+MMS
Carregando Notícias Mundo MS...

Tweetar Post/Página

China faz vaquinha virtual para salvar a Grande Muralha

© Shutterstock

Uma das atrações turísticas mais visitadas do mundo, a Grande Muralha da China, que vem sofrendo um contínuo desgaste por diversos fatores, agora tem em andamento uma nova tática de manutenção que visa salvar o monumento. A Fundação Chinesa criou a campanha de "crowfunding", uma "vaquinha" virtual, para a Conservação da Cultura Ancestral.

O objetivo é arrecadar o equivalente a US$ 1,6 milhão até o começo de dezembro, que serão usados para realizar reformas e fazer a manutenção de um trecho de 500 anos que corresponde a menos de 500 metros dos 21 mil quilômetros da muralha. A parte do monumento que sofrerá mudanças fica situada no setor Xifengkou, que corta uma reserva na província de Hebei, a 250 quilômetros de Pequim.

Segundo informações do órgão que criou a vaquinha, o desgaste natural causado por chuvas e ventos, além dos casos de furto de blocos - vendidos como souvenirs e também na construção de casas e estruturas agrícolas da região -, tem afetado na diminuição do tamanho da muralha com o passar do tempo. A fundação acredita que menos de 10% do monumento esteja totalmente preservados.

Desde 2005 o governo da China investiu mais de US$ 285 milhões em um projeto de longo prazo na tentativa de recuperar a muralha. Apesar disso, para Dong Yaohui, diretor da Great Wall of China Society - uma ONG envolvida na campanha -, uma porção substancial da Grande Muralha está sob risco e desaparecendo.

© Shutterstock

A fundação que criou a campanha acredita que menos de 10% do monumento esteja totalmente preservados

pureviagem.com.br

Navegue pela Data e encontre as Matérias em Ordem Cronológica.