Inglaterra celebra 70 anos da vitória sobre Alemanha nazista

Jatos fazem acrobacias neste domingo (10) em parada dos veteranos de guerra em Londres, no 70º aniversário da vitória do país sobre a Alemanha nazista 
Da AFP

A rainha Elizabeth II participou de uma cerimônia neste domingo na Abadia de Westminster, em Londres, no terceiro e último dia da comemoração do 70º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista. 

Ao lado dela estavam o marido, o príncipe Philip, seu filho e sua esposa, o príncipe Charles e Camilla, o primeiro-ministro David Cameron e quase mil veteranos militares e suas famílias. 

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja Anglicana, oficiou a cerimônia. Em seguida, uma parada militar passou sob as janelas do ministério das Finanças, onde o então primeiro-ministro britânico Winston Churchill fez seu discurso de vitória em 8 de maio de 1945. 

"No dia da vitória navegamos e deixamos aos alemães o controle do porto de Cuxhaven", no norte da Alemanha, lembrou Alistair Wicks, 91 anos, um veterano da Segunda Guerra Mundial, que estava em um caça-minas da marinha real.

"Logo soubemos que a guerra tinha acabado. As informações estavam apenas começando a vazar. Não houve batalhas. Foi emocionante porque estávamos com medo e estávamos desesperadamente em desvantagem numérica", contou. 

Houve também um sobrevoo da equipe de acrobacias aéreas Red Arrows da Royal Air Force, que lançaram fumaças azul, branco e vermelho no céu de Londres. Alguns aviões de época - os famosoa Spitfire, Hurricane e bombardeiros Lancaster - se juntaram à festa e sobrevoaram a capital britânica. 

As cerimônias começaram na sexta-feira 8 de maio com uma comemoração no Cenotáfio de Londres, perto da residência do primeiro-ministro, na presença dos principais líderes políticos do país, que acabavam de saber da vitória esmagadora dos conservadores nas eleições legislativas.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget