Irlanda e Reino Unido tentam acabar com Marlboro Man


Anúncio de cigarro com o Marlboro Man: cigarros serão vendidos em maços sem marca, cor verde-oliva 

Dara Doyle e Donal Griffin, da Bloomberg

Dublin - A Irlanda, marco inicial da batalha contra o fumo, e o Reino Unido estão desferindo os primeiros golpes na mais recente guerra da Europa contra o tabaco, que poderia terminar sendo disputada por advogados.

Os cigarros serão vendidos em maços sem marca, cor verde-oliva, dominados por imagens gráficas de pulmões danificados depois que a Irlanda se tornou, nesta semana, o primeiro país da Europa a determinar o uso de maços simples.

Isso significa o fim das cores associadas com marcas como Marlboro, da Philip Morris International Inc.

Como o Reino Unido está seguindo a liderança da Irlanda, quatro das maiores empresas de tabaco já estão se preparando para tomar medidas legais.

O resultado poderia decidir o destino dos maços na União Europeia, e ameaçar uma indústria de US$ 780 bilhões que já sofre com a diminuição dos níveis de fumantes na Europa e nos EUA.

“Tenho um recado para a indústria tabagista”, disse James Reilly, ministro do governo irlandês responsável pela legislação, em uma entrevista, na terça-feira, em Dublin. “Podem tentar nos atacar, mas devem entender que vamos vencer, e vamos lutar com todas nossas forças. Eles podem ter bilhões, mas nós temos a verdade e o povo do nosso lado”.

Dentro de dois anos, os maços de cigarro na Irlanda serão padronizados, e os avisos de saúde dobrarão de tamanho para ocupar 65 por cento da área de superfície. A Irlanda está seguindo o exemplo da Austrália, o primeiro país do mundo a tomar essa iniciativa.

Em 2012, a Austrália impediu que as empresas de tabaco usassem logotipos, cores ou textos promocionais nas embalagens. Embora a lei ainda esteja sob disputa na Organização Mundial de Comércio, as iniciativas em Dublin e Londres, as primeiras sob a nova diretiva da UE em relação ao tabaco, vão sentar um precedente na Europa.

Reino Unido segue os passos


Na segunda-feira, em Londres, a Câmara dos Lordes, a câmara alta não eleita do Reino Unido, vai votar uma legislação sobre maços padronizados de cigarros, depois que os deputados da Câmara dos Comuns apoiaram o plano. O MSCI World Tobacco Index caiu cerca de 3,3 por cento nesta semana.

As empresas do setor disseram que iriam desafiar a lei britânica, que deve entrar em vigência no próximo ano.

“Prevejo uma longa e dura batalha jurídica”, disse Foster Corwith, que ajuda a administrar cerca de US$ 36 bilhões na Causeway Capital LLC em Los Angeles, incluindo ações da British American Tobacco Plc.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget