Era Uma Vez: Balão Mágico

FAMOSIDADES


Houve uma época - onde nem Justin Bieber, nem a galera do Restart tinham nascidos ainda - que as crianças mal sabiam o que era hip hop e que gostar de rock era coisa de adulto. Pois é, caro leitor, na década de 80, muito antes de Xuxa se tornar “Rainha dos Baixinhos”, quem fazia a alegria da garotada era a Turma do Balão Mágico, trio formado por Simony, Tob e Mike.
Reprodução/TV Globo
Reprodução/TV Globo
Com o sucesso do grupo infantil, lançado pela gravadora CBS, a TV Globo convidou Simony para estrelar o programa "Balão Mágico" nas manhãs de segunda a sexta-feira da emissora. Para ajudar a cantora, que na época tinha apenas seis anos, a direção do canal encomendou um personagem ao ator Orival Pessini. “No final de 1982, o Boni [diretor da Rede Globo] pediu para eu criar um personagem infantil. Eu tinha total liberdade, o que eu criasse iria pro ar. Era uma tremenda responsabilidade e pensei em várias possibilidades: palhaço, urso, cachorro, extraterrestre, porquinho. Na dúvida, misturei tudo isso e nasceu o Fofão”,
Com cerca de uma hora de duração, a atração - gravada nos estúdios da Globo em São Paulo – misturava números musicais, desenhos e promovia diversos sorteios. Poucos meses após a estreia, o diretor Nilton Travesso passou a fazer parte da equipe que fez algumas mudanças na estrutura da atração e convidou Tob e Mike para se juntarem a Simony na TV. O sucesso junto ao público fez com que a produção ganhasse mais meia hora e passasse a ser exibido também aos sábados. 
Reprodução
Reprodução
Divulgação/TV Globo
Divulgação/TV Globo
Seis meses após a estreia, Castrinho reforçou o elenco do projeto com o personagem Cascatinha, lançado no humorístico "Chico City" (1973). Durante um tempo, a turma recebeu o reforço da menina Luciana, que inicialmente iria substituir Simony apenas durante suas férias, mas acabou ficando até o final da temporada na atração. No ano seguinte, a emissora passou a investir mais no programa e mandou construir um belo cenário, inspirado em antigas ilustrações de livros de histórias infantis, onde as crianças andar por um gramado florido, com direito a cachoeira, riachos e montanhas.
O apelo da turma do Balão era tão grande que a Globo exibiu um programa especial chamado “A Turma do Balão Mágico em Amigos do Peito" no horário nobre com as participações de nomes como Fábio Jr. e Roberto Carlos. As canções se tornaram clássicos que marcaram uma geração e fizeram bastante sucesso quando foram reprisadas em 1997. 
Montagem Famosidades
Montagem Famosidades
Foi nessa época que Jairzinho passou a fazer parte do grupo infantil. “Essa fase infantil foi muito legal, o envolvimento com a música foi muito mágico”,
O cantor, que após seguir carreira solo passou a se chamar Jair de Oliveira, foi o único integrante do Balão a permanecer no programa em seus últimos meses de exibição.
Com a chegada de Xuxa na Globo, a direção decidiu tirar o programa do ar. Enquanto era produzido o “Xou da Xuxa”, o filho de Jair Rodrigues comandou as últimas edições da atração ao lado de Castrinho. O último episódio foi ao ar no dia 28 de junho de 1986, dois dias antes da estreia do ”Xou”. Como disse Guilherme Arantes na canção de abertura do primeiro ano do projeto: “Foi um lindo balão azul...”

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget