Pontos brilhantes em asteroide intrigam cientistas

Karen Carneti, de INFO Online

        Em 2003 e 2004, imagens em alta resolução do Ceres – maior asteroide do Sistema Solar –, intrigaram os cientistas por revelar um ponto branco e brilhante no astro. Agora, a sonda espacial Dawn descobriu que na realidade o asteroide possui dois pontos brilhantes.

Os pontos brancos são de tamanhos diferentes e mais brilhantes do que as imagens anteriores, feitas pelo telescópio Hubble, mostraram há mais de uma década. Mas os astrônomos ainda não sabem o que eles significam.

“Parece que o ponto brilhante de Ceres agora tem um companheiro de menor brilho, mas, aparentemente, na mesma superfície", anunciou Chris Russell, professor da Universidade da Califórnia. "Isso pode estar apontando para uma origem vulcânica dos pontos, mas teremos que esperar por uma resolução melhor antes fazermos essas interpretações geológicas”, afirmou ele.

Quando a sonda Dawn tirou as fotos, estava há 46 mil quilômetros do planeta anão. "O ponto mais brilhante continua sendo muito pequeno para termos uma resolução com a nossa câmera. Mas, apesar de seu tamanho, é mais brilhante do que qualquer outra coisa em Ceres. É verdadeiramente inesperado e ainda um mistério para nós," disse à NASA o Dr. Andreas Nathues, do Instituto Max Planck para a Investigação do Sistema Solar.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget