Saiba por que o céu amanheceu dourado na Região Metropolitana do Recife nesta sexta

Domingos Sávio


 O fenômeno foi visto de vários pontos da Região Metropolitana. Foto: Miúda Rickes/Instagram/Cortesia 

Os moradores da Região Metropolitana do Recife testemunharam um amanhecer especial nesta sexta-feira (6). De vários pontos, foi possível visualizar um nascer do sol inusitado, carregado de tons dourados e alaranjados. Rapidamente, internautas registraram o fenômeno nas redes sociais, que reuniam fotos do "céu dourado".

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a coloração dourada que predominou no céu foi causada pela presença de muitas gotículas de água na atmosfera. Elas foram provocadas pelo grande volume de chuvas da última noite e rebateram os primeiros raios solares.

"O mais comum é que o céu fique com tons mais dourados ou alaranjados no fim da tarde por conta da maior presença de umidade no ar. No entanto, por ter chovido cerca de 37% do que era esperado para março somente nesta noite (60,5 mm), e também por conta da associação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (que favorece a formação de nuvens carregadas) com Distúrbios Ondulatórios do Leste, havia uma grande concentração de gotículas no céu. Elas acabaram rebatendo os raios e gerando o efeito dourado", afirma Roberto Pereira, meteorologista da Apac.

Ainda segundo o meteorologista, a concentração, o estado e o tamanho de gotículas presentes na atmosfera podem gerar ainda outros fenômenos, entre eles o halo solar (espécie de arco-íris ao redor do sol) e a formação de nuvens bastante brancas.

 

Foto: Gianni Fatta/Twitter/Cortesia

"Se, por exemplo, tivermos gotículas em forma de gelo, a incidência dos raios do sol sobre elas pode gerar nuvens mais brancas. Outros fatores, como a poluição, também podem interferir na tonalidade do céu, que pode ficar mais cinzento em algumas áreas. Mas, em geral, o que define a cor é a umidade", completa Roberto Pereira.

Previsão do tempo

Segundo a Apac, não há previsão do volume de chuvas para os próximos dias. Contudo, a Agência alerta que estão previstas precipitações na noite desta sexta-feira (6), manhã e noite deste sábado (7).

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget