New Horizons encontra outra região com gelo em Plutão

Os picos têm entre 800 e 1.600 m de altitude e estão a 800 km da outra cadeia de montanhas de Plutão
Gabriel Garcia, de INFO Online

A sonda New Horizons, que no último dia 14 realizou um voo rasante sobre Plutão, enviou novas imagens das montanhas de gelo localizadas na parte sudoeste do planeta-anão.

Os picos têm entre 800 e 1 600 metros de altitude e estão a cerca de 100 quilômetros dos Montes Norgay, a outra região montanhosa que a New Horizons fotografou na semana passada.

Essa nova cadeia de montanhas está a oeste da região congelada localizada dentro do "coração" de Plutão, batizada de "Planície Sputnik". Os pesquisadores acreditam que sua formação geológica é recente, com menos de 100 milhões de anos.

Do outro lado das montanhas, está uma região mais escura, chamada de "Cthulhu" pelos cientistas – uma referência ao monstro mitológico inventado pelo autor americano H. P. Lovecraft. Os geólogos da missão acreditam que ela deve ter se formado há bilhões de anos.

"Existe uma diferença sensível entre a textura das planícies mais jovens e congeladas a leste e o terreno acidentado e escuro a oeste", afirmou Jeff Moore, chefe da Equipe de Geologia, Geofísica e Mapeamento da New Horizons.

"Há uma interação complexa acontecendo entre a matéria escura e a matéria brilhante que ainda estamos tentando entender", disse Moore.

A imagem foi registrada pela câmera LORRI da New Horizons em 14 de julho, quando a sonda estava a 77 mil quilômetros de distância de Plutão.

A foto chegou à Terra apenas na segunda-feira (20), pois há um limite na quantidade de dados que a nave pode enviar simultaneamente ao centro de comando da Nasa.

A Nasa afirmou que irá divulgar novas fotos feitas pela New Horizons na sexta-feira (24).

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget