Conheça Europa, a lua de Júpiter que pode abrigar vida

Europa: Nasa quer descobrir se água da lua de Júpiter pode abrir vida 



 A Nasa anunciou e detalhou uma missão importante nesta semana. A agência espacial americana irá enviar uma nave não tripulada para ver se é possível haver vida em Europa. 

Obviamente não estamos falando do velho continente. Europa é uma das 67 luas conhecidas do planeta Júpiter. A Nasa acredita que o satélite talvez possa suportar vida. 

A possibilidade é vaga, principalmente pela falta de dados concretos que existem sobre a lua. É para corrigir este problema que a agência irá enviar a espaçonave Europa Clipper em algum momento da próxima década. 

A Europa Clipper contará com nove instrumentos diferentes que farão medições enquanto a nave orbita a lua. Os instrumentos irão analisar a profundidade da camada de gelo sobre o planeta, composição química, temperaturas, entre outras informações.

“Nós acreditamos que Europa tem os ingredientes necessários para a vida”, disse Roberto Pappalardo, cientistas da equipe, ao site Vox. “Não apenas água líquida, mas provavelmente os elementos certos e energia química que permitiria a vida também.” 

Europa é uma lua curiosa. Ela é uma das quatro maiores do planeta Júpiter. Foi descoberta pro Galileu Galilei em 1610. Sua superfície é de gelo. Estima-se que a camada superficial de gelo seja de profundidade entre 1,5 km até 32 km. 

A temperatura do planeta é baixa. Por causa da distância do sol, a sua região equatorial (e mais quente) tem temperaturas de -162°C. As regiões polares têm temperaturas de -223°C. 

Cientistas acreditam, no entanto, que por causa da gravidade exercida por Júpiter, sob a camada de gelo exista um oceano de água líquida. A estimativa é que, mesmo com tamanho muito menor do que o da Terra, Europa tenha duas vezes mais água do que nosso planeta. 

Com as medições geradas pela Europa Clipper, a Nasa pretende descobrir se as águas da lua abrigam vida ou se seria ao menos possível que existisse vida por lá.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget