Chuva afeta 64 cidades na Bahia; 37 enfrentavam a pior estiagem em 40 anos




Vista da Iaçu, na Bahia, cidade atingida por fortes temporal; choveu cidade, na noite de domingo, 200 milímetros em menos de duas horas, o equivalente a um ano

As chuvas que atingiriam a Bahia, neste mês de janeiro, causou problemas em 64 municípios em todo o Estado, segundo balanço do Inema (Instituto Estadual do Meio Ambiente). Das cidades afetadas, 37 pertencem à região do semiárido, que corresponde a dois terços do território baiano e que enfrentou, em 2012, uma das piores estiagens das últimas quatro décadas. O Estado tem 417 municípios.

As situações mais graves ocorreram nas cidades de Iaçu (280 km de Salvador), na Chapada Diamantina, Utinga (433 km de Salvador) e Jaguaquara (343 km de Salvador), no Vale do Jiquiriçá. Na capital Salvador, choveu nos últimos dias, mas a Defesa Civil não registrou nenhuma ocorrência grave.

Em Iaçu, a chuva começou na última sexta-feira (19), mas um temporal atingiu a cidade na noite de domingo, quando choveu 200 milímetros em menos de duas horas. O prefeito Nixon Andrade (PMDB) disse ao UOL, por telefone, que a precipitação ocorrida equivale a quase um ano de chuva.

"Já estávamos em situação de emergência por conta da estiagem que já durava dois anos e agora mantivemos o decreto por conta da cheia", conta o prefeito, que está em Salvador para buscar auxílio do governo estadual por meio das Voluntárias Sociais e Defesa Civil.


 23.jan.2013 - Motoristas enfrentam ponto de alagamento na avenida Luiz Vina, em Salvador, depois de forte chuva que atingiu a cidade Joá Souza/ Agência A Tarde/ Estadão Conteúdo

O saldo na cidade, que recebeu a visita de técnicos da Defesa Civil do Estado, foi de 200 casas atingidas, 30 totalmente destruídas e mais de 250 pessoas desabrigadas. Também foram destruídos o estádio de futebol, pontes e estradas vicinais, assim como cerca de cinco quilômetros da linha férrea.

Em uma fábrica de cerâmica, 90% da produção e parte do maquinário foram danificados. A prefeitura estima um prejuízo de cerca de R$ 5 milhões. Apesar do rastro de destruição, ninguém ficou ferido.

Próximo à estrada de ferro, um carro foi arrastado pela água e "engolido" por uma enorme cratera. O motorista escapou ileso.

Em Jaguaquara, a chuva alagou casas e cerca de 50 pessoas ficaram desabrigadas.Os moradores de bairros da periferia perderam móveis e tiveram os carros e casas completamente alagados e, em alguns pontos, a água atingiu cerca de um metro de altura.

Chuva de granizo

Em Itaberaba (285 km de Salvador), na Chapada Diamantina, choveu 154 milímetros nos últimos dias e houve também uma precipitação de granizo, na semana passada, o que deixou os moradores locais assustados.

De acordo com o Serviço de Meteorologia do Inema, "as chuvas que também provocaram formação de granizo ocorreram devido o enfraquecimento da massa de ar quente e seco sobre a Bahia, que por sua vez, possibilitou o avanço de uma frente fria vinda da região sudeste rumo ao sul do Estado e que, associada ao calor e a umidade proveniente da Amazônia, intensificou nebulosidade e as chuvas na região".

Já em Utinga, que fica na mesma região, as fortes chuvas causaram destruição e deixaram a cidade sem energia, telefone e internet no fim da semana passada.

A Defesa Civil informou, por meio de assessoria de imprensa, que enviou técnicos a alguns municípios do Estado e que está atendendo às solicitações de emergência das prefeituras. O órgão deve divulgar um balanço das chuvas na próxima semana.
Previsão

O Inema informou que a previsão ainda será de ocorrência de chuvas em praticamente toda a Bahia, sendo as regiões oeste e sul as que terão os volumes de chuvas mais significativos, com acumulados acima dos 80 milímetros.

Nas demais regiões do Estado, conforme o relatório, esses acumulados não ultrapassarão os 30 milímetros.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget