Estudo polêmico afirma que o câncer nunca será vencido e a humanidade terá de conviver com ele para sempre

Bruno Rizzato 



O câncer é tão antigo quanto a primeira vida na Terra e nunca poderá ser completamente dizimado. Pelo menos foi o que os cientistas disseram em um estudo recente.

Apesar dos bilhões investidos em inúmeros projetos de pesquisa em todo o mundo, um novo estudo chegou à preocupante conclusão de que a doença estará presente eternamente, entre nós. Isso significa que a doença será mais difícil de ser curada ou tratada ao longo do tempo, devido à sua estrutura altamente evoluída.

O estudo sugere que “a capacidade de desenvolver o câncer está em ‘uma propriedade intrínseca de nossas células’, que tem evoluído ao longo de milhões de anos”.

Porém, pesquisadores da Kiel University da Alemanha e da Universidade Católica da Croácia, dizem que "conhecer o inimigo" dará aos cientistas a melhor chance possível para combatê-lo.

Os biólogos evolucionistas descobriram a primeira evidência de tumores que ocorrem naturalmente em duas espécies de Hydra - animais simples de água doce.

Eles dizem que a existência da doença nos pequenos pólipos de corais, quando ela surgiu pela primeira vez, há centenas de milhões de anos, indica que o câncer é uma parte inerente de nossa evolução.

Professor Thomas Bosch, que lidera a equipe de pesquisa, disse: "O câncer é tão antigo quanto a vida multicelular na Terra e, provavelmente, nunca será completamente erradicado”.

Enquanto procurava a origem do gene do câncer e a causa de todos os tumores, a equipe se deparou com a descoberta, através das Hydras. "Nossos dados previram que os primeiros animais multicelulares já possuíam a maioria dos genes que podem causar câncer em humanos”, disse o cientista Tomislav Domazet-Loso.


Mas eles queriam estabelecer a evidência de que estes animais podem realmente sofrer tumores. A equipe agora acredita ter alcançado um entendimento impressionante das raízes do câncer.

Bosch acrescentou: "A característica invasiva das células cancerosas é também uma característica de idade evolutiva”.

Apenas nos EUA, estima-se mais de US $ 500 bilhões (mais de 1 trilhão de reais) foram investidos em pesquisas sobre o câncer, em 2012.

As pesquisas, em todo o mundo, levaram a novos métodos de prevenção e melhores diagnóstico e tratamento. Mas uma em cada duas pessoas afetadas pelo câncer, ainda sucumbe à doença até hoje.

O professor Bosch concluiu: "Nosso estudo acredita que a guerra contra o câncer, proclamada na década de 70, seja improvável. As células cancerosas têm raízes evolucionárias profundas. Qualquer célula fundamental em seu corpo pode cometer um erro. Você carrega uma bomba relógio no seu corpo quando você nasce. Ela pode explodir no início da vida, na meia-idade ou mais tarde”.

“Isso não significa que não há nada que possa ser feito em um paciente que desenvolva câncer. A tecnologia médica vai permitir ajudar nos momentos iniciais, pelo menos em alguns casos, para tratar e limpar um paciente por completo, mas as células sempre estarão lá. Conhecer as origens do inimigo é a melhor maneira de combatê-lo”, acrescentou.

O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução / DailyMail / Healthnewmedicine

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget