15 belíssimas imagens da Terra capturadas pela Nasa em 2013


Terra

Os astronautas e satélites da NASA têm uma visão privilegiada da Terra. Por essas e outras, conseguem capturar belíssimas imagens dos quatro cantos do globo. A agência espacial americana aproveita estas fotos para aprofundar os conhecimentos acerca de uma diversidade de assuntos relacionados ao planeta. EXAME.com selecionou alguns dos melhores retratos capturados da Terra capturados pelas equipes da NASA neste ano.

A que ilustra esta matéria, por exemplo, foi registrada nas Ilhas Aleutas, Alasca (EUA). A foto mostra o sol nascendo e o seu contraste com as chamadas nuvens noctilucentes, que brilham durante a noite. Este fenômeno é, segundo os astronautas da NASA, um dos mais belos para se observar do espaço. Confira outras imagens nesta galeria.


Baía de Hervey, Austrália

A imagem, capturada na região da Baía de Hervey, Austrália, mostra as linhas formadas pelo chamado Great Sandy Strait, uma passagem de areia que separa o litoral do estado de Queensland da Ilha Fraser. Segundo a NASA, esta foto foi registrada por um dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) em agosto de 2013.



Sudoeste da Arábia Saudita

Registrada pela tripulação da Estação Espacial Internacional (EEI), a imagem mostra o sudoeste da Arábia Saudita, uma parte do país que é densamente habitada e formada por grandes cidades. De acordo com a NASA, as luzes mais brilhantes e alaranjadas são de estradas que ligam Meca a outros destinos do país. Já as azuis são estradas menores que seguem em direção ao litoral.



Lago Superior, Canadá/EUA


Um dos maiores lagos de água doce do mundo também foi alvo de registro dos astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI). Nesta foto em particular, a tripulação da EEI conseguiu registrar as ondas de gravidade, que podem acontecer entre o oceano e atmosfera, e o reflexo do sol na superfície da água.



Mar Vermelho, Egito

Na região na qual o Mar Vermelho banha o Egito, os astronautas da Estação Espacial Internacional (EEI) capturaram o movimento de uma nuvem de areia saindo do continente em direção à água. A foto mostra o Mar Vermelho em quase toda a sua extensão: no topo, o Golfo de Suez. Um pouco abaixo, à esquerda, é possível observar o Rio Nilo atravessando o deserto do Saara.



Ilha Gaua, Vanuatu

A imagem mostra os 20 km de diâmetro da ilha vulcânica Gaua, que é que a parte exposta do cone de um estratovulcão de 3 mil metros de altura e 40 km de diâmetro. A última atividade deste vulcão foi registrada no dia 29 de abril de 2013. Já a foto foi capturada no dia 31 de maio de 2013 diretamente da Estação Espacial Internacional (EEI).



Mar Negro

Registrada pela equipe da Estação Espacial Internacional (EEI), a imagem conseguiu capturar um interessante fenômeno no Mar Negro: o florescimento de fitoplânctons durante a primavera. É possível ver ondas e curvas formadas por estes organismos aquáticos que foram carregados pela corrente em direção à costa e ao centro do Mar Negro.






Korangi, Paquistão

Localizada no distrito de Karachi, a cidade de Korangi conta com áreas urbanizadas e rurais. Os contrastes podem ser vistos nesta imagem registrada pela equipe da Estação Espacial Internacional (EEI).



Lagoa Verde, Argentina

Capturada por um astronauta da Estação Espacial Internacional (EEI), a imagem mostra as diferentes cores da chamada Lagoa Verde, localizada no noroeste argentino. Na parte superior, é possível visualizar a tonalidade verde logo no centro da imagem. Nas laterais, a lagoa passa para tons mais escuros, como o azul e preto.



Monte Pavlof, Alasca

Esta imagem foi registrada pela equipe da Estação Espacial Internacional (EEI) no dia 18 de maio de 2013, cinco dias depois do início de uma erupção deste estratovulcão. Segundo a NASA, na ocasião do início da atividade, o vulcão lançou uma nuvem de fumaça que chegou a 6 km de altura.



Ilhas Geórgia do Sul

Esta imagem mostra uma parte das Ilhas Geórgia do Sul, localizadas próximas à costa argentina, mas que são de administração britânica. Registrada pela equipe da Estação Espacial Internacional (EEI), a foto as montanhas cobertas por camada permanente de neve e a costa coberta por vegetação.



Nuvens noctilucentes

As nuvens de brilho noturno se formam entre 76 e 85 km de distância da superfície da Terra. Muitos cientistas, explica a NASA, acreditam que o seu surgimento poderia ser um indicativo de mudanças atmosféricas causadas pelo efeito estufa. Esta imagem foi registrada pela Estação Espacial Internacional (EEI) no Oceano Pacífico, ao sul da Polinésia Francesa.



Espiral de nuvem

Esta imagem mostra um fenômeno curioso, no qual as nuvens formam uma espécie de espiral. Capturada através das lentes de um astronauta da Estação Espacial Internacional (EEI), a foto mostra uma ilha vulcânica chamada Socorro, localizada no arquipélago Revillagigedo, próximo ao México.



Vulcão Popocatépetl

Sobrevoando o México, mais especificamente a região do estado de Puebla, um dos satélites da NASA capturou a nuvem de fumaça expelida pelo vulcão Popocatépetl. A imagem foi registrada no dia 5 de fevereiro de 2013 pelo satélite ASTER (Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer).



Vulcão Sakurajima

Um dos vulcões mais ativos do mundo, o japonês Sakurajima realiza várias explosões ao longo de um ano. Segundo a NASA, contudo, seus efeitos não passam de nuvens de cinza. Nesta imagem de satélite, capturada no dia 19 de agosto de 2013, a agência conseguiu captar uma das maiores explosões já realizadas pelo vulcão. Na ocasião, as cinzas atingiram 6 mil metros de altura.



Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget