Já pensou em dirigir um carro imune a acidentes fatais?

Volvo está desenvolvendo tecnologia capaz de evitar qualquer colisão grave e pretende zerar acidentes fatais em seus carros até 2020



Luciana Carvalho, de

Divulgação / Volvo Cars
Simulação do "Non-Hit Car and Truck", sistema de segurança da Volvo Cars

 De acordo com estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, usando dados de 2008 da Organização Mundial da Saúde, 2,1% das mortes provocadas por todas as causas do mundo foram ocasionadas por acidentes de carro. Uma nova tecnologia desenvolvida pela Volvo Cars busca uma forma de ajudar a zerar esse número.

Simulação do "Non-Hit Car and Truck", sistema de segurança da Volvo Cars

A montadora se dedica há quatro anos ao projeto “Non-Hit Car and Truck”, que consiste em criar sensores que monitoram 360 graus ao redor do carro, com a finalidade de evitar batidas. O trabalho é previsto para ter fim em dezembro e está sendo feito em colaboração com universidades, instituições e indústria.

Segundo a empresa, sua meta é que, até 2020, não haja nenhum registro de acidente com vítimas fatais ou gravemente feridas envolvendo um Volvo novo. Para chegar lá, foi elaborado um sistema de detecção coesivo, que une e permite a comunicação de informações captadas por sensores instalados discretamente ao redor do automóvel. Assim, tecnologias diferentes, como câmeras, radares por ondas, radares por laser e GPS, geram dados que criam uma visão geral do carro e do ambiente à sua volta, identificando potenciais riscos.

Além da visão 360 graus, o projeto ainda propõe um gerador de manobra, dispositivo que identifica rotas de fuga livres de colisão em diferentes situações, inclusive as mais imprevisíveis e repentinas. O sistema avalia as condições no entorno do carro e pode frear e até mesmo controlar a direção para evitar um choque.

A empresa deixa claro, no entanto, que apesar de prever e controlar o risco, o sistema ainda não é um piloto-automático, portanto não recomenda que o motorista faça outras tarefas enquanto dirige, nem deixe de tomar as atitudes seguras no trânsito. O projeto criou dois veículos de teste e um vídeo mostra como o sistema funcionaria na prática.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget