Anúncio de cigarro com o Marlboro Man: cigarros serão vendidos em maços sem marca, cor verde-oliva
Dara Doyle e Donal Griffin, da Bloomberg
Dublin - A Irlanda, marco inicial da batalha contra o fumo, e o Reino Unido estão desferindo os primeiros golpes na mais recente guerra da Europa contra o tabaco, que poderia terminar sendo disputada por advogados.
Os cigarros serão vendidos em maços sem marca, cor verde-oliva, dominados por imagens gráficas de pulmões danificados depois que a Irlanda se tornou, nesta semana, o primeiro país da Europa a determinar o uso de maços simples.
Isso significa o fim das cores associadas com marcas como Marlboro, da Philip Morris International Inc.
Como o Reino Unido está seguindo a liderança da Irlanda, quatro das maiores empresas de tabaco já estão se preparando para tomar medidas legais.
O resultado poderia decidir o destino dos maços na União Europeia, e ameaçar uma indústria de US$ 780 bilhões que já sofre com a diminuição dos níveis de fumantes na Europa e nos EUA.
“Tenho um recado para a indústria tabagista”, disse James Reilly, ministro do governo irlandês responsável pela legislação, em uma entrevista, na terça-feira, em Dublin. “Podem tentar nos atacar, mas devem entender que vamos vencer, e vamos lutar com todas nossas forças. Eles podem ter bilhões, mas nós temos a verdade e o povo do nosso lado”.
Dentro de dois anos, os maços de cigarro na Irlanda serão padronizados, e os avisos de saúde dobrarão de tamanho para ocupar 65 por cento da área de superfície. A Irlanda está seguindo o exemplo da Austrália, o primeiro país do mundo a tomar essa iniciativa.
Em 2012, a Austrália impediu que as empresas de tabaco usassem logotipos, cores ou textos promocionais nas embalagens. Embora a lei ainda esteja sob disputa na Organização Mundial de Comércio, as iniciativas em Dublin e Londres, as primeiras sob a nova diretiva da UE em relação ao tabaco, vão sentar um precedente na Europa.
Reino Unido segue os passos
Na segunda-feira, em Londres, a Câmara dos Lordes, a câmara alta não eleita do Reino Unido, vai votar uma legislação sobre maços padronizados de cigarros, depois que os deputados da Câmara dos Comuns apoiaram o plano. O MSCI World Tobacco Index caiu cerca de 3,3 por cento nesta semana.
As empresas do setor disseram que iriam desafiar a lei britânica, que deve entrar em vigência no próximo ano.
“Prevejo uma longa e dura batalha jurídica”, disse Foster Corwith, que ajuda a administrar cerca de US$ 36 bilhões na Causeway Capital LLC em Los Angeles, incluindo ações da British American Tobacco Plc.
Postar um comentário
DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.