Mergulhadores vasculham lago próximo à região atingida por meteorito

Mergulhadores começaram a rastrear neste sábado o fundo de um lago russo próximo do local atingido por fragmentos de um meteorito que causou danos em milhares de casas no país e deixou mais de 1.000 feridos.


O meteorito de cerca de 10 toneladas atravessou o céu dos Urais na manhã de sexta-feira, quando o mundo se preparava para o encontro com um grande asteroide, o que levou posteriormente algumas autoridades russas a pedirem a criação de um sistema mundial de defesa de objetos espaciais.

A queda surpreendente do meteorito parou o trânsito na cidade industrial de Tcheliabinsk, cujos habitantes saíram às ruas para contemplar o clarão provocado pelo corpo celeste antes de buscarem refúgio, enquanto uma explosão quebrava os vidros das janelas e ativava os alarmes dos automóveis.

"Temos uma equipe especial (...) que agora está avaliando a estabilidade sísmica dos edifícios", disse aos vizinhos o ministro das Situações de Emergência, Vladimir Pushkov, enquanto inspecionava os danos nesta cidade do centro da Rússia.

Editoria de Arte/Folhapress



"Teremos muito cuidado ao ligar novamente o gás", afirmou Pushkov na televisão.

Um fragmento do meteoro --chamado de meteorito depois que toca o solo-- aparentemente caiu nas águas geladas do Lago Shebarkul, na região de Tcheliabinsk.

"Um grupo de seis mergulhadores inspecionará as águas em busca de pedaços de um meteorito", disse uma porta-voz do ministério de Situações de Emergência às agências de notícias russas pouco antes do início da operação.

Pusjkov ressaltou, no entanto, que não foram encontrados fragmentos em nenhuma parte da região até o momento, embora 20 mil socorristas tenham sido enviados ao local na sexta-feira.

HISTÓRICO

A explosão do meteoro foi um dos acontecimentos cósmicos mais assombrosos ocorridos na Rússia desde o evento de 1908 em Tunguska, quando ocorreu uma grande explosão que muitos cientistas atribuem a um asteroide ou a um cometa que atravessou o céu da Sibéria.

Os cientistas da agência espacial americana Nasa consideraram que a quantidade de energia liberada na sexta-feira no impacto com a atmosfera foi cerca de 30 vezes superior à força da bomba atômica lançada pelos americanos contra a cidade japonesa de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial.

"Nós esperamos que um acontecimento desta magnitude ocorra uma vez a cada 100 anos, em média", afirmou Paul Chodas, do Escritório de Programação de Objetos próximos à Terra da Nasa.

"Quando há uma bola de fogo deste tamanho, esperamos que muitos meteoritos cheguem à superfície e, neste caso, provavelmente alguns foram grandes", disse em um comunicado publicado no site da Nasa.

A queda do meteorito na Rússia ocorreu poucas horas antes de um asteroide --um objeto espacial similar a um pequeno planeta em órbita ao redor do sol-- passar perto da Terra, a uma distância sem precedentes de 27 mil km.

Isto significa uma distância menor da Terra que alguns satélites distantes e provocou pânico em certos círculos russos.

"Em vez de lutar na Terra, as pessoas deveriam criar um sistema conjunto de defesa dos asteroides", afirmou o chefe do Comitê de Assuntos Exteriores do Parlamento russo, Alexei Pushkov, em sua conta no Twitter na sexta-feira.

Pushkov, aliado do presidente russo Vladimir Putin, convocou os "Estados Unidos a se unirem a nós e à China criando um Sistema de Defesa contra Asteróides".
Assunto Da Matéria >>
Sua Opinião:

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget