China tem 1ª morte por gripe aviária em mais de um ano


Um homem que foi diagnosticado com o primeiro caso de gripe aviária na China em mais de um ano morreu na cidade de Shenzhen, segundo autoridades do país.
O motorista de ônibus de 39 anos foi internado com sintomas de pneumonia, mas passou por exames que revelaram a presença do vírus H5N1.
Segundo o Ministério da Saúde da China, o paciente não esteve em contato com aves, nem viajou recentemente.
O H5N1 apresenta um alto nível de mortalidade, matando até 60% dos humanos infectados.
O Ministério da Agricultura chinês alertou no mês passado que o vírus da gripe aviária parece estar presente em grande parte dos mercados de aves do país, especialmente no sul.
Na semana passada, uma galinha morta devido à doença fez com que autoridades em Hong Kong emitissem um alerta.
Cerca de 17 mil aves foram abatidas e a importação e venda de galinhas vivas foi proibida por três semanas depois que a carcaça da ave, cuja origem não foi divulgada, foi encontrada em um mercado.
VÍRUS NOS MERCADOS
O último caso da doença em Hong Kong foi registrado em novembro de 2010, quando uma mulher de 59 anos ficou em quarentena após contrair o vírus, mas sobreviveu.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe aviária matou 331 pessoas desde 2003.
O vírus foi eliminado da maior parte dos 63 países atingidos no auge do surto de 2006, mas continua endêmico em Bangladesh, Egito, Índia, Indonésia, Vietnã e China.
PESQUISA
Recentemente, a OMS expressou preocupação sobre a maneira como pesquisas científicas sobre o vírus H5N1 estão sendo conduzidas.
A organização diz que este tipo de trabalho envolve grandes riscos.
Cientistas na Holanda e nos Estados Unidos afirmaram na semana passada ter descoberto que o vírus da gripe aviária pode sofrer mutações e se espalhar mais rapidamente para --e entre-- humanos e outros mamíferos.
O governo americano pediu que os pesquisadores não divulguem os detalhes de seu estudo, para evitar que as informações possam ser usadas para a fabricação de armas biológicas.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget