06/25/13

Videogames seriam adquiridos para 17 Centros de Convivência que atendem 2.500 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos.



Um artigo no Terra aponta para uma licitação aberta dia 14 de junho para a aquisição de 40 unidades do “PlayStation Slim 3D” do Governo do Distrito Federal. O clima tenso de reforma política rolando por aí fez com que algumas sobrancelhas naturalmente se levantassem preocupadas com um gasto público como esse.

Em nota, a assessoria de imprensa do Palácio Buriti confirmou que “a licitação foi suspensa, pois apresentava problemas na descrição do produto, tendo em vista que especifica a marca do produto a ser comprado”. Naturalmente, é proibido fazer uma licitação pública sem concorrência. O Gizmodo lembra que isso também já aconteceu com o governo federal, que abriu (e logo depois cancelou) uma licitação especifica para tablets da Apple. O governo de Goiás cometeu o mesmo erro com um pedido de iPhone 4.

Diferentemente dos dois últimos casos, a licitação pelas 40 unidades do console da Sony – além de acessórios como dois controles, jogos, TVs de LED e no-breaks – tinha um destino bem definido e com um propósito, pelo menos de acordo com a assessoria.

“Os videogames serão adquiridos para 17 Centros de Convivência”, diz a nota. “Por meio desse Serviço, a Sedest atende diretamente, aproximadamente 2.500 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social das diversas regiões administrativas.”

Ainda há dúvidas em relação a como essa licitação foi expedida e quem cometeu o erro. Segundo o artigo do Terra, o valor orçado foi acima de 100 mil reais, um valor três vezes superior ao custo do pacote de produtos. Só não ficou claro no pedido de compra qual seria especificamente o modelo de PlayStation, o que também não ajuda a sustentar a licitação.

Aqui está a nota à imprensa do Governo do DF na íntegra:

"BRASÍLIA (24/06/2013) – Coletiva com o Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência da Renda, Daniel Seidel, sobre licitação para aquisição de videogames.

A licitação foi suspensa, pois apresentava problemas na descrição do produto, tendo em vista que especificava a marca do produto a ser comprado.

Os videogames serão adquiridos para 17 Centros de Convivência – Cose e 6 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, que oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Por meio desse Serviço, a Sedest atende diretamente, aproximadamente 2.500 (duas mil e quinhentas) crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social das diversas regiões administrativas."

Novo Windows 8.1, com a volta do botão iniciar, deve ser um dos destaques do evento. Veja mais.

Divulgação

Esta semana, a Microsoft reúne desenvolvedores em San Francisco para discutir (e mostrar) o futuro. No evento, ela falará de Windows 8.1, do novo Internet Explorer e de como pretende integrar seu ecossistema. O que esperar?


Windows 8.1

A nova versão, conhecida pelo codinome Windows Blue, processa todo o feedback recebido dos usuários e promete ir além.
O botão Iniciar volta, mas a Tela Inicial continua sendo o caminho para abrir aplicativos. Há novas opções de personalização no sistema, mas no geral o modo de uso não diverge muito do que vimos no Windows 8.
Uma das mudanças mais importantes deve ser o suporte a telas menores. A versão atual não se dá bem com telas de oito polegadas ou menos — como o Iconia W3, da Acer, comprovou.
Tablets pequenos vendem bem, em menos de um ano ultrapassaram em marketshare os com telas grandes, em muito graças ao custo. É natural que a Microsoft invista nesse filão, e a expectativa é de que vejamos equipamentos a partir de US$ 299 no varejo, mais uma cópia do Office 2013 gratuita.
Na Build, teremos a primeira amostra do Windows 8.1: a Microsoft prometeu uma versão de testes pública para a conferência. Ainda acompanharemos apresentações específicas sobre a experiência do usuário no sistema e o papel (crescente) do SkyDrive nele.


Internet Explorer 11

O último navegador fiel ao modelo de grandes atualizações (bem) espaçadas. Enquanto Chrome e Firefox caminham para a versão 30, o IE chegará, no fim do ano, à décima primeira.
Não se sabe muito ainda sobre o IE11 e não será surpresa se as mudanças forem todas internas, ou seja, sem diferenças visuais e de interface dignas de notas. Na campanha de divulgação do navegador no Vine, uma provável novidade foi divulgada: suporte a WebGL, tecnologia que permite renderizar animações 3D direto do navegador. Todos os concorrentes possuem e já há serviços de peso, como a porção Earth do novo Google Maps, usando ela.
No primeiro dia de Build haverá uma apresentação sobre o novo Internet Explorer 11. A descrição não informa muito também, traz apenas um convidativo “Conheça o novo Internet Explorer”.


Tudo integrado

Remonta a 2009 a promessa de “um código, duas plataformas” da Microsoft. Na época, a empresa alardeava aos desenvolvedores que seria possível criar um jogo para Windows e, usando porções do mesmo código, portá-lo para o Xbox 360 e o Windows Phone 7.
Mesmo disponível e funcional, a tecnologia nunca foi explorada. Na época do Vista, a Microsoft já dizia que jogos para o Windows poderiam entrar em sessões multiplayers cross-platform com o Xbox 360. Shadowrun era mostrado em todas as palestras e apresentações de produto.
Hoje as circunstâncias são diferentes. Smartphones são mais poderosos e a nuvem é uma peça fundamental nesse quebra-cabeças de plataformas. Além dos jogos exclusivos, o Xbox One pode ter essa integração como um caminho interessante. Nem Sony, nem Nintendo estão em posição mais confortável para fazer isso acontecer.


Nos vemos em San Francisco

A Build é, antes de tudo, um evento focado em desenvolvedores — pense nela como o que o I/O é para o Google, ou a WWDC para a Apple. Isso significa que, fora a apresentação de abertura e uma ou outra espalhada na agenda dos três dias, de resto serão sessões bem técnicas permeadas por uma grande hackathon.
O Gizmodo Brasil parte para San Francisco neste fim de semana para conferir, de perto, o que a Microsoft está preparando para fazer frente a Apple e Google.

Recomende e compartilhe para seus amigos no facebook

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget