'Um Corpo que Cai' desbanca 'Cidadão Kane' em lista britânica de melhores filmes



Cena de "Um Corpo que Cai", de Alfred Hitchcock

O filme "Um Corpo que Cai", de Alfred Hitchcock, é eleito o melhor filme de todos os tempos, em pesquisa organizada pela revista do British Film Institute, a "Sight & Sound". Ele pegou o lugar que, até então, era ocupado, há 50 anos, por "Cidadão Kane", de Orson Welles.

Para chegar ao resultado, a publicação entrevistou 846 críticos de cinema, acadêmicos, distribuidores, roteiristas e programadores de todo o mundo --número bem maior do que as 144 pessoas que escolhiam o melhor trabalho, há dez anos. "Um Corpo que Cai" (1958), entrou pela primeira vez na pesquisa em 1982 --dois anos depois da morte de seu diretor-- e ficou na sétima posição. Durante sua carreira, Hitchcock foi ignorado pela maioria dos críticos. Sua reputação, no entanto, foi crescendo ao longo do tempo.

O longa de Hitchcock venceu "Cidadão Kane" com uma margem de 34 votos. Na história, James Stewart vive um detetive que investiga as estranhas atividades da mulher de seu amigo, interpretada por Kim Novak.

"Kane" também ficou em segundo lugar em outra enquete da publicação, que fez a mesma pergunta a 358 diretores, tais como Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Francis Ford Coppola, Woody Allen e Mike Leigh. Na seleção deles, o filme vencedor foi "Era Uma Vez em Tóquio", de Yasujiro Ozu.

De acordo com os pesquisadores, o aumento no número de participantes "reflete o impacto da internet e a proliferação e aumento da influência dos comentaristas de filmes no novo meio".

"O encouraçado Potemkin", de Sergei Eisenstein, que esteve na lista por 50 anos, saiu do ranking neste ano. Dos três filmes mudos que estão entre os dez melhores, "O Homem da Câmera", de Dziga Vertov, é novato; "Aurora", de F. W. Murnau, passou para o 5º lugar e "A Paixão de Joana d'Arc", de Carl Theodor Dreyer, volta à lista.

De acordo com os organizadores, as mudanças na lista também podem ser explicadas pela facilidade em encontrar filmes antigos em DVD e pelo aumento de exibições de filmes com acompanhamentos musicais ao vivo.

Confira os dez melhores filmes de todos os tempos eleitos por críticos em enquete da "Sight & Sound":

"Um Corpo que Cai",(Hitchcock, 1958);
"Cidadão Kane", (Welles, 1941);
"Era Uma Vez em Tóquio", (Ozu, 1953);
"A Regra do Jogo", (Renoir, 1939);
"Aurora", (F. W. Murnau, 1927);
"2001 - Uma Odisséia no Espaço", (Kubrick, 1968);
"Rastros de Ódio", (Ford, 1956);
"O Homem da Câmera", (Dziga Vertov, 1929);
"A Paixão de Joana d'Arc", (Dreyer, 1927);
"8 ½" (Fellini, 1963).

Veja os dez melhores de todos os tempos eleitos por diretores de cinema:

"Era Uma Vez em Tóquio", (Ozu, 1953);
"2001 - Uma Odisséia no Espaço", (Kubrick, 1968), e "Cidadão Kane", (Welles, 1941);
"8 ½" (Fellini, 1963);
"Taxi Driver", (Scorsese, 1980);
"Apocalypse Now", (Coppola, 1979);
"O Poderoso Chefão", (Coppola, 1972) e "Um Corpo que Cai", (Hitchcock, 1958);
"O Espelho", (Tarkovsky, 1974);
"Ladrões de Bicicleta", (De Sica, 1948).
Assunto Da Matéria >>
Sua Opinião:

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget