Astrônomos brasileiros descobrem asteroide pela primeira vez

Descoberto por observatório mineiro e batizado de 2014 KP4, o asteroide de 600 metros de diâmetro poderia devastar um continente caso se chocasse com a Terra

Telescópio do observatório Sonear: depois de cometa, asteroide é descoberto no Brasil

São Paulo - Pela primeira vez, astrônomos amadores brasileiros localizaram um asteroide noespaço. Batizado de 2014 KP4, o objeto tem órbita que corta a da Terra e pode ter até 600 metros de diâmetro.

Por sorte, a inclinação de 10º em sua trajetória impede que o asteroide se choque com o nosso planeta. De acordo com os cientistas, isso poderia causar a devastação de um continente.

"Não foi fácil encontrar, foram muitos dias de busca", afirmou em nota o engenheiro Cristóvão Jacques. Ele é dono do observatório particular Sonear, responsável pela descoberta realizada em 20 de maio.

Confirmação

Após a identificação do 2014 KP4 pelos brasileiros, observatórios na Austrália e na Itália confirmaram a descoberta.

O asteroide é o segundo achado do Sonear, que já havia identificado em 16 de janeiro o cometa C/2014 A4 Sonear.


Criado por Jacques e outros dois amigos no fim do ano passado, o Sonear fica em Oliveira (MG) - cidade a 120 km de Belo Horizonte.

Segundo a Agência Espacial Brasileira, 90% dos asteroides que representam real ameaça para a Terra (com 1 km ou mais de diâmetro) já foram identificados. Ao todo, eles são cerca de mil.

Entretanto, centenas de milhares de outros objetos menores (como o 2014 KP4) ainda não foram identificados pelos cientistas.
Assunto Da Matéria >>
Sua Opinião:

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget