Nasa lança 'disco voador' para testar aterrissagem em Marte

Imagem artística do Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade da Nasa, projetado para testar sistema de aterrissagem em Marte
Irene Klotz, daREUTERS

Cabo Canaveral - Um balão de gás hélio decolou de uma base aérea no Havaí nesta segunda-feira carregando um sistema de aterrissagem experimental para Marte com o formato de um disco voador que passará por um teste pela segunda vez, mostrou uma TV da Nasa.

Com a altura de um prédio de 98 andares, balão, paraquedas e cabos do veículo de teste da Nasa decolaram às 14h43 (hora de Brasília) da base em Kauai, Havaí.

O balão deve levar três horas para alcançar uma altitude de 36.576 metros, quando a nave em forma de disco voador, o Desacelerador Supersônico de Baixa Densidade (LDSD, na sigla em inglês), vai se separar para realizar seu voo de teste.

Um sólido motor de foguete dará a ignição para que o LDSD alcance 54.864 metros, cinco vezes a altura de aviões comerciais, e movendo-se a cerca de 4.828 km/h, quatro vezes a velocidade do som.

A velocidade e a altitude a ser alcançados pretendem simular as condições enfrentadas por uma espaçonave ao mergulhar na fina atmosfera de Marte. A Nasa quer desenvolver sistemas de aterrissagem para veículos pesados e, eventualmente, hábitats humanos em Marte.

A Nasa testou o sistema no ano passado, mas houve problemas com o paraquedas.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget