Droga anticâncer restaura memória de cobaias com Alzheimer

RAFAEL GARCIA
DE WASHINGTON

Uma droga que há dez anos vem sendo usada para tratar câncer de pele se revelou um medicamento eficaz também contra o mal de Alzheimer.

O efeito inesperado foi verificado em uma série de experimentos com camundongos, e cientistas devem começar testes clínicos em humanos ainda neste ano.
Editoria de arte/folhapress



A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade Case Western Reserve (EUA), que há dois anos descobriram uma possível ligação entre o bexaroteno (droga usada no estudo) e proteínas que cérebros saudáveis usam para prevenir o Alzheimer naturalmente.

O medicamento foi aplicado em roedores modificados para contraírem a doença.

Segundo estudo publicado na revista "Science", algumas das cobaias recobraram mais de 50% de suas capacidades cognitivas em 72 horas.

Os cientistas submetiam os bichos a testes de orientação espacial, memória olfativa e comportamento. Em um dos experimentos, avaliavam a capacidade dos camundongos de montar seus próprios ninhos (leia gráfico).

Paige Cramer e Gary Landreth, os líderes do trabalho, fundaram agora uma empresa para realizar os testes clínicos da droga em humanos com Alzheimer.

"O bexaroteno funcionou bem em camundongos porque consegue cruzar a barreira entre o cérebro e a corrente sanguínea", disse Cramer à Folha. "Ainda precisamos saber se isso vai ocorrer em humanos também."

O problema por trás do mal de Alzheimer é o acúmulo da beta-amiloide, uma molécula que surge como subproduto da atividade dos neurônios.

Em cérebros normais, há proteínas que limpam a beta-amiloide, mas isso não ocorre no sistema nervoso dos portadores da doença.

Segundo Cramer, o bexaroteno age sobre o DNA dos pacientes e ativa genes responsáveis pela produção de alguns tipos de "apolipoproteínas" que fragmentam a beta-amiloide e facilitam sua eliminação.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget