Homem é preso por mentir sobre criação de vacina contra Aids

Médico aplica vacina: colegas do condenado não foram processados, já que pesquisador aparentemente trabalhou sozinho
Gabriel Garcia, de INFO Online

Um pesquisador foi multado em 7,2 milhões de dólares e ficará preso por cinco anos após colocar anticorpos de seres humanos em sangue de coelho para convencer o governo dos Estados Unidos de que sua equipe estava prestes a criar uma vacina para o HIV.

A sentença de prisão para Dong-Pyou Han, ex-pesquisador da Universidade de Iowa State, é um raro caso no qual um cientista é formalmente punido por realizar e publicar estudos fraudulentos.

Han se declarou culpado por duas acusações de falso testemunho, nas quais ele "sabidamente, voluntariamente e intencionalmente fez, ou deu a entender, uma representação fraudulenta ao Instituto Nacional de Saúde."

O pesquisador admitiu que alterou os resultados de alguns experimentos, aparentemente para acobertar um erro que cometeu no laboratório.

O chefe da equipe de Han, Michael Cho, recebeu 19 milhões de dólares em uma bolsa de estudos do governo americano para seu trabalho, e, aparentemente, não sabia que Han havia alterado o experimento.

"Estou muito envergonhado pelo meu mau comportamento", Han escreveu em uma carta na qual admite o crime. "Não queria machucar alguém. Todas as consequências por meus erros são de minha responsabilidade."

A equipe na qual Han trabalhava afirmava que queria "desenvolver uma vacina contra a AIDS".

Os colegas do condenado não foram processados, já que Han aparentemente trabalhou sozinho na adulteração dos resultados de pesquisa.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget