Além dos três novos episódios, estúdio quer lançar histórias focadas em personagens menores da série



O presidente e diretor-executivo da Walt Disney Company, Bob Iger, confirmou que o estúdio tem planos bem mais ambiciosos para o universo de Star Wars, em um enorme projeto que vai além dos três novos episódios prometidos.

Arquivo RS: em 1983, George Lucas estava às voltas com O Retorno de Jedi, desfecho da primeira trilogia Star Wars. Ele já se preocupava com o futuro da saga e como aproveitaria o tempo livre quando deixasse essa história para trás.

Iger disse, em entrevista à CNBC, que gostaria de aproveitar a chance para acabar com os boatos a respeito das novidades sobre a franquia criada por George Lucas e cujos direitos foram adquiridos pela Disney ao comprar a Lucasfilm por US$ 40,5 bilhões, em outubro de 2012.

"Tem havido especulações sobre filmes derivados que estariam em desenvolvimento e eu gostaria de confirmar que, de fato, estramos trabalhando em alguns deles", disse Iger. Ele afirma que Larry Kasdan, roteirista de Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) e Episódio VI - O Retorno do Jedi(1983), e o produtor Simon Kinberg, de X-Men: Primeira Classe, estão "trabalhando em filmes de personagens que não fazem parte da saga completa de Star Wars".

O primeiro desta nova leva de filmes, Episódio VII, tem previsão de estreia para 2015 e será dirigido por J.J. Abrams. "Nós ainda prevemos fazer os filmes VII, VIII e IX, ao longo de seis anos, começando em 2015", completou Iger. "Mas alguns outros também serão lançados neste período."

O presidente do estúdio, contudo, não confirmou a forte especulação de que o primeiro longa derivado será baseado no personagem Mestre Yoda, pequenino, orelhudo e verde Jedi, como havia sido noticiado pelo site AICN. Já George Lucas, que agora trabalha como consultor, teria sugerido uma produção sobre o criminoso Jabba The Hutt.