Descoberta a 200 metros de profundidade em caverna Antiga piscina ‘intocada por humanos’

Uma incrível rede de cavernas foi descoberta cerca de 200 metros abaixo do Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad, no Novo México, EUA.


Imagens impressionantes mostram uma piscina azul “maravilhosa” que nunca foi vista por olhos humanos antes. A piscina é preenchida com água marinha líquida leitosa e é cercada por rochas brancas e foscas. Acredita-se que a caverna tenha evoluído ao longo de milhares de anos e tenha sido completamente intocada pelos humanos.


“Esta piscina esteve isolada por centenas de milhares de anos e nunca tinha visto a luz antes daquele dia”, explica Rodney Horrocks, chefe de recursos naturais e culturais do do Parque Nacional das Cavernas de Carlsbad. A misteriosa descoberta foi feita 200 metros abaixo da entrada da Caverna Lechuguilla, uma das 10 maiores cavernas do mundo. Embora tenha sido descoberta em 1993, os exploradores só entraram em suas passagens “virgens” pela primeira vez em 2020.


A descoberta foi feita por uma equipe de exploradores liderada pelo geocientista Max Wisshak. A expedição envolveu o mapeamento de 2,1 quilômetros de passagens e várias “quedas de corda” para chegar à piscina. As origens da rede de cavernas ainda não são conhecidas, mas a equipe encontrou vários esqueletos de morcegos, que se acredita terem milhares de anos.

A piscina tem aproximadamente 30 cm de largura, 60cm de comprimento e vários centímetros de profundidade. Embora pareça estar nublada nas fotos, a piscina é realmente cristalina e é provavelmente água da chuva antiga filtrada que se infiltrou no calcário da caverna.

“Essas piscinas intocadas são cientificamente importantes porque as amostras de água são relativamente livres de contaminantes e os organismos microbianos que podem viver nessas piscinas são apenas aqueles que pertencem a elas”, disse Wisshak.

A descoberta da rede de cavernas e da piscina azul é um achado significativo para cientistas e pesquisadores. Ele oferece uma oportunidade única para estudar um ambiente natural que foi intocado pela influência humana. A caverna e seu ecossistema evoluíram ao longo de milhares de anos em completo isolamento, fornecendo informações valiosas sobre os processos de formação de cavernas e a evolução da vida em ambientes subterrâneos.

Além disso, a descoberta da rede de cavernas também pode ter implicações para a conservação de outras cavernas e ambientes subterrâneos ao redor do mundo. A natureza intocada da caverna e da piscina destaca a importância de proteger esses ambientes únicos e frágeis da interferência humana.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget