Mistério das pedras que andam na Califórnia é resolvido

Com fotos e GPS, cientistas desvendaram fenômeno climático que movimenta grandes rochas por até centenas de metros

João Pedro Caleiro, de

PLOS ONE/Creative Commons
Rocha em movimento no Vale da Morte, na Califórnia, mistério científico até agora


 Desde os anos 40, um mistério intriga cientistas: o das centenas de pedras enormes que se movimentam por vários metros e deixam rastros no Vale da Morte, na Califórnia, Estados Unidos.

Nesta semana, os pesquisadores Richard e James Norris, junto com Ralph Lorenz, Jib Ray e Brian Jackson, publicaram na revista científica PLOS ONE uma explicação para o fenômeno.

Com o uso de uma estação de meteorologia, fotos e equipamentos de GPS, o movimento ocorre em condições climáticas específicas, quando chuvas criam uma superfície d'água que congela durante a noite.

Na manhã seguinte, o sol faz com que esse gelo quebre em placas que são movimentadas pelo vento, empurrando as pedras em meio ao barro.

Estas condições climáticas não são comuns e não favorecem a observação, o que explica a dificuldade de verificar e entender o fenômeno até agora:

"O 'caminhar' das rochas é lento e relativamente breve, então uma observação casual provavelmente não registra este movimento", diz o estudo.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget