5 casos de plágio que abalaram o mundo da música


Cópia ou inspiração?


        Criatividade é um atributo essencial para músicos, mas repaginar outros sons também faz parte do processo. O problema surge quando a inspiração dá lugar ao plágio.

O caso mais recente noticiado foi o da condenação de Pharrell Williams e Robin Thicke, que, segundo um tribunal federal dos Estados Unidos, considerou que os artistas copiaram a música "Got To Give It Up" (1977), de Marvin Gaye, na criação de "Blurred Lines" (2013). Eles foram obrigados a pagar 7,3 milhões de dólares aos herdeiros de Gaye.

Além deles, há vários outros casos semelhantes no mundo musical. Confira nas imagens as músicas acusadas e, na sequência, os "originais" correspondentes.




"Roar", de Katy Perry

Quando lançou o single "Roar", a cantora Katy Perry foi acusada de plágio pelos fãs da também cantora Sara Bareilles. A introdução das duas músicas é, de fato, muito parecida.




"Brave", a inspiração de "Roar"

Apesar das acusações de plágio e da real semelhança, a cantora Sara Bareilles não se importou com isso e afirmou, em entrevista, que gosta de Katy e que não há rivalidade entre elas.




"Somebody That I Used To Know", de Gotye

O músico Gotye sofreu um processo da família do violonista brasileiro Luiz Bonfá, com a acusação de plágio A faixa "Somebody that I used to know" contém um sample de "Seville", composta em 1967 pelo musicista.




"Seville", a inspiração de "Somebody that I used to know"

Após mover o processo contra Gotye, a família conseguiu fechar um acordo com o artista, em 2011. Ficou acertado que o brasileiro receberia a coautoria da faixa e participação nos royalties. Até 2013, os representantes do músico plagiado já tinham recebido mais de 1 milhão de dólares.





"Whole Lotta Love", do Led Zeppelin


O grupo de rock Led Zeppelin foi acusado de plágio depois de lançar a música “Whole Lotta Love”, inspirada em “You Need Love”, composta por Willie Dixon.





"You Need Love", a inspiração de "Whole Lotta Love"


Depois do suscesso de "Whole Lotta Love", Willie Dixon processou o Led Zeppelin e eles entraram em um acordo extrajudicial. Assim, Dixon passou a ser considerado como coautor da música.




"Creep", do grupo Radiohead

Um dos grandes sucessos do Radiohead, "Creep" também foi alvo de acusação de plágio. A música foi comparada com "The Air That I Breathe", do grupo The Hollies.





"The Air That I Breathe", inspiração de "Creep"


Depois de entrar na justiça contra o Radiohead, a banda The Hollies conseguiu ter o direito de colocar os músicos Albert Hammond e Mike Hazlewood como coautores da faixa.





"Do ya think I'm sexy", de Rod Stewart


O cantor americano Rod Stewart se inspirou além da conta no refrão da música “Taj Mahal”, de Jorge Ben, e fez um ritmo muito parecido para a faixa “Do ya think I’m sexy?”.






"Taj Mahal", inspiração de “Do ya think I’m sexy?”


Os representantes do brasileiro entrarão com ação contra o americano pelo plágio, mas o problema foi resolvido em acordo extrajudicial. Stewart assumiu que pode ter copiado "inconscientemente" o trabalho de Jorge Ben e abriu mão dos royalties da faixa.

Postar um comentário

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSA MATÉRIA.

[facebook][blogger]

ivythemes

{facebook#http://facebook.com} {twitter#http://twitter.com} {google-plus#http://google.com} {pinterest#http://pinterest.com} {youtube#http://youtube.com} {instagram#http://instagram.com}

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Envie seu Recado ao Mundo MS🌏

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget