15 imagens impressionantes tiradas do espaço em 2015

Ao infinito e além

Nasa



O ano de 2015 foi cheio de descobertas espaciais. Em julho, a Nasa divulgou a primeira foto em alta resolução de Plutão e, em dezembro, já revelou que o planeta anão têm céu azul e água vermelha.

Além disso, antes de descobrir a existência de água em estado sólido em Plutão, a agência espacial norte-americana encontrou em Marte, em setembro deste ano, um elemento essencial para a vida como conhecemos: água líquida. 

Todas essas descobertas renderam milhares de fotos incríveis, desde imagens impressionantes capturadas pelo telescópio Hubble até fotografias lindíssimas da Terra tiradas pelos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional.

A EXAME.com selecionou algumas fotos do arquivo online da Nasa que mostram a beleza do universo, além de representar as descobertas espaciais do ano. Veja as 15 melhores a seguir: 

Na foto acima, tirada pelo Hubble, uma pequena parte da Nebulosa Veil espalha os restos de uma estrela que explodiu cerca de oito mil anos atrás.

Primeira imagem com cores reais de Plutão

NASA/APL/SwRI
Em julho de 2015, a sonda New Horizons capturou esta foto em alta resolução de Plutão. A imagem combina as cores azul, vermelho e infravermelho tiradas pela câmera Ralph da New Horizons.

Na fotografia, é possível ver o "coração" do planeta anão com muitos detalhes, as crateras da superfície e uma grande faixa equatorial escura.

Em setembro deste ano, onze semanas depois da captura dessa foto, a Nasa revelou outra imagem de Plutão com uma fina camada em tons de azul ao seu redor. Com essa imagem, a agência espacial informou que o planeta anão tem céu azul e água vermelha congelada em sua superfície. 

Vênus vista da Estação Espacial Internacional

Nasa
Esta imagem foi capturada no dia cinco de dezembro de 2015 peloastronauta japonês Kimiua Yui, da Agência Aeroespacial de Exploração do Japão. Yui estava dentro da Estação Espacial Internacional quando avistou Vênus. Ele decidiu registrar o momento em que a nave japonesa Akatsuki, uma sonda que orbita Vênus, estava perto do planeta.

Aurora Boreal vista do espaço

Nasa
Esta foi outra fotografia tirada pelo astronauta japonês Kimiya Yui. Quanto esta imagem foi capturada, Yui estava observado o universo através da janela do módulo experimental japonês (JEM, em inglês), localizado dentro da Estação Espacial Internacional.

Também chamado de Kibo (que significa esperança em japonês), o JEM é a primeira instalação espacial humano do Japão. Além disso, o módulo aumenta as capacidades de investigação da Estação Espacial.

Última caminhada espacial do ano

Nasa
Tim Kopra, engenheiro da Expedição 46, fez a última caminhada espacial de 2015 no dia 21 de dezembro. Ele e Scott Kelly, comandante de voo, moveram com sucesso o transportador móvel da Estação Internacional.

Os astronautas realizaram a missão antes de o cargueiro espacial russo de abastecimento acoplar na Estação na quarta-feira (22). A nave da Rússia levou à tripulação 2,5 toneladas de carga, incluindo mantimentos, água, combustível e oxigênio comprimido.

Nordeste da Austrália vista de cima

Nasa
Esta foto foi tirada do espaço, mas quem comandou a câmera não foi um astronauta e, sim, um estudante -- ele controlou remotamente da Terra a câmera Sally Ride EarthKam, que fica a bordo da Estação Espacial.

A fotografia capturada pelo estudante revela o lado noroeste da Austrália. O programa que ele participou permite que alunos de qualquer parte do planeta solicitem o uso da câmera da estação para tirar fotos de características específicas da Terra.

Impressões digitais de água na areia

Nasa
Kjell Lindrgen, astronauta da Nasa, tirou essa foto no dia 11 de novembro deste ano. De dentro da Estação Espacial Internacional, Lindgren publicou a imagem em sua conta no Instagram e escreveu na legenda "As delicadas impressões digitais da água impressas na área".

Austrália

Nasa
Kjell Lindgren não é o único astronauta a bordo da Estação Espacial que publica imagens do espaço nas redes sociais. O comandante da Expedição 46, Scott Kelly, compartilhou uma série de dezessete fotografias tiradas a partir da Estação durante um voo na Austrália. 

As imagens foram publicadas entre os dias 12 e 13 de outubro no Twitter. A fotografia acima foi a primeira da série e tem como legenda a seguinte frase: ""#EarthArt em uma passagem sobre o continente #Australian. Imagem 1 de 17. #YearInSpace".

Londres à noite

Nasa
De seu ponto de observação a bordo da Estação Espacial Internacional, Kjell Lindgren capturou esta fotografia de Londres durante um voo noturno. Engajado nas redes sociais, ele compartilhou a imagem em sua conta no Instagram e escreveu na legenda "#London. Bonita na luz do dia, ainda mais bonita à noite".bonita à noite." de Londres. Compartilhando a imagem com seus seguidores de mídia social, Lindgren escreveu: "#London. Bonita na luz do dia, ainda mais bonita à noite."

Nova imagem em HD da Terra

Nasa
A sonda de reconhecimento lunar da Nasa já capturou diversas imagens da Terra a partir da Lua. Essa fotografia em alta definição é a mais nova tirada pela câmera a bordo da sonda.

Cratera de Marte

Nasa
Esta imagem de maio de 2015 mostra a cratera Schiaparelli em Marte, um local que fica perto do equador marciano. Essa localização está associada ao filme Perdido em Marte, lançado em outubro deste ano. 

Ilha de Bahamas vista do espaço

Nasa
Esta foto foi tirada por um dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Ela revela pequenas ilhas nas Bahamas sendo cortadas por canais de maré. Segundo a Nasa, os astronautas consideram que essa área é um dos pontos mais reconhecíveis do planeta.

Girassol galáctico

Nasa
O Hubble tirou essa foto no dia 11 de setembro de 2015. Nela, é possível ver a galáxia Messier 63, que lembra o padrão do centro de um girassol. 

Erupção de um vulcão em Galápagos

Nasa
foto acima revela o vulcão Lobo, o mais alto da Ilha de Galápagos, entrando em erupção pela primeira vez em 33 anos. A imagem foi capturada no dia 11 de junho de 2015 pelo instrumento Aster do satélite "Terra" da Nasa. 

As cores das imagens são falsas e foram reproduzidas a partir de luzes infravermelhas verdes, azuis e vermelhas.

Água em Marte

Nasa
Em setembro deste ano, a Nasa fez uma das maiores descobertas espaciais dos últimos anos: Marte tem água líquida em sua superfície. A foto acima foi a primeira imagem publicada pela agência espacial sobre o assunto. Ela mostra listras estreitas e escuras na cratera Hale, que podem ter sido formadas pelo fluxo sazonal de água líquida salgada.

A descoberta é extremamente relevante, pois abre portas para outra questão: é possível ter vida em Marte? De acordo com Lujendra Ojha, um dos autores do estudo, em uma entrevista ao site Space, a presença de água em estado líquido aponta que alguns locais de Marte são mais habitáveis do que se imaginava.

Fogos de artifício celestiais

Nasa
A Nasa compartilhou a imagem dessa constelação de estrelas jovens para comemorar o aniversário de 25 anos do telescópio Hubble -- que foi lançado no dia 24 de abril de 1990. A agência espacial comparou o nascimento das estrelas com uma queima de fogos.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget