Romero Britto processa Apple por uso indevido de sua arte em campanha de marketing


O artista brasileiro Romero Britto processa a Apple e uma empresa de design pelo uso indevido de sua arte em uma campanha de marketing. A ação foi movida na corte federal de Miami sob a acusação de que as cores. bem como o estilo das imagens é o mesmo usado por Britto. 

Chamada “Start Something New", a campanha, que leva o nome de "Crie algo novo no Brasil", é usada como exemplo do uso não autorizado do padrão artístico de Britto. Segundo o processo, apesar de não ser uma cópia integral de uma obra, as cores vibrantes e o padrão de repetição encontrado nas peças publicitárias fazem com que quem vê relacione as imagens com trabalhos de Britto. 

"Esta combinação específica de elementos visuais, quando tomado em sua totalidade, cria uma impressão visual de conjunto distintivo que é exclusivamente do Britto", de acordo com a ação.


O artista chegou a receber congratulações pelo trabalho realizado junto à Apple, sendo que não houve nenhum envolvimento profissional entre as partes no caso desta campanha.

O brasileiro pede compensação por danos não especificados tanto para a Apple quanto para a companhia de design Craig & Karl, responsável pela campanha. Além disso, a empresa Britto Central, de Romero Britto e com sede em Miami, solicita que as peças publicitárias sejam tiradas do ar.

Veja abaixo o vídeo de divulgação da campanha da Apple.



Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget