Calça mais velha do mundo tem 3200 anos – e continua atual


À moda antiga: achado confirma hipótese de que o desenvolvimento da calça foi associado com o aparecimento de equitação 

Tudo muda tão rápido no universo da moda, que até os mais iniciados podem achar difícil acompanhar as novidades. Calças, por exemplo, todo mundo tem pelo menos uma no armário. Mas quando surgiu essa peça de roupa que veste separadamente cada uma das pernas e que vai da cintura até os pés? E quem a inventou?

Segundo uma equipe de pesquisadores do Instituto de Arqueologia Alemão, nossas boas e velhas calças remontam ao terceiro milênio antes de cristo. É dessa época o par de calças mais antigos do mundo, que foi descoberto nesta semana pelos arqueólogos. 

A peça, datada em 3200 anos, foi encontrada no oásis de Turfán, na China, onde estão túmulos antigos, uma região desértica conhecida por favorecer a conservação das múmias. 

Feita de lã, a calça consiste em três partes: duas peças de perna e uma parte da virilha, que foram feitas separadamente em um tear. 

O interessante é que as peças foram costuradas com uma grande largura na virilha, o que facilita o movimento e abertura das pernas. 

Ao lado delas, havia armas e freios típicos de guerreiros equestres. Ou seja, elas foram feitas no mesmo período em os primeiros guerreiros a cavalo surgiram nas estepes da Eurásia. 

Os estudos confirmam a hipótese de que o desenvolvimento da calça cortada como a conhecemos hoje foi intimamente associado com o aparecimento da equitação.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget