativamente fácil de encontrar, pois essa medição é feita periodicamente por veículos que cobrem economia e negócios. Mas qual é a marca mais valiosa de cada país? Qual a do Brasil? Petrobrás? Itaú? Bradesco? Rede Globo? Biscoitos Globo?

O site How Much responde a essa pergunta da melhor maneira possível: com um mapa. Eles utilizaram dados da Brand Finance para elaborar essa ilustração, com as dimensões geográficas dos países seguindo a proporção do valor de sua principal marca.

Os Estados Unidos (Google, claro) seriam o maior país do mundo, mas a China ficaria atrás dos vizinhos Coreia do Sul (Samsung) e Japão (Toyota). A Holanda (Shell) está na frente de França (Orange), Itália (Enichem) e Reino Unido (Vodafone). E o Brasil? Bem, o Itaú nos deixaria atrás do México (Pemex) como maior nação latino-americana.

Em relação a atividades econômicas, os bancos dominam, com oito empresas como maior marca de nações. Em seguida está o setor petrolífero/energia, com sete. A internet tem apenas um, nos EUA, mas isso é compreensível: a maior parte das potências da área são norte-americanas e ficam ofuscada pelo Google.


Via: Rodinia