Homens que postam muitas 'selfies' podem ter sinais de psicopatia, diz estudo

Ricardo Borges/Folhapress 

Uma pesquisa conduzida na Universidade Estadual de Ohio apontou que homens que publicam muitos autorretratos nas redes sociais podem apresentar sinais de narcisismo e psicopatia.

"NĆ£o Ć© surpresa que homens que postam muitas 'selfies' e gastam tempo editando suas fotos sĆ£o mais narcisistas, mas Ć© a primeira vez que isso Ć© confirmado por um estudo cientĆ­fico", disse Jesse Fox, principal autora do artigo e professora de comunicaĆ§Ć£o na universidade americana.

De acordo com a pesquisa, a pessoa narcisista Ć© aquela que acredita ser melhor e mais atraente do que os outros, mas que possui uma "inseguranƧa escondida". JĆ” a psicopatia se caracteriza como a falta de empatia e consideraĆ§Ć£o pelos outros e por tendĆŖncias comportamentais impulsivas.

Fox submeteu 800 homens com idades entre 18 e 40 anos a um questionĆ”rio sobre a postagem de 'selfies' na internet que abordava a frequĆŖncia com que publicam e se utilizam ou nĆ£o um editor de fotos, entre outros pontos.

Nova tendencia nas praias Cariocas, o "Pau de Selfie" faz sucesso entre turistas e moradores locais

Os entrevistados tambĆ©m responderam perguntas sobre comportamentos sociais e auto-objetificaĆ§Ć£o –a valorizaĆ§Ć£o excessiva da aparĆŖncia em detrimento de outros aspectos da personalidade.

A conclusĆ£o foi que a publicaĆ§Ć£o excessiva de fotos estĆ” relacionada ao narcisismo e Ć  psicopatia. Os que se preocupam em editar suas fotos antes de postĆ”-las nĆ£o revelam sinais de psicopatia, pois sĆ£o menos espontĆ¢neos, mas tendem mais Ć  auto-objetificaĆ§Ć£o.

Segundo a pesquisadora, os resultados nĆ£o significam, necessariamente, que quem posta muitas fotos de si mesmo Ć© narcisista e psicopata. Os dados analisados estĆ£o dentro da normalidade de comportamento social, apesar de ultrapassarem os nĆ­veis mĆ©dios dessas caracterĆ­sticas para a maioria das pessoas.

PƚBLICO FEMININO
O estudo nĆ£o levou em conta as mulheres porque os dados comparados recebidos por Fox, compilados por uma revista, nĆ£o incluĆ­am o pĆŗblico feminino.

"NĆ³s sabemos que a auto-objetificaĆ§Ć£o leva a um monte de coisas terrĆ­veis, como depressĆ£o e distĆŗrbios alimentares em mulheres", disse Fox.

"Como o uso de redes sociais Ć© cada vez maior, todo mundo estĆ” mais preocupado com sua aparĆŖncia. Isso significa que o problema pode se tornar ainda maior", continuou. Para ela, a auto-objetificaĆ§Ć£o traz mais impactos para o pĆŗblico feminino.

A pesquisadora estƔ conduzindo um novo trabalho para sugerir que as informaƧƵes confirmadas por sua pesquisa tambƩm se aplicam Ơs mulheres.

Postar um comentƔrio

DƊ SUA OPINIƃO, COMENTE ESSA MATƉRIA.

ObservaĆ§Ć£o: somente um membro deste blog pode postar um comentĆ”rio.

[facebook]

$ok={Aceitar!} $days={7}

O "Minha Cidade em Foco" usa cookies para melhorar sua experiĆŖncia. Saber mais

MKRdezign

{facebook#http://www.facebook.com/MundoMS} {twitter#http://twitter.com/MundoMSOficial} {google-plus#http://plus.google.com/+MundoMSOficial} {pinterest#http://br.pinterest.com/MundoMS/} {youtube#http://www.youtube.com/c/MundoMSOficial} {instagram#http://www.instagram.com/mundomsoficial}

Fale com o Mundo MS

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget