EUA investigam lixo hospitalar em Pernambuco, diz consulesa

A consulesa dos EUA para o Nordeste, Usha Pitts, disse nesta quinta-feira, em Recife, que a exportação de produtos usados, inclusive materiais hospitalares, é um negócio legal e multimilionário nos Estados Unidos.



Entretanto, ela afirmou que, no caso do material encontrado há uma semana no porto de Suape (PE), há uma investigação específica em curso para verificar a legalidade do negócio. Pitts declarou que a indústria de reciclagem americana segue normas de limpeza pré-estabelecidas.
Ainda segundo ela, a aduana federal nos EUA controla prioritariamente as mercadorias e pessoas que entram no país, e não o que é exportado. "Essa é a responsabilidade primária deles", disse.
Na semana passada, a Receita Federal apreendeu em Suape dois contêineres com 46 toneladas de lixo hospitalar vindos dos EUA. Entre lençóis sujos com nomes de hospitais americanos, havia seringas, luvas e cateteres usados, destinados a uma confecção de Santa Cruz do Capibaribe, a Império do Forro de Bolso.
Três lojas da mesma empresa foram interditadas pela Vigilância Sanitária, que encontraram em seus depósitos lençóis e peças de roupas manchadas com nomes de hospitais americanos.
A consulesa disse que esses hospitais já foram contatados pelo FBI e que alguns responderam aos questionamentos. Ela não informou, no entanto, quais foram as respostas.
O adido do FBI no Brasil, Richard Cavalieros, que estava com Pitts na entrevista e veio a Recife para acompanhar as investigações das polícias Federal e Civil, confirmou que a carga apreendida em Suape foi exportada pela empresa americana Texport, com sede em Carolina do Sul.
Cavalieros disse que a empresa também já foi contatada, mas que ainda não respondeu ao FBI. Segundo ele, as perícias feitas até agora pelo Instituto de Criminalística não encontraram sinais de resíduos biológicos no material apreendido em uma das lojas da Império do Forro de Bolso, em Caruaru (a 136 km de Recife).
Assunto Da Matéria >>
Sua Opinião:

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget