06/11/15

Vera Rita de Mello Ferreira, professora da Fipecafi: ela fala sobre quatro vieses comportamentais que fazem você perder dinheiro 


As finanças comportamentais estudam as emoções que estão por trás das nossas decisões financeiras. A seguir, uma das maiores estudiosas do tema no Brasil, Vera Rita de Mello Ferreira, consultora independente de psicologia econômica e professora da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), apresenta quatro formas de agir, chamadas de vieses comportamentais pela psicologia, que te fazem cometer algumas boas gafes com dinheiro. 

Autoconfiança exagerada 

Esse sentimento é o que te leva a achar que outras pessoas podem se endividar ou perder o emprego, mas não você. Como consequência, você não forma uma poupança para lidar com imprevistos e não mantém sua rede de contatos ativa, afinal seu colega pode ser demitido, mas isso não aconteceria com você.

“Para evitar essa autoconfiança exagerada, é preciso ter um contato mais próximo com a realidade, ativar sua rede de networking e prestar atenção aos momentos de angústia, que podem sinalizar que algo está errado”, diz Vera Rita. 

Aversão à perda 

Em termos de investimento, aversão à perda é o que faz um investidor insistir em uma ação que está em queda, para evitar a realização do prejuízo. Mas esse comportamento também nos leva a insistir em um emprego no qual as condições estão difíceis porque nós acreditamos que vamos reverter a situação. 

“A pessoa se apega ao emprego, sem ver que corre o risco de perdê-lo e não ter outro em vista”, afirma Vera Rita. Ainda que a mudança possa ser sofrida, insistir em algo que não faz mais sentido pode ser ainda mais doloroso. 

Inércia 

Sabe o famoso: “amanhã eu resolvo isso”? O viés da inércia explica por que esse pensamento contraproducente vive rondando seus pensamentos. Nada mais é do que uma crença infundada na nossa capacidade de realizar as coisas no futuro. Isso explica porque você sempre deixa seu planejamento financeiro para depois e vive postergando outras pendências. 

“Não tem escapatória: ou a pessoa toma consciência de que não fará aquilo outra hora e muda de uma vez, ou deixa a situação como está, no piloto automático”, diz Vera Rita. 

Movimento de manada 

É o comportamento que te faz imitar as ações de um grupo, mesmo que as mesmas atitudes não fossem tomadas se você estivesse sozinho. 

“Esse viés explica por que uma pessoa tende a engordar ou se endividar quando anda com pessoas gordinhas ou com amigos endividados”, afirma Vera Rita. Vale refletir se você tem gastado mais do que pode ou investido em aplicações furadas apenas para entrar na onda.

James Murdoch (esq) e seu pai Rupert deixam o Stafford Hotel em Londres em 2011 

Da AFP

Rupert Murdoch vai deixar a presidência do conglomerado 21st Century Fox e passar o cargo para seu filho James, informou o canal CNBC nesta quinta-feira. 

Citando várias fontes ligadas à família Murdoch, a CNBC informa que o magnata das comunicações de 84 anos permanecerá como diretor executivo do grupo. 

Seu outro filho, Lachlan, assumirá como vice-presidente executivo.

A Fox não respondeu às perguntas da AFP sobre as mudanças de direção citados pela CNBC. 

O conglomerado Fox inclui estúdios de cinema e várias emissoras de TV a cabo, entre elas Fox News e Fox Sports.

Estação de dublagem ficará instalada nos três dias de shows em São Paulo 

Do AdNews

A boy band mais popular da década de 90 está de volta ao Brasil para a turnê "In a World Like This", do álbum homônimo, lançado em 2013. Durante as apresentações dos Backstreet Boys em São Paulo, a SKY fará uma ação de live marketing com os fãs da banda.

Durante a ativação, será instalada uma estação estação de dublagem 2.0 onde os fãs poderão gravar vídeos com os principais hits. 

O SKY Truck estará posicionado em frente ao Citibank Hall, nos dias 12, 13 e 14 de junho, e o público poderá gravar suas performances com figurino e acessórios que remetem às ambientações dos já clássicos clipes de "Quit Playing Games with My Heart" e "All I Have to Give". 

Os fãs ainda podem escolher fazer versões ao estilo Dubsmash com as músicas "I Want it That Way", "Everybody", "Larger Than Life" ou "Shape of My Heart". 


Brad Pitt: investimento pra distribuir filme estrelado pelo ator é o maior já feito pela Netflix no ramo 


A Netflix acaba de se lançar de vez no mercado de produção cinematográfica. A empresa anunciou, na segunda-feira (8), que vai produzir e distribuir o filme "War Machine", estrelado por Brad Pitt

O investimento será de cerca de 30 milhões de dólares, segundo o site Deadline, o maior já feito pela companhia nesse ramo. 

Dirigido por David Michôd, o longa estará disponível nos cinemas e para os assinantes da Netflix no ano que vem.

"War Machine" será uma comédia satírica baseada em um livro sobre a guerra entre Estados Unidos e Iraque, escrito pelo jornalista Michael Hastings. 

"Estamos muito animados em fazer parte desse compromisso inspirador da Netflix de produzir um conteúdo de ponta e entregá-lo a uma audiência global", disse Brad Pitt em comunicado à imprensa. 

Há algum tempo a Netflix tenta se firmar como uma distribuidora de filmes novos e não apenas um site de streaming de produções antigas. 

Em 2014, a empresa assinou um contrato com Adam Sandler para a produção de quatro filmes exclusivos. 

No início deste ano, comprou por 12 milhões de dólares os direitos de "Beasts of no Nation", estrelado por Cary Fukunaga, e por 17 milhões dólares os de "Jadotiville", protagonizado por Jamie Dornan.


Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget