04/12/18

© NASA Lua NASA

A Lua está sempre presente no dia a dia dos terráqueos, mas ainda há muitos mistérios a serem desvendados a seu respeito. Todavia, a vontade de explorar o espaço é incansável, e graças ao Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, muitas novas informações sobre a evolução e estrutura do satélite natural da Terra estão vindo à tona, além de ajudarem os planejadores de futuras missões relacionadas.

Um vídeo publicado pela NASA no YouTube, inclusive, apresenta mais uma meia dúzia de locais de interesse localizados na Lua. O melhor de tudo é que a resolução está em 4K – e grande parte desse feito é graças ao próprio LRO. Por meio de uma publicação no Tumblr, a NASA também destacou sites individuais para que os curiosos de plantão se aprofundem em sua geologia, morfologia e significado.

O orbitador LRO não é exatamente uma novidade, já que vem circulando a Lua desde 2009. Em sua página do Tumblr, a NASA comenta que em seu nono ano de funcionamento, a espaçonave e os dados enfatizam a importância da coleta de informações a longo prazo – ainda mais considerando que o LRO foi projetado para uma missão de apenas um ano.

“Graças a suas muitas órbitas ao redor da Lua, conseguimos expandir a ciência lunar das missões Apollo enquanto abrimos caminho para futuras explorações. E conforme a missão continuar a coletar dados, ela nos proporcionará muito mais oportunidades de fazer um tour pela nossa Lua”, alegou a NASA em sua nota. Através do LRO, muitas regiões de gelo também foram descobertas em áreas permanentemente sombreadas da Lua, normalmente localizadas dentro de crateras e cavernas abrigadas.



Ele ainda fornece dados de elevação e mapeamento mineralógico que auxilia cientistas a entender melhor a idade das crateras, bacias de lava e outros elementos encontrados no satélite natural; e por fim, atua como uma sentinela para futuras missões humanas – um papel que voltou a estar em foco para a NASA quando, no final de 2017, o governo Trump requisitou que a organização votasse à Lua antes de viajar para Marte.
Muitas possibilidades

De acordo com o narrador do vídeo que demostra um verdadeiro tour lunar em 4K, futuras missões de aterrissagem podem tirar proveito de picos de montanhas ou bordas de cratera no polo norte da Lua. Ao ampliar os pontos com exposição solar consistente, os planejadores de missões podem alocar painéis solares que servirão de auxílio em futuras explorações com humanos.

Outro possível local de pouso para os astronautas é o Planalto Aristarchus, um antigo viveiro vulcânico com uma grande e brilhante cratera; afinal, segundo o infravermelho da LRO, foi identificada a existência de minerais nesta região, tais como o silicato, piroxena e o plagioclásio – elementos que entregam indícios sobre quais materiais vulcânicos estiveram presentes há muito tempo. A NASA afirma que “a região é coberta por rochas de erupções vulcânicas, e a grande estrutura semelhante a um rio é na verdade um canal feito de um fluxo de lava antigo”.

Os dados coletados pelo LRO não apoiam apenas missões futuras, todavia. Como a própria NASA já comentou em sua publicação, a espaçonave também forneceu mais informações sobre as aterrisagens passadas do programa Apollo, que aconteceram entre 1969 e 1972. O LRO foi capaz de imaginar os vários locais de aterrissagem, bem como os locais de queda da terceira etapa do poderoso foguete Saturn V, responsável por elevar os humanos à Lua.

© Fornecido por Unilogic Media Group Ltda Durante a época de Apollo, alguns astronautas pisaram na Lua, mas, infelizmente, após a missão Apollo 17 em 1972, a explorão lunar foi abandonada para dar…

Pistas a respeito da presença dos doze astronautas e dos módulos lunares dos mesmos também podem ser vistas durante o vídeo. “Os novos dados que o LRO está reunindo nos ajudam a reinterpretar a geologia de lugares familiares, dando aos cientistas uma melhor compreensão da sequência de eventos no início da história lunar”, afirma o narrador.

Fonte: Space
Jessica Pinheiro

CEO da rede reconheceu que empresa 'não fez o suficiente' para evitar danos

CEO do Facebook Mark Zuckerberg chega a reunião com senador Bill Nelson - ALEX WONG / AFP

WASHINGTON — O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse ao Congresso dos Estados Unidos em um depoimento escrito, divulgado nesta segunda-feira, que a rede de mídia social não fez o suficiente para evitar o mau uso e se desculpou. O CEO assumirá a responsabilidade pela falha de sua rede social em proteger os dados privados de seus usuários, segundo o documento de seu testemunho, um dia antes da audiência ante parlamentares americanos.

"Está claro agora que não fizemos o suficiente para impedir que essas ferramentas sejam usadas para causar danos", disse ele em um depoimento escrito divulgado pelo Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos EUA.

Na semana passada, Zuckerberg admitiu que o Facebook provavelmente levará "alguns anos" para resolver os problemas sobre o uso irregular de dados privados de usuários da rede. No testemunho escrito, o presidente-executivo destaca que a empresa "deveria com certeza ter percebido a interferência russa antes", em referência às eleições presidenciais americanas.

"Não tivemos uma visão ampla da nossa responsabilidade, e isso foi um grande erro", acrescentou. "Foi um erro meu, e eu sinto muito. Eu comecei o Facebook, eu o administro e sou responsável pelo que acontece aqui".

No depoimento escrito, Zuckerberg também disse que os principais investimentos do Facebook em segurança "impactarão significativamente a lucratividade daqui para frente". O CEO está se reunido com parlamentares dos Estados Unidos na segunda-feira, antes dos depoimentos de dois dias no Congresso, que começam nesta terça-feira.

Em declarações ao site de notícias "Vox", Zuckerberg afirmou que um dos problemas do Facebook é seu "idealismo", concentrando-se nos aspectos positivos de conectar as pessoas, e que "não passamos tempo suficiente investindo ou pensando em alguns dos usos negativos das ferramentas".

Veja o video do momento:



Via: O GLOBO / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget