07/27/15

A festa também marcou o início oficial do ciclo de preparação para os Jogos de Lima, em 2019
Marcio Dolzan, do Estadão Conteúdo

Toronto - Com um show repleto de luzes e cores, e que explorou a multiculturalidade do continente, os Jogos Pan-Americanos de Toronto foram encerrados oficialmente na noite deste domingo.

Pan de Toronto: festa também marcou o início oficial do ciclo de preparação para os Jogos de Lima

A cerimônia contou ainda com as apresentações da cantora canadense Serena Ryder e dos norte-americanos Kanye West e Pitbull. Agora, Toronto espera pelos Jogos Parapan-Americanos, que começam no próximo dia 7 de agosto.


Festa de encerramento do Pan

A festa também marcou o início oficial do ciclo de preparação para os Jogos de Lima, no Peru, em 2019. Uma apresentação artística típica do país da América do Sul, imagens de Machu Picchu e até a representação de uma lhama, animal que habita as cordilheiras, também foram vistas no palco.

A cerimônia praticamente lotou o Rogers Centre - estádio com teto retrátil e capacidade para até 55 mil pessoas - e encerrou oficialmente uma competição em que o Brasil cumpriu a meta estabelecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) de terminar entre os três primeiros no quadro de medalhas. O País ficou exatamente no limite de seu objetivo, em terceiro, atrás dos Estados Unidos - a principal força esportiva do continente - e dos anfitriões, Canadá.

"Todos os que estivemos aqui temos certeza de que Toronto está orgulhosa dos Jogos que organizou", declarou Ivar Sisniega, vice-presidente da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa), antes de declarar oficialmente encerrados os Jogos de 2015. Na sequência, as bandeiras da Odepa e do Comitê Olímpico Internacional (COI) foram arriadas. E a do Peru, que sediará os Jogos de 2019, foi hasteada.

Delegação brasileira

Diferentemente da cerimônia de abertura, as delegações dos países entraram sem necessariamente seguir uma ordem alfabética. Parte da do Brasil, por exemplo, apareceu primeiro. Uma bandeira do Rio Grande do Sul foi estendida em meio ao desfile brasileiro.

A porta-bandeira do País no encerramento foi a volante Formiga. Ela ficou sabendo que seria a responsável por conduzi-la na manhã deste domingo, menos de um dia após ter conquistado sua terceira medalha de ouro em quatro participações nos Jogos Pan-Americanos como atleta da seleção feminina de futebol. Capitã do Brasil em Toronto, Formiga era a atleta mais experiente do grupo e teve participação fundamental na conquista. Na decisão com a Colômbia, foi autora do primeiro dos quatro gols.

Homem cruza os dedos: Pesquisadores alemães estudaram a relação entre o grau de cinismo e o salário de 1,5 mil pessoas
Carol Castro, da Superinteressante

São Paulo - Você acredita que a maioria das pessoas mente para se dar bem? Ou que agem de forma injusta para levar a melhor? Portanto, melhor não confiar em ninguém, certo? Bem, se você concorda com tudo isso, a ciência tem um conselho: pare.

É que pesquisadores alemães descobriram uma relação entre desconfiança e salários. Eles analisaram questionários respondidos por 1,5 mil pessoas, que mostravam o grau de cinismo delas, e a renda mensal relatada por eles anos depois. E quanto mais cínicos os participantes, menos dinheiro eles ganhavam.

Numa segunda etapa, compararam a renda de 16 mil alemães. Todos completaram um questionário semelhante ao anterior. Mais uma vez, as pessoas menos desconfiadas levavam a melhor: ganhavam, em média, 300 dólares por mês a mais que os outros.

Isso porque os cínicos, cheios de medo de serem passados para trás, acabam cooperando menos – e pedindo menos ajuda aos outros. Aí, além de se queimarem com os colegas, os resultados do trabalho podem sair pior.

Pegou a dica?

Rifle AK-47: feridos foram levados ao hospital provincial e estão em condições estáveis
Da EFE

Cabul - Pelo menos 22 pessoas morreram e outras nove ficaram feridas na festa de um casamento, quando membros de dois grupos rivais que tinham sido convidados se enfrentaram primeiro verbalmente e depois com AKs-47, informou nesta segunda-feira a Polícia.

O fato ocorreu na cidade de Shashan, na província de Baghlan, cujo chefe de Polícia, Abdul Jabar Purdali, confirmou à Agência Efe o número de vítimas após o confronto.

"Nossos relatórios iniciais indicam que 22 pessoas, fundamentalmente membros dos dois grupos, morreram e outras nove ficaram feridas", disse Purdali.

Os feridos foram levados ao hospital provincial e estão em condições estáveis, acrescentou.

"Enviamos muitos agentes à cidade para evitar que aconteça outro confronto entre os membros dos dois grupos", assinalou Purdali.

O deputado Delawar Imaq, da província de Baghlan, disse à Efe que 11 dos mortos pertenciam a um grupo, três ao outro, e os outros oito eram moradores locais convidados para o casamento.

É habitual e costume no Afeganistão de que os participantes de celebrações nupciais festejem as bodas disparando armas.

Bandeira do Peru: país mantém uma grande demanda por mão de obra qualificada, apesar da crise
Da EFE

Lima - O Peru deu uma reviravolta em sua antiga situação de exportador de trabalhadores e se transformou agora em um receptor de milhares de imigrantesque chegam para trabalhar vindos do mundo todo, segundo revelaram os últimos números oficiais.

Tanto a Superintendência Nacional de Migrações como o Instituto Nacional de Estatística e Informática (Inei) divulgaram recentemente dados que confirmam essa tendência à recepção de trabalhadores, que aumentou em 793% entre 2004 e 2014.

Segundo o relatório oficial, em 2004 foram aprovados 1.464 vistos de trabalho ou de mudança de qualidade migratória para a de trabalhador, enquanto em 2014 este mesmo trâmite foi aprovado para 13.065 estrangeiros.

"O Peru se transformou em um destino muito importante para cidadãos de todas as partes do mundo que querem desenvolver seus conhecimentos e talentos em um país sério e com futuro", destacou o superintendente nacional de Migrações, Boris Potozén.

O funcionário afirmou que o trabalho dos estrangeiros "não só os ajuda a prosperar, mas também contribui com nosso próprio desenvolvimento".

Ao se referir aos números deste ano, a Superintendência de Migrações ressaltou que durante o primeiro semestre entraram com o pedido para trabalhar no Peru 6.728 cidadãos estrangeiros.

Destes, 5.621 solicitaram permissão para trabalhar na qualidade de residentes e outros 1.107 como trabalhadores temporários.

A maioria, 4.570 no total, proveio de países sul-americanos, seguidos por 1.254 europeus, 478 norte-americanos, 267 asiáticos, 108 centro-americanos, 41 da Oceania e dez da África.

A Colômbia é o país de origem da maior parte dos trabalhadores que chegaram durante este primeiro semestre ao Peru, com 1.713 pessoas; seguido pela Espanha, com 757; Argentina, com 638; Chile, com 556; Equador, com 515; Brasil, com 412; Venezuela, com 349; e Estados Unidos, com 330.

Ao informar sobre o número de trâmites de qualidade migratória como trabalhador durante o primeiro semestre (que podem ser solicitados várias vezes pela mesma pessoa), a Superintendência de Migrações assinalou que a maioria foram pedidos por engenheiros (8.045), seguidos por funcionários de diversos setores (5.504) e administradores de empresas (1.748).

Eles foram seguidos por gerentes (966), técnicos (800), economistas (612), empresários (557), pilotos (515) e contadores (449), entre outros profissionais.

"Esta onda de migração deve ser acompanhada de uma melhora e agilização nos serviços e procedimentos de migrações. É por isso que declaramos a Superintendência em processo de modernização. Hoje podemos dizer que os trâmites para os estrangeiros que vêm trabalhar no Peru são muito mais simples", assinalou Potozén.

Recentemente, o Instituto Nacional de Estatística e Informática (Inei) informou que apenas durante o último mês de maio entraram no país quase 5.000 estrangeiros, a maioria colombianos, chilenos, espanhóis e argentinos, na qualidade de trabalhadores.

Este número significou um aumento de 12,1% em relação ao mesmo mês de 2014, enquanto 17,2% destes trabalhadores vieram da Colômbia, 14,6% do Chile, 11,7% da Espanha e 10,5% da Argentina.

Os analistas ressaltam que o aumento da migração trabalhista para o Peru se deve, principalmente, aos altos níveis de crescimento que o país teve na última década, que atingiu uma média anual de 6%.

Embora a crise financeira internacional tenha reduzido este crescimento para uma média de 4%, o Peru mantém uma grande demanda por mão de obra qualificada para atender o grande déficit em desenvolvimento de infraestrutura.

Os especialistas destacam, no entanto, que os estrangeiros ainda devem cumprir com um processo "embaraçoso e limitativo" para conseguir a condição de trabalhadores legais, embora essa situação seja mais fácil para argentinos e espanhóis, graças a convênios bilaterais assinados entre seus países com o Peru.

Vídeo mostra o acidente envolvendo a mulher chinesa na escada rolante: mulher consegue afastar do buraco seu filho
Da AFP

Centenas de milhares de chineses reagiam nesta segunda-feira com emoção após o acidente com uma mulher que, antes de morrer, presa no mecanismo de uma escada rolante, utilizou suas últimas forças para salvar seu filho pequeno.

A cena, chocante, foi gravada no sábado por uma câmera de vigilância de umshopping de Jingzhou, província central de Hubei.

As imagens mostram a mulher, de 30 anos, subindo na escada rolante.

Ao chegar ao andar superior e segurando o filho, o alçapão da escada rolante se abre e a mulher repentinamente começa a afundar, sendo sugada pelo mecanismo.

Duas funcionárias do shopping correm para ajudar a mulher, que já está com metade do corpo presa, mas não conseguem impedir que ela seja arrastada pelo mecanismo.

Em um último gesto desesperado, a mulher consegue afastar do buraco seu filho, que uma das funcionárias segura.

O corpo da vítima foi retirado da maquinaria horas depois.

O acidente era destaque em vários sites chineses.

Mais de meio milhão de chineses expressaram sua emoção no Sina Weibo, site de microblogs, e prestavam homenagem à mulher.

"Exemplo supremo do instinto materno", escreveu um internauta.

Veja o vídeo abaixo. Atenção: as imagens são extremamente fortes.

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget