Jovem abre mão de carne e passa 30 dias comendo inseto

Camren: "Tudo o que eu queria fazer era plantar uma semente. Eu só queria que as pessoas soubessem que comer insetos é ok" 


Já somos sete bilhões de pessoas no mundo. Em 2050, seremos 9 bilhões. Como garantir alimento suficiente no futuro, quando ainda hoje 870 milhões de pessoas (uma em cada nove) passam fome no mundo? E como suprir essas necessidades sem aumentar a pressão sobre o meio ambiente? 

Um dos caminhos apontados pela Organização das Nações Unidas é a entomofagia, a dieta a base de insetos, que são ricos em proteína e demandam menos terra, água e outros recursos para serem produzidos do que proteína animal. 

Intrigado com o potencial nutritivo desses bichinhos e também com o fator "eca" que eles despertam em muitas pessoas, o estudante americano Camren Brantley-Rios, da Universidade de Auburn, lançou-se numa cruzada inusitada. 

Durante 30 dias, entre janeiro e fevereiro deste ano, ele trocou o bife e outros alimentos a base de carne por insetos como larvas, grilos e baratas. Camrem queria, acima de tudo, testar seus limites e ver se é possível consumir insetos, sem grandes dramas, em uma dieta diária equilibrada. 

Ao longo desse período, o cardápio do café, almoço e jantar trouxeram, obrigatoriamente, algum tipo de inseto. “Pensei que seria bacana servir de exemplo...e esse desafio é uma forma de superar minhas barreiras culturais e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo", diz o estudante no site do projeto, onde registrou sua aventura gastronômica. 

A cada dia, surgia uma nova receita: macarrão ao pesto de grilos; combinado caprichado de feijão, legumes e larvas cozidas; um cookie de chocolate com inseto e uma pizza com grilos que parecem apetitosos; salada com insetos sortidos para os dias de preguiça na cozinha...A lista é tão exótica quanto diversificada. 

Para o grad finale, tarântulas à milanesa. 

"As pernas não eram muito carnudas. A melhor parte da tarântula era o centro. É aí que toda a carne está.", escreveu. "É só carne. É apenas comida. [...] Tudo o que eu queria fazer era plantar uma semente. Eu só queria que as pessoas soubessem que comer insetos é ok. Comer insetos é mais do que ok . Há muito mais razões para comermos insetos do que para não comê-los", defende. 

Camrem salienta que comprou todos os insetos de empresas (a maior parte online) que vendem insetos organicamente alimentados e até mesmo empresas que se especializam em produtos à base de insetos, como a Bitty Foods, que vende farinha de grilo. 

Embora não sejam figurinhas frequentes nos pratos da cozinha ocidental, os insetos suplementam as dietas de cerca de 2 bilhões de pessoas, a maioria da Ásia e África. 

Segundo a Agência da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 900 espécies de insetos são comestíveis.

Prato especial: pão de milho , feijão, larvas cozidas cobertas de molho de churrasco

Pesto de grilo: receita leva manjericão, parmesão, grilos dourados no alho, azeite de oliva, sal e pimenta

Amigos para toda hora: colegas de Camren se divertem com biscoitos feitos de insetos

Praticidade: nos dias preguiçosos, a solução era uma salada verde com insetos sortidos

Gostosura: os insetos também apareceram em receitas apetitosas, como a dessa pizza na foto

Grand finale: refeição principal do último dia do projeto foi nada menos do que tarântulas à milanesa

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget