A Timeline é a melhor coisa que o Facebook já fez



No filme A Rede Social, o personagem Mark Zukerberg descreve o seu projeto como uma maneira de colocar a vida social da faculdade inteira online. Agora o Zuck de verdade foi muito além do campus: estamos falando da nossa existência inteira, Facebookificada. É assustadoramente incrível.

Por que importa

Esta é sem dúvida a maior mudança que o Facebook já empurrou para os usuários — e logo estará ativada para todos os 750 milhões de humanos que usam a rede. O Facebook quer que a Timeline, que vai substituir completamente as icônicas páginas de perfil, represente a sua vida inteira. Ela será uma história visual da sua existência, começando pelo seu nascimento. Sim, o fato de você ter saído da sua mãe (e como! E onde!) está agora presente nos servidores do Facebook. Amores, perdas, amigos, inimigos, aniversários, términos de namoro, viagens, gatos, cachorros, bebedeiras — tudo isso, desde quando você existe até hoje, documentado e compartilhado online com todos que você conhece. Esta é simplesmente a tentativa mais ambiciosa de catalogar a bagunçada massa humana na história da internet.

Usando

A Timeline do Facebook é linda, e isso é algo que eu acho que nunca disse a respeito de nada relacionado ao Facebook. A maioria das atualizações do site foram foram uma bagunça, coladas de qualquer jeito como se fossem o trabalho de um engenheiro se fazendo passar por designer gráfico. O legado de novos recursos psicoticamente pouco amigáveis e completamente irracionais termina aqui. A Timeline não apenas é linda de se ver, mas também de se usar. O fluxo cronológico do antigo mural permanece, mas é complementado por tudo que você já fez ou do que participou desde que entrou no Facebook: atualizações de status, posts no mural, fotos marcadas. Tudo está ali, grande e impossível de não perceber. Quanto mais você rola a página para baixo, mais para o passado você viaja. Meses e anos se passam — seu primeiro apartamento, a formatura da faculdade, seu aniversário de 21 anos –, terminando no dia que você nasceu. Se algo estiver faltando (e muita coisa estará), você pode adicionar manualmente os “eventos de vida”, como casamentos, prêmios, viagens e animais de estimação, tornando a sua Timeline tão rica e correta quanto você quiser. Quanto mais você trabalha nela, mais ela fica a sua cara.

Curtimos

A Timeline do Facebook é capaz de causar respostas emocionais verdadeiras. Não apenas do tipoargh, não suporto essa biscate, que é o normal, mas ver a minha vida inteira literalmente rolando na frente dos meus olhos é algo diferente de tudo que eu já senti. O Facebook sempre foi o buraco mais profundo de nostalgia para muita gente, mas agora não parece mais que você está se apegando e revirando as coisas atrás de um fiozinho de sentimento: o Facebook organizou tudo para você, apresentando maravilhosamente bem. Se o antigo Facebook era uma caixa velha com fotografias e papeizinhos e lembrancinhas jogados e amarrados com uma corda azul, a Timeline é um álbum de fotos com capa de couro e lembranças em alta resolução.
É fácil se encontrar na versão da sua vida adaptada para o Facebook. É fácil compartilhar o que você quiser, revisitar as coisas bacacana, as coisas não tão bacanas e pensar no quanto você gosta da ideia de não ser mais um calouro de faculdade. É um prazer de ficar olhando. A “imagem de capa” no topo do seu perfil é um toque incrível, com toda a sua biografia organizadamente resumida abaixo. O Facebook não parece mais uma lista de JPEGs e balõezinhos de texto. Agora ele parece um monumento a você mesmo, e ao quão incrivelmente longe você chegou na vida.
Para uma empresa cujo negócio é celebrar o ego, esta é a apoteose.

Não curtimos

Há alguns lapsos estranhos no Museu de Você Mesmo que é a Timeline. Mas ela ainda não foi formalmente lançada, então é possível colocar a culpa em bugs.
Mas por que há grupos enormes de fotos ausentes em certos momentos da minha vida? Eu sei que elas estão ali, já que posso vê-las no navegador de fotos padrão. Por que há algumas partes completamente dominadas por aquela namorada do início da faculdade com quem eu fiquei pouco tempo? Eu sei que estava falando com muitas outras pessoas na época. Certo? Isso me cheira a algoritmo defeituoso e deve ser consertado e melhorado com o tempo, mas por enquanto a viagem fica um pouco prejudicada.
Há também um elemento de perda de controle na Timeline. O antigo Facebook era simples ao ponto da esterilidade. Era segmentado. Espartano. Aqui estão as suas fotos. Antes era um pomar todo organizado, agora é uma salada de frutas. A Timeline é um mix de tudo — tudo. No fim das contas essa é a sua virtude, mas para aqueles que gostavam da ordem antiga das coisas, os níveis de ansiedade devem aumentar. A Timeline é meio bagunçada. Mas, ei, a vida também é.

Eu deveria usar?

A não ser que você queira desistir do Facebook como um todo, você não tem muita escolha. Em algum momento dos próximos dias, a Timeline será implementada para todos os usuários de uma vez. A pergunta é: você quer ficar a bordo, considerando a direção que o Facebook está tomando? A Timeline é ótima, mas imperfeita. Ela vai melhorar. Mas a questão fundamental permanece: você quer incluir as partes da sua vida que ainda não estão lá? Você quer transcrever todas as músicas que ouve, os restaurantes que odeia, as “doenças que superará” (uma escolha de evento real e bizarra)? Se a noção do eu digitalizado te agrada, o Facebook é o seu melhor altar novo.
Se você acha isso deprimente, degradante e superficial, francamente, você deveria se desligar agora. O Zuckerberg quer que o Facebook engula e faça digestão do mundo em sua barriga, usando os seus eventos como nutrientes. E este apetite só vai aumentar — a questão é se você quer participar do banquete.
A resposta deveria ser sim. A Timeline é um salto enorme para o ato de se socializar em rede, e um testamento valiosamente iluminador para o que os humanos estão fazendo de si mesmos a cada dia. É emocionante, confortante e amigável. A Timeline é você.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget