Russo acusado de invadir computadores é preso

A prisão de Roman Seleznev, que tem 30 anos e é filho de um deputado da Câmara russa, elevou a tensão entre os dois países



Thomas Samson/AFP

Um juiz de Washington deferiu a decisão com medo de que ele pudesse fugir do país

Seattle - Um russo acusado de hackear os sistemas de computador de varejistas norte-americanos para roubar dados de cartão de crédito teve prisão preventiva decretada até o seu julgamento, em outubro.

Um juiz de Washington deferiu a decisão com medo de que ele pudesse fugir do país, de acordo com promotores.

A prisão de Roman Seleznev, que tem 30 anos e é filho de um deputado da Câmara russa, elevou a tensão entre os dois países, que já estão vivenciando o momento de maior hostilidade desde o fim da Guerra Fria, por conta da crise na Ucrânia.

Pouco depois da prisão de Seleznev ser anunciada, no mês passado, o Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que a sua captura equivalia a um sequestro e acusou os EUA de violar um tratado bilateral.

A Rússia exigiu a soltura imediata do acusado. Advogados de Seleznev pediram que ele fosse liberado para ficar em seu apartamento em Seattle até o julgamento, afirmou a procuradora Jenny Durkan na sexta-feira.

Segundo ele, o juiz James P. Donohue negou a solicitação porque Seleznev era um viajante internacional frequente, tem acesso a contas bancárias em vários lugares do mundo e a habilidade de fabricar documentos falsos, o que tornaria a sua fuga mais fácil.

Seleznev é acusado de fraude bancária, causar dano a um computador protegido, obter informações de um computador protegido e roubo de identidade qualificado, de acordo com promotores.

Seu indiciamento diz que Seleznev hackeou sites de venda de produtos para roubar dados de cartão de crédito de 2009 a 2011.

O pai do garoto, o deputado russo Valery Seleznev, disse em comunicado no mês passado que pretende tomar todas as medidas para proteger o seu filho. “O réu tem direito a toda a proteção oferecida pelo nosso sistema, e não receberá privilégios”, disse a procuradora.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget