Hyundai e Kia divulgavam números de economia errados nos EUA




Autoridades americanas descobriram que a Hyundai e a Kia divulgaram dados errados sobre a economia de seus automóveis. A diferença com relação ao consumo real chegava a seis milhas por galão (2,54 km/l).

A fraude foi descoberta durante uma auditoria de rotina da Environment Protection Agency (EPA - Agência de Proteção Ambiental), órgão do governo americano que regulamenta e fiscaliza políticas ambientais.

As duas marcas coreanas, que fazem parte do mesmo grupo e têm expandido consideravelmente suas vendas nos EUA nos últimos anos estão sujeitas a multas que poderão alcançar vários milhões de dólares.

Devolução - Ante a descoberta, a Kia e a Hyundai prometeram devolver dinheiro aos compradores, mas essa iniciativa não deverá livrar as duas marcas de processos, como já ocorreu com outros fabricantes que divulgaram números errados de consumo ou performance.

Segundo Gina McCarthy, do escritório de qualidade do ar da EPA, a divulgação de dados mentirosos sobre consumo, presentes na etiqueta colocada no para-brisa nas concessionárias, induz os consumidores a fazer escolhas que podem ser equivocadas, além de prejudicar as marcas concorrentes.

A auditoria que descobriu as fraudes foi iniciada depois de várias queixas de consumidores, reclamando de uma grande diferença entre o consumo real e o declarado nas etiquetas pelos fabricantes.

13 modelos - Segundo a EPA, cerca de 900 mil unidades da Hyundai e Kia vendidas nos EUA podem ter sido afetadas. A investigação cita sete modelos da Hyundai: Elantra, Sonata Hybrid, Accent, Azera, Genesis, Tucson Veloster e Santa Fe. Da Kia, os modelos são seis: Sorrento, Rio, Soul, Sportage e Optima Hybrid. Vários desses carros são vendidos também no Brasil.

As duas marcas alegam ter modificado seus métodos de testes internos em 2010, o que teria causado o problema. Elas afirmam que modelos mais antigos não foram afetados.

Na maioria dos casos, a diferença de consumo constatada foi de uma a duas milhas por galão. O campeão foi o Kia Soul com uma divergência de seis milhas por galão (2,24 km/l).

Com os preços da gasolina em ascensão nos últimos anos, a economia de combustível tem tido um peso importante na escolha dos automóveis pelos consumidores, o que torna ainda mais grave o procedimento das duas marcas apanhadas pela fiscalização. Tanto a Hyundai como a Kia usam os dados de consumo agressivamente em sua publicidade, apresentando-se muitas vezes como líderes em economia nos seus segmentos de mercado.

Apesar dos números de consumo real serem quase sempre inferiores aos mostrados nas etiquetas de eficiência, que são levantados através de um ciclo virtual em testes de laboratórios, não é comum que fabricantes divulguem dados errados aos consumidores. Segundo a EPA, desde o não 2000 isto só havia acontecido duas vezes.

Longo prazo - A Hyundai e a Kia deverão reembolsar seus clientes com base na quilometragem percorrida pelos carros, calculando o custo da gasolina e acrescentando 15 por cento ao total. O reembolso será feito durante todo o tempo que eles mantiverem os veículos.

Com 900 mil carros atingidos, as duas marcas terão que desembolsar imediatamente dezenas de milhões de dólares e, ao longo do tempo, as indenizações poderão chegar a centenas de milhões.

A EPA ainda não divulgou o valor das multas que as fabricantes terão que pagar. A Kia e a Hyundai estão sujeitas a outras sanções, também, por propaganda enganosa, por parte de outras agências governamentais.

O que não é possível quantificar de imediato é o prejuízo causado à imagem das duas marcas coreanas, que deverão ter sua credibilidade abalada.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget