País menos visitado do mundo também poderá desaparecer em breve.

©Getty Images

Um dos países mais naturalmente bonitos do mundo também é um dos menos visitados, mas talvez a maioria de nós nunca poderá viajar para essa nação. O lugar corre sério risco de desaparecer!

Tuvalu é um país insular no centro-oeste do Oceano Pacífico, situado no meio do caminho entre a Austrália e o Havaí. O paraíso fica num atol de corais, ou seja, num recife de corais em forma de anel que forma uma lagoa, com ilhas ao longo da borda. O país é um oásis impressionante, mas enfrenta a ameaça de desaparecer completamente da face da Terra.

Descubra mais sobre as pessoas, a cultura, o risco de devastação e muito mais sobre essa comunidade única e quase desconhecida!

©Getty Images
Nove ilhas
As nove ilhas que formam esse pequeno país compreendem seis pequenos atóis pouco povoados e três ilhas de recifes com praias cheias de palmeiras.

©Getty Images
População pequena
Há apenas cerca de 11.000 pessoas em Tuvalu, que tem uma área de menos de 26 km². No entanto, eles estabeleceram sua própria cultura e modo de vida singular.

©Getty Images
É o quarto menor país do mundo
Este pequeno país só não é menor que o Vaticano, Mônaco e Nauru. Tuvalu tem sua própria moeda, o dólar de Tuvalu, e também usa o dólar australiano.

©Getty Images
Línguas oficiais
Tuvaluanos são Polinésios e seu idioma, a língua tuvaluana, está intimamente relacionado com o samoano, de acordo com a Enciclopédia Britannica. O idioma ensinado nas escolas e amplamente utilizado, no entanto, é o inglês.

©Getty Images
Religião
A maioria da população pertence à Igreja de Tuvalu, ou ao que já foi a Igreja Protestante das Ilhas Ellice.

©Getty Images
Cultura
De acordo com o The Guardian, a atmosfera na ilha é aventureira e bem-humorada, com os moradores passeando ao longo das estradas da ilha em motocicletas, tirando cochilos nas redes à tarde e fritando peixes em fogueiras na praia à noite.

©Getty Images
Esportes
Os esportes desempenham um papel enorme na vida cotidiana em Tuvalu. Quando aviões não são esperados, jovens andam de bicicleta e jogam vôlei, basquete e futebol na pista de pouso.

©Getty Images
Um paraíso aparente
As exuberantes areias brancas em meio às águas turquesas, com coqueiros densos, fornecem um cenário deslumbrante para desfrutar de temperaturas médias diárias entre 27 e 29°C.

©Getty Images
Segunda Guerra Mundial
Escavações feitas pelos militares dos EUA na construção de uma pista de pouso durante a Segunda Guerra Mundial deixaram cicatrizes na terra que mais tarde foram preenchidas com areia e povoadas por casas.

©Getty Images
Comunidade Britânica
Tuvalu é uma nação insular independente dentro da Comunidade Britânica. Na foto podemos ver a Rainha Elizabeth II visitando o país em 1982.

©Getty Images
Ainda tem uma relação com a monarquia
Príncipe William e Kate Middleton também visitaram Tuvalu em 2012. Na imagem, eles estão bebendo água de coco de uma árvore plantada pela Rainha em sua visita anterior em 1982.

©Getty Images
A capital
A capital de Tuvalu, Funafuti, é um pequeno atol de corais onde fica o aeroporto. Em seu ponto mais alto, a cidade está apenas 4,5 metros acima do nível do mar. Aproximadamente um terço da população vive em Funafuti.

©Getty Images
Mergulhos
A Área de Conservação de Funafuti, na costa da capital, oferece águas calmas para mergulho de profundezas e de snorkel entre tartarugas marinhas e peixes tropicais.

©Getty Images
Observação de pássaros
Há também várias ilhotas desabitadas abrigando aves marinhas deslumbrantes.

©Getty Images
Agricultura
Os coqueiros prosperam em Tuvalu, assim como as árvores de fruta-pão, pandanus, taro (uma espécie de inhame) e bananas. Frangos e suínos são criados nas ilhas. Peixes e mariscos também são capturados para alimentação.

©Getty Images
Mudanças climáticas
A nação de baixa altitude foi classificada como "extremamente vulnerável" às mudanças climáticas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

©Getty Images
Ameaça do aumento no nível do mar
A bela nação insular está lutando para lidar com os impactos relacionados às mudanças climáticas, em grande parte por causa do aumento do nível do mar em 5 mm ao ano desde 1993, o que está bem acima da média global.

©Getty Images
Danos às plantações e inundações
À medida que a água salgada sobe através do atol de coral para as ilhas, ela estraga os cultivos de taro e mandioca, plantações vitais para a população.

©Getty Images
Autossuficiência prejudicada
A água salgada envenena o solo fino e dificulta muito o cultivo, tornando os tuvaluanos cada vez mais dependentes de importações caras.

©Getty Images
Inundações
O aumento do nível do mar também está causando cada vez mais inundações durante as marés altas e nas tempestades. Inundações afetam as casas das pessoas e ameaçam o acesso à pista do aeroporto.

©Getty Images
Outros impactos nocivos das mudanças climáticas
Juntamente com o aumento do nível do mar, o aumento das temperaturas representa uma ameaça para a nação. As encostas dos atóis e ilhas de corais estão sofrendo erosões, o que encolhe ainda mais a já pequena faixa de terra.

©Getty Images
Aumento da atividade de tempestades
Com as mudanças climáticas, há uma previsão de que a gravidade dos ciclones e secas piore ainda mais, criando ainda mais erosão através das ondas.

©Getty Images
Aumento da atividade de tempestades
As árvores são arrastadas para o mar à medida que a ilha é atingida pelas ondas, tornando o país ainda mais frágil de ser atingido por inundações e erosão adicional.

©Getty Images
Branqueamento dos corais
Devido ao aumento das temperaturas, os recifes de coral perto de Tuvalu também estão sendo afetados pelo branqueamento de corais. Isso pode envenenar os peixes de recife que se alimentem de micro-algas expelidas por esses corais branqueados, o que por sua vez causa doenças graves em pessoas que comem esses peixes.

©Getty Images
Fornecimento limitado de água doce
Apenas a captação de chuva e os poços forneciam água doce para a população. Mas desde que o aumento do nível do mar contaminou os suprimentos de água subterrâneos, Tuvalu tornou-se totalmente dependente da água da chuva, armazenada em grandes tanques de coleta. As mudanças climáticas, ao mesmo tempo, estão aumentando a frequência de secas e a água potável está se tornando cada vez mais rara por lá.

©Getty Images
Restam menos de 100 anos
Alguns cientistas previram que Tuvalu poderia se tornar inabitável entre 50 a 100 anos - ou menos - se o nível do mar continuar a subir no ritmo que está.

©Getty Images
Sob ameaça
Muitos prevêem que Tuvalu se tornará o primeiro país a desaparecer como resultado das mudanças climáticas.

©Getty Images
Ainda liderando a luta contra as mudanças climáticas
Num esforço para conter a poluição e dar exemplo para as nações maiores, quatro das ilhas do país já são 97% dependentes de energia solar. O governo está trabalhando para alcançar a meta de 100% de energia renovável a partir de energia eólica e solar até 2025.

©Getty Images
Planos potenciais
Tuvalu está considerando construir uma ilha artificial, para dragar e recuperar terras ao sul da ilha Fongafale, elevar a terra a 10 m acima do nível do mar e construir habitações de alta densidade. É um plano que custaria US$ 300 milhões, mas que o país não tem dinheiro para colocar em prática.

©Getty Images
Possível evacuação como refugiados da mudança climática
No entanto, o primeiro-ministro de Tuvalu, Enele Sopoaga, rejeita essa atitude "derrotista". Ele diz que o governo está concentrado em se adaptar às mudanças nos padrões climáticos para manter o país de pé.

©Getty Images
Possível evacuação como refugiados da mudança climática
Fiji já ofereceu terras ao governo tuvaluano para realocar sua população para 1.200 km ao sul, mas Tuvalu não aceitou. O ex-primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, chegou a sugerir que daria cidadania plena aos cidadãos de Tuvalu em troca dos direitos marítimos e pesqueiros do país, mas Sopoaga rejeitou a proposta por causa do "pensamento imperial".

©Getty Images
Alguns estão indo para a Nova Zelândia
As gerações mais jovens estão aceitando cada vez mais a necessidade de emigração e a Nova Zelândia tem recebido tuvaluanos em número crescente.

©Getty Images
Muito em jogo
Grande parte da população mais idosa não quer se mudar, pois teme perder sua identidade, cultura, estilo de vida e tradições.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget