Ibama terá que pagar R$ 5 mil em indenização por morte de papagaio 'Meu Lourinho'


Depois de mais de um ano, o caso do papagaio "Meu Lourinho" chegou ao fim, na última quarta-feira (02). O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi condenado a pagar R$ 5 mil de indenização à dona de casa Gedália Valentim Ferreira, de 54 anos, dona do animal.

O juiz da 2ª Vara Federal, Francisco Alves, condenou o Ibama em primeira instância após a morte do animal, que havia sido apreendido no dia 14 de março de 2013. Era uma quinta-feira, 17 de agosto de 2013, quando Gédalia, acompanhada de uma defensora pública, foi buscar o animal na sede do Ibama, em Casa Forte, Zona Noroeste do Recife. Só então ela ficou sabendo da morte da ave, no dia 10 de julho do mesmo ano.

De acordo com o laudo do Ibama, a morte foi causada por uma infecção bacteriana no intestino, problema que não foi encontrado no laudo realizado assim que o animal foi apreendido.

Uma denúncia anônima levou a apreensão do ave na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife. Porém, Gedália entrou com um processo para reaver "Meu Loirinho" afirmando que tanto ela quanto o papagaio estavam sofrendo de depressão pela distância.

Apesar dos maus-tratos confirmados (asas cortadas e desnutrição), o juiz Francisco Alves acreditou que a devolução seria melhor, e que os problemas eram causados por desinformação. Infelizmente, já era tarde demais.

Um ano após a morte do pássaro, Gedália ainda precisa tomar antidepressivos e conta que chora diariamente. Apesar de achar que a decisão é um conforto pela humilhão que sofreu dos agentes do Ibama, ela garante que o mais importante é que o órgão reveja a forma de cuidar dos animais que ficam sob sua custódia.

"Cheguei a questionar a forma como eles estavam cuidados, mas ouvi de um funcionário que 'um animal desse tipo tem que ficar mesmo na chuva e no relento'. Não me conformo. Todos os dias que eu ia lá Meu Lourinho chorava, pedia para voltar para casa. Sinto muita falta. Foram oito anos", lamenta.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget