A obesidade no mundo




A obesidade é o aumento exponencial de gordura, de forma que o excesso de peso começa a causar diversos problemas de saúde. Ela pode ser identificada de muitas formas, entre elas, através do IMC (Índice de Massa Corpórea). Muitas doenças estão associadas à obesidade e é grande o número de óbitos decorrentes desse desequilíbrio.

As doenças mais comuns derivadas da obesidade são cardiovasculares, diabetes, apneia e osteoartrite. Alguns fatores podem gerar o sobrepeso em uma pessoa, como o estilo de vida, origem genética e outras doenças.

O estilo de vida sedentário, regado a alimentos e bebidas ricos em gordura e açúcar se tornou mais comum nos últimos 25 anos. O desenvolvimento da tecnologia para trazer conforto ao ser humano fez com que o gasto de calorias diminuísse muito durante o cotidiano. Isso contribui muito para o aumento de gordura no corpo.

A origem genética pode influenciar para o desenvolvimento da obesidade. O desequilíbrio metabólico e alterações hormonais podem alterar o apetite e a forma como o corpo reage para absorver e utilizar gordura. Por isso, é importante notar desde a infância o peso ideal e logo condicionar a pessoa a um estilo de vida saudável.

Além de condições físicas fatores psicológicos podem estar ligados à obesidade. Pessoas que comem sem moderação para tentar aliviar fobias tendem a desenvolver a doença. 

Depois de instalada, a pessoa obesa sofre discriminações sociais. Para a sociedade o bonito é magro, e não gordo. Além disso, as pessoas obesas necessitam de condições especiais para certas atividades comuns. O obeso tem dificuldade para sentar em cadeiras comuns e precisa de vestuário especial.

Para tratamento é recomendada dieta, exercício físico e cirurgia. Concomitantemente com o tratamento médico é feito o acompanhamento psicológico. Normalmente o obeso que emagrece separa sua vida em duas fases: antes e depois de superar a doença.

Hoje, a obesidade é considerada como um crescente problema de saúde pública. Estima-se que no mundo haja 300 milhões de obesos.

Juliana Miranda - Equipe do SitedeCuriosidades.com

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget