Mercosul estuda padronizar placas de carros, como na Europa

Ideia foi inspirada no modelo da UniĆ£o Europeia

Vitor Matsubara, da

Tomohiro Ohsumi/Bloomberg

Carros: Placas se diferenciariam apenas por detalhes como bandeiras ou siglas do paĆ­s de origem

              Representantes dos cinco paĆ­ses membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) deram um passo importante na definiĆ§Ć£o de um sistema unificado de placas, que pode se tornar obrigatĆ³rio a partir de 2016.

A ideia Ć© que todos os veĆ­culos licenciados em qualquer um destes paĆ­ses tenham placas com uma mesma identidade visual, sendo identificadas por detalhes como as bandeiras e siglas de sua respectiva naĆ§Ć£o - como jĆ” acontece na Europa com praticamente todos os membros da UniĆ£o Europeia.

A proposta do Mercosul Ć© que o novo modelo de placa seja inaugurado por automĆ³veis de passeio e utilitĆ”rios, sendo estendido aos outros tipos de veĆ­culos a partir de 2018.

"A decisĆ£o de adotar um padrĆ£o para os veĆ­culo da regiĆ£o representaria um avanƧo no processo de consolidaĆ§Ć£o do Mercosul como um espaƧo de interesses comuns na AmĆ©rica do Sul", declarou o ministro da JustiƧa e Direitos Humanos da Argentina, Julio Alak.

AlĆ©m da padronizaĆ§Ć£o visual dos veĆ­culos, a medida tambĆ©m prevĆŖ um sistema de intercĆ¢mbio de informaƧƵes de registro dos automĆ³veis licenciados no Mercosul. Segundo informaƧƵes da imprensa especializada, todos os paĆ­ses estĆ£o empenhados neste projeto, sendo a Argentina o mais avanƧado deles.

Postar um comentƔrio

DƊ SUA OPINIƃO, COMENTE ESSA MATƉRIA.

ObservaĆ§Ć£o: somente um membro deste blog pode postar um comentĆ”rio.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiĆŖncia. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget